-
Gab. C - I e III apenas!
-
Quem leu os textos cantando dá um salve ae kkkkkkkk
-
affs espero q nao caia uma musica dessas ,quase choro aqui lembrando do passado
kkkk mas serviu pra gabaritar
#C
-
AMBOS OS TERMOS REFEREM-SE AO VOCATIVO.
VOCATIVO:
TEM NATUREZA EXCLAMATIVA; TEM A FUNÇÃO DE CHAMAR ALGUÉM OU ALGUMA COISA; MARCADO POR SINAL DE PONTUAÇÃO E ADMITEM ANTEPOSIÇÃO DE INTERJEIÇÃO DE CHAMENTO E É O ÚNIC TERMO ISOLADO DENTRO DA ORAÇÃO, TENDO EM VISTA QUE NÃO SE LIGA AO VERBO NEM AO NOME E NÃO FAZ PARTE DO SUJETIO NEM DO PREDICADO.
EX: QUANDO VOCÊ VEM, CHUVA?
-
O bom e velho vocativo
-
GAB : C
-
Aposto é o termo que, acrescentado a outro termo da oração, explica ou esclarece o sentido de um nome; aparece geralmente separado por vírgulas ou depois de dois pontos. ... Vocativo é um termo descolado sintaticamente da oração, não pertence nem ao sujeito, nem ao predicado. Ele serve para invocar o receptor da mensagem. Ou seja, Questão de conceitos !!
-
Os termos em negrito são vocativos. Esse termo não se encaixa em nenhum dos termos da oração, ou seja: não é acessório, essencial e nem integrante. Muitas vezes, por questão didática, são estudados nas gramáticas, dentro do capítulo de termos acessórios, mas ele é um termo independente, um chamamento, uma invocação e sempre combina com a interjeição Oh!.
-
concordo plenamente XD
-
Rapaz, esse texto me emocionou. Cartola é demais! Banca querendo fuder o psicológico. Kkkk
-
I e III
Gab.: C
-
I. Se equivalem sintaticamente.
Correto, porque são VOCATIVOS.
_________________________________________________________
II. Não se equivalem, pois “amor e querida” não podem ser considerados sujeitos nucleares dentro do contexto que estão inseridos.
Sendo vocativos, ou seja, termos INDEPENDENTES, não integram sujeito ou predicado (que são termos essenciais da oração).
_________________________________________________________
III. Estão descolados sintaticamente da oração, não pertencem ao sujeito ou predicado e servem para chamar, ou seja, invocar o receptor da mensagem.
Correto.
Vocativo possui essa função descrita: chamar, invocar...
_________________________________________________________
IV. São considerados apenas acessórios da oração, complementos que não são utilizados como integrantes, ou seja, não participam como essenciais para o esclarecimento da oração.
Não é acessório! É termo INDEPENDENTE.
Aposto é Acessório, Vocativo é independente.
-
A expressão "OH" foi destacada não seria interjeição?
-
Vocativos não exercem função sintática ;)
-
só eu que acho as questões de português desta banca entediante?
-
Em suma, todos os termos são vocativos e servem para chamar, ou seja, invocar o receptor da mensagem. Logo, apenas as assertivas I e III estão corretas.
Quem escolheu a busca não pode recusar a travessia - Guimarães Rosa
-------------------
Gabarito: C
-
TERMOS ACESSÓRIOS X TERMO INDEPENDENTE
Os termos acessórios da oração são aqueles que podem ser retirados da frase sem alterar sua estrutura sintática, uma vez que não são indispensáveis. O seu uso, contudo, poderá ser importante e essencial para a compreensão da mensagem transmitida.
Vocativo é um termo que não possui relação sintática com outro termo da oração. Não pertence, portanto, nem ao sujeito nem ao predicado. É o termo que serve para chamar, invocar ou interpelar um ouvinte real ou hipotético. Por seu caráter, geralmente se relaciona à segunda pessoa do discurso. Veja os exemplos:
Não fale tão alto, Rita!
Vocativo
fonte:
-
Os termos “amor”, “querida” e “Anna Júlia” são apresentados na oração como vocativos, função sintática que não integra a oração, não pertencendo nem ao sujeito nem ao predicado.
Trata-se de um elemento extraoracional, sendo classificado à parte. Não se trata de um termo essencial, integrante ou acessório.
Resposta: C
-
Os termos destacados são vocativos, logo, o item I e III estão corretos.
GAB: C.
-
VOCATIVO
-
Gabarito: letra C.
Vivendo e aprendendo. Sabia dos termos i)essenciais, ii)integrantes e iii)acessórios.
Vocativo não se enquadra em nenhuma das categorias!
Tá na gravada na gramática do mestre Pestana:
O adjunto adnominal, o adjunto adverbial e o aposto formam o conjunto de termos acessórios. São chamados assim, pois (em tese) são dispensáveis à construção de uma oração. O vocativo não é um termo acessório, nem integrante, nem essencial, porque não se liga ao verbo nem ao nome, também não faz parte do sujeito nem do predicado, mas, por razões didáticas, é tradicionalmente colocado neste capítulo.
Fonte:
A Gramática para Concursos Públicos / Fernando Pestana. – 1. ed. – Rio de Janeiro: Elsevier, 2013.