SóProvas


ID
2712343
Banca
NUCEPE
Órgão
PC-PI
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto II


                          Como planejar uma vida próspera


      Tempo não é a mesma coisa que dinheiro. São riquezas distintas, que, somadas e bem usadas, dão novo sentido ao conceito de prosperidade. É a utilidade que damos a nosso tempo e a nosso dinheiro que nos faz mais ricos. Tempo bem usado pode nos fazer ganhar mais dinheiro. Tempo mal aproveitado pode custar muito dinheiro, enquanto uma boa dedicação de tempo ao nosso corpo e à nossa mente pode gerar benefícios, sem necessariamente custar algo.

      Para muitos dos que sentem falta de mais tempo ou de dinheiro, o que falta é organização pessoal para definir como querem gastar seu tempo e seu dinheiro, para conseguir mais realização pessoal.

      (...)

      Para ter mais tempo e mais dinheiro, é preciso sair de seus limites atuais e aceitar desconfortos temporários, típicos de momentos de adaptação. Usar melhor seu tempo é literalmente aproveitar a vida. Não como se fosse seu último dia, mas como se fosse o primeiro dia de hábitos mais equilibrados para viver.

      Uma boa forma de usar o tempo é fazer planos para uma agenda mais disciplinada, visando ter mais tempo para atividades que interessam. Paralelamente, devemos planejar também um uso mais inteligente do dinheiro, para que sobrem recursos para o que interessa.

      Com mais tempo e dinheiro à disposição, estão reunidos os ingredientes necessários para a prosperidade. Uma escolha racional é investir parte desse tempo e desse dinheiro em cursos de aperfeiçoamento profissional. Outra parte pode ser investida em qualidade de vida e em atividades apaixonantes, que tragam bem-estar.

      Alguém apaixonado sempre atrai novas oportunidades, se destaca do grupo, é promovido primeiro, é celebrado quando volta de férias, é convidado para ser padrinho ou madrinha e para ser companhia em momentos prazerosos. Quanto melhor vivemos, mais motivos surgem para vivermos bem. A prosperidade é um ciclo que se retroalimenta. O importante é decidir fazer parte dele.

(https://epoca.globo.com/colunas-e-blogs/gustavo-cerbasi/noticia/2014/12/como-planejar-uma-bvida-prosperab.html - GUSTAVO CERBASI. 29/12/2014 - 08h00 - Atualizado 26/10/2016 15h17).

Todos os segmentos oracionais em destaque nas opções abaixo constituem complementos verbais. Entretanto, no que se refere à natureza da vinculação entre verbo e seu complemento, apenas um deles difere dos demais. Assinale-o.

Alternativas
Comentários
  • A alternativa correta - C - é a única que difere das demais por ser um verbo transitivo indireto, logo pede preposição antes do complemento. As demais alternativas são serbos transitivos diretos, isto é, não exigem preposição.

  • a) "Gastar" = verbo transitivo direto  —> objeto direto;

     

    b) "Aceitar" = verbo transitivo direto —> objeto direto;

     

    c) "Dar" = verbo bitransitivo —> objeto direto e indireto;

     

    d) "Ganhar" = verbo transitivo direto —> objeto direto;

     

    e) "Atrair" = verbo transitivo direto  —> objeto direto.

     

    Letra C

  • Quem não leu as frases e procurou direto uma preposição?

  • Dar =  VERBO BITRANSITIVO   -  OB.D E INDIRETO .. 
    O RESTANTE É OB.D .

    BONS ESTUDOS !

    Letra C

  • Dica: Em questões desse tipo procure sempre a presença ou não de preposição.

  • Gabarito C

    Complementando: VERBO DAR

    ---->> Dar algo a alguém:

    O Pedro deu uma ajuda a seu pai.

    A enfermeira deu os remédios ao paciente.

    A mãe deu conselhos à filha.

    OB: As outras são letras são VTD, ou seja, não pedem a,ante,até,após,com,contra,de,desde,entre,para,per,perante,sob,sobre,tras

    bons estudos.

  • A questão traz a ideia de Predicação verbal e regencia. VTD VTI, sendo a C a unica que necessita de preposição por ser um verbo transitivo indireto o verbo sentido, pois o que da sentido, da sentido a alguma coisa.

  • essa é uma questão que se você entende o assunto, nem precisa ler as alternativas, uma olhada rápida ja mata! POREEM não vos afobeis! humildade sempre!!!

  • a) ... para definir como querem gastar seu tempo e seu dinheiro, ... [OD]

    b)  ... é preciso sair de seus limites atuais e aceitar desconfortos temporários,... [OD]

    c)...somadas e bem usadas, dão novo sentido ao conceito de prosperidade. [ODI]

    d)Tempo bem usado pode nos fazer ganhar mais dinheiro. [OD]

    e) Alguém apaixonado sempre atrai novas oportunidades,... [OD] 

  • Gabarito letra C - difere das demais por ser um VTI

  • Gab: C

    é o único que claramente mostra um VTI

  • somadas e bem usadas, dão novo sentido ao conceito de prosperidade.

    é a única alternativa que o verbo esta distante de seu complemento verbal.

    (C) GABARITO

  • VTDI

    Dão - o quê? Novo sentido = OB DIRETO

    a quê/a quem? Ao novo conceito de prosperidade = OB INDIRETO.

    Gab. C

  • Uma questão dessas não cai pra mim ;(

  • Sem o CN, o sentido fica incompleto. Sem o ADN ,não

  • sujeito + verbo + Complemento essa seria a forma tradicional

    logo quando o complemento esta no inicio da frase utiliza-se a virgula, a unica que o complemento ta deslocado é a letra C