SóProvas


ID
2715436
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2018
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

O assistente social, na dimensão socioeducativa do seu exercício profissional, promove processos de mobilização junto à população somando-se às lutas sociais de outras categorias profissionais e movimentos sociais. A Carta de Cuiabá, aprovada no 45º Encontro CFESS-CRESS, realizado de 13 a 16 de outubro de 2016, reitera o posicionamento contrário aos retrocessos do governo de Michel Temer. Dentre o conjunto de retrocessos apontados na carta destacam-se:

Alternativas
Comentários
  • B - o congelamento dos salários, a ampliação da jornada de trabalho, o avassalador processo contra os direitos previdenciários, além do retorno do “primeiro damismo” na política de assistência social expresso no Programa Criança Feliz.

  • Com assustadora velocidade e voracidade, o governo Temer encaminha forte ataque à soberania nacional, em favor dos interesses corporativos internacionais, como a privatização da extração de petróleo nos campos do Pré-Sal e medidas recentes de maior abertura ao capital estrangeiro, dentre outros. Em âmbito nacional, não é por acaso que Temer tem recebido apoio de setores significativos do empresariado, que já sinalizam publicamente os interesses em ter no Estado a parceria para aviltar ainda mais as condições dos/as trabalhadores/as, incluin- do congelamento de salários, ampliação da jornada de trabalho, avassalador processo contra os direitos previdenciários, a exemplo do processo de revisão dos benefícios por incapacidade (auxílio-doença e aposentadoria por invalidez), além do retorno do “primeiro damismo” na política de assistência social, expresso no Programa Criança Feliz.

     

    http://www.cfess.org.br/arquivos/45EncontroCfessCress-CartaDeCuiaba-2016.pdf

  • A expressão "primeiro damismo" faz referência a nomeação da primeira dama como embaixadora do programa Criança feliz.

    fonte: http://www.cfess.org.br/visualizar/noticia/cod/1301


    O anúncio da primeira-dama como embaixadora voluntária do Programa Criança Feliz pelo governo ilegítimo, na quarta-feira (5/10), resgata com força elementos históricos que, neste momento, fortalecem ondas conservadoras que atingem visceralmente a classe trabalhadora: a negação do direito social, a desprofissionalização das políticas sociais e a condição subalterna da mulher.

     

    O primeiro significado deste ato consiste no deslocamento do direito social para uma ode à filantropia, ao voluntariado e à solidariedade indiferenciada. Busca-se fortalecer o reino das virtudes como diretriz central no atendimento às necessidades da classe trabalhadora dentro da “ordem e progresso” em diferentes políticas sociais, tais como assistência social, saúde, educação. Busca-se, equivocada e propositadamente, desmontar o Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e deslocar a assistência social, tardiamente reconhecida como direito social, para o campo do clientelismo, do assistencialismo, da solidariedade mecânica e, portanto, do não direito.    

     

    O segundo corresponde à opção escancarada da desprofissionalização das políticas sociais. Historicamente, tem sido evidenciado que a chamada boa vontade é não apenas insuficiente para intervir no conjunto de desigualdades de classe, gênero, raça, entre outras, mas, sobretudo, um elemento estratégico no campo conservador dirigido ao disciplinamento da força de trabalho e o arrefecimento de sua rebeldia. Conceber e implementar direitos sociais exige trabalhadores/as qualificados/as e com condições adequadas de trabalho!

  • É impressão minha ou essa é uma questão mais política do que técnica? Não sei se sou o único, mas não acho nada certo questões desta natureza em concursos.
  • Como acertar uma questão de SS sem ler o documento?

    É só marcar a questão que mais ESQUERDAR!

    AFF


  • Pra passar, tem que esquerdar!

  • Os assistentes sociais que elaboram essas provas odeiam ferrenhamente o neoliberalismo hein?! kkk

  • o povo que tá choramingando nessa questão deve ter acabado de acordar de um coma que durou mais de 20 anos, por isso desconhecem o projeto ético-político e os posicionamentos da categoria.

  •  

    O Criança Feliz é um programa que tem o objetivo de apoiar e acompanhar o desenvolvimento infantil integral na primeira infância (crianças de 0 a 6 anos de idade) e facilitar o acesso da gestante, das crianças na primeira infância e de suas famílias às políticas e aos serviços públicos que necessitam. O Programa se desenvolve por meio de visitas domiciliares que buscam envolver ações de saúde, educação, assistência social, cultura e direitos humanos

    O Programa estimula a responsabilidade dos adultos que são referência para a criança no seu dia-a-dia, que relacionam-se diretamente com ela, estabelecendo os vínculos afetivos mais próximos durante os seus primeiros anos de vida. O Programa promove também o fortalecimento do papel das famílias no cuidado, na proteção e na educação das crianças na primeira infância e encoraja o desenvolvimento de atividades lúdicas envolvendo outros membros da família.

    Muito foco e fé para todos nós!

  • Achei que nunca trombaria pessoas de direita na profissão. Me enganei.