SóProvas


ID
2710999
Banca
Prefeitura de Fortaleza - CE
Órgão
Prefeitura de Fortaleza - CE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

“Excluindo os grupos psicoeducacionais, todos que fazem parte deste tipo de grupo psicoterapêutico compartilham de muitos aspectos comuns, lutando por eficiência. Fazem um contrato para um conjunto discreto de objetivos e tentam se manter focados no cumprimento dos objetivos; tendem a permanecer no presente, com um foco no aqui-e-agora; lidam com pressões temporais e o final eminente da terapia; enfatizam a transferência de habilidades e aprendizagem do grupo para o mundo real; sua composição costuma ser homogênea para o mesmo problema, síndrome sintomática ou experiência de vida; concentram-se mais em questões interpessoais do que intrapessoais.” (Yalom, Irvin D. - Psicoterapia de grupo, teoria e prática. Porto alegre, artmed, 2006, p. 232-233).


A abordagem terapêutica que tem esses pressupostos é:

Alternativas
Comentários
  • Corrigindo o português do enunciado: final "iminente" da terapia.

  • algumas dicas: aspetos comuns; contrato para m conjunto de objetivos e tentam se manter focados, permanecendo no presente, foco no aqui e agora; lidam compressões do tempo: terapia breve

  • “Excluindo os grupos psicoeducacionais, todos que fazem parte deste tipo de grupo psicoterapêutico compartilham de muitos aspectos comuns, lutando por eficiência. Fazem um contrato para um conjunto discreto de objetivos e tentam se manter focados no cumprimento dos objetivos; tendem a permanecer no presente, com um foco no aqui-e-agora; lidam com pressões temporais e o final eminente da terapia; enfatizam a transferência de habilidades e aprendizagem do grupo para o mundo real; sua composição costuma ser homogênea para o mesmo problema, síndrome sintomática ou experiência de vida; concentram-se mais em questões interpessoais do que intrapessoais.” (Yalom, Irvin D. - Psicoterapia de grupo, teoria e prática. Porto alegre, artmed, 2006, p. 232-233).

    TERAPIA DE GRUPO BREVE

  • “Excluindo os grupos psicoeducacionais, todos que fazem parte deste tipo de grupo psicoterapêutico compartilham de muitos aspectos comuns, lutando por eficiência. Fazem um contrato para um conjunto discreto de objetivos e tentam se manter focados no cumprimento dos objetivos; tendem a permanecer no presente, com um foco no aqui-e-agora; lidam com pressões temporais e o final eminente da terapia; enfatizam a transferência de habilidades e aprendizagem do grupo para o mundo real; sua composição costuma ser homogênea para o mesmo problema, síndrome sintomática ou experiência de vida; concentram-se mais em questões interpessoais do que intrapessoais.”