SóProvas


ID
2712043
Banca
NUCEPE
Órgão
PC-PI
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

TEXTO III 


                       A complexa questão da segurança do Brasil


      O Brasil vive hoje uma grande crise de segurança pública. Isso não é segredo para ninguém. Na realidade, a sensação de medo é algo que parece presente em vários setores da sociedade em nosso país. Só em Pernambuco, foram mais de cinco mil assassinatos em 2017. São números de guerra. E os relatos de situações de violências vividas estão presentes em todos os espaços. Muitas vezes são o tema principal de programas de televisão, porém muito pouco é tratado sobre como resolver. E esta é a grande questão sobre a qual precisamos nos debruçar. Uma coisa é certa: a violência é um problema complexo. E problemas complexos possuem soluções complexas. Qualquer que seja o discurso que tente apresentar uma solução simples para estes problemas é incabível. Um exemplo é o discurso que a solução para a violência passa pela liberação de armas para os “cidadãos de bem” poderem se defender.

      O que a ciência comprova é que liberar armas não resolve absolutamente nada quanto ao problema da segurança pública. Um estudo recente liberado pela Escola de Saúde Pública de Harvard fez uma síntese de vários destes pontos e comprova a tese.

      Entre algumas das conclusões, uma delas é que armas de fogo são usadas mais frequentemente para assustar e intimidar do que para defesa própria. Outra conclusão alarmante é que armas de fogo em casa são usadas normalmente mais para intimidar pessoas íntimas e familiares que para evitar crimes.

       (...)

       De toda forma, este é um assunto que está novamente na ordem do dia e não pode deixar de ser tratado. Porém, estes discursos fáceis de que a solução para a violência está em liberar armas ou colocar o exército nas ruas não resolvem. Nunca resolveu. Por que resolveria agora? Estão aí os números que falam por si. Mas, de um jeito ou de outro, o debate precisa ser travado.

      (...)

      Edição: Monyse Ravenna

(https://www.brasildefato.com.br/2018/02/26/a-complexa-questao-da-seguranca-do-brasil/- Aristóteles Cardona Júnior - Acesso em 7.5.2018)

Assinale a opção cujo termo em destaque diverge, em sua função sintática, daquele que se encontra marcado em: O Brasil vive hoje uma grande crise de segurança pública.

Alternativas
Comentários
  • Viver ; verbo intransito. Na alternativa A, o verbo falar também esta com sentido intransitivo.

  • POR, e uma preposiçao 

  • A função do termo sublinhado na questão é objeto direto ( do verbo viver> vive).

    Nas alternativas, todos os termos sublinhados também exercem a função de objeto direto, exceto na alternativa A.

    Por é preposição, o que indica que o verbo "falam" pede um complemento indireto.

  • A) Acredito que POR SI seja adjunto adverbial de modo.

  • não tem mais nada pra fazer não "estudante """""""""""""""""focado"""""""""""""""""" "

     

    isso é flood cara, atrapalha MUITO quem quer achar um maldito comentário relevante para ajudar no entendimento da questão

  • Pessoal, ajudem-me a reportar abuso dessas frases do "Estudante Focado", pois de focado ele não tem nada. Essas frases foram exageros, isso é desnecessário. É só reportar abuso nas frases dele e colar a segunte frase: "O estudante publicou 79 frases desnecessárias no mesmo comentário, está atrapalhando!" . Se vocês me ajudarem a reportar o abuso nessas frases desnecessárias vamos conseguir tirar daqui. Obrigada, colegas!

     

     Contei porque reportei abuso em todas kkk

     

    Obs: Não adiantou nada reportar abuso, o QC avaliou os meus 79 "reportar abuso" e não adiantou nada :( O negócio é bloquiá-lo mesmo. :(

  • O que a alternativa quer parece ser objeto direto

  • Esse "por sí" parece um adjunto adverbial, não sei de que, mas acho que é adj adverbial. O resto é tudo objeto direto

  • Até aqui tem mongoloide. aiai...

  • Meu Deus! Que chato esse Edmir Dantas!

    Dica: Abra um .doc ou compre um diário para escrever suas motivações, carai...

  • Dantas deve ser estudado por lombroso. 

  • 1) ... o verbo “viver” se classifica, também,... como intransitivo no sentido de “durar, ter vida ou existência, subsistir, comportar-se”: O cão ainda vive / Vive tranquilamente. 

    2) Classifica-se como transitivo direto no sentido de “passar a vida”: Vivemos uma vida agradável;

    3) e transitivo indireto no sentido “viver de, sustentar-se de”: Vivia da ajuda de seus pais.

    Contudo, vale mencionar que, além dessas classificações mencionadas, tal verbo pode ser considerado como sendo de ligação, ora retratando a ideia de “estar sempre”, como em: Ele vive preocupado / O garoto vive falando alto.

    https://www.portugues.com.br/gramatica/viver-como-verbo-ligacao.html

    comentário:

    Na questão percebemos que o sentido do verbo "viver" está classificado como transitivo direto pois seu sentido é o de " passar a vida", senão vejamos:

    O Brasil vive hoje uma grande crise de segurança pública.

    Desta forma, ao analisar as questões percebemos que a letra A é única questão que não possui um objeto direto. E portanto, por ser a única, a divergir, será a nossa resposta da pergunta.

  • Tem um bocado de comentários dizendo que se trata de objeto direto. Completamente errada esta afirmação.

    Viver é verbo Intransitivo, não possui complemento.

    A única alternativa que se encaixa em questão é a alternativa A (gabarito)

  • Alternativa “A”

    No trecho “O Brasil vive hoje uma grande crise de segurança pública”, o termo em destaque exerce a função sintática de objeto direto da forma verbal “vive”. Dizemos: quem vive, vive algo. Observe que o verbo viver neste contexto pede complemento sem preposição obrigatória. O mesmo acontece nas alternativas b, c, d, e. Os termos em destaques “soluções complexas”, “uma solução simples”, “crimes” e “a tese” completam, respectivamente, as formas verbais “possuem”, “apresentar”, “evitar” e “comprova”. Esta relação de complementação direta não ocorre na alternativa “A”, pois a forma verbal “falam” exige um complemento iniciado pela preposição “por”.

    Professor Claiton Natal

    Gran Cursos Online

  • Putz era a que divergia... não a que se assemelha... pqp.

  • Cadê a resposta do professor?!

  • MSC CONCURSANDO,

    O VERBO VIVER TEM VARIAS CLASSIFICAÇÕES, ABÇ!

  • GABARITO "A"

    O Brasil vive hoje uma grande crise de segurança pública", o verbo "viver" é transitivo direto, ao passo que o sintagma destacado funciona como objeto direto.

    Na opção (A), entretanto, a expressão "por si" tem natureza adverbial, funcionando sintaticamente como adjunto adverbial.

  • " uma grande crise de segurança pública." não seria adjunto adnominal?