a) os efeitos depletores de K+ e Mg2+ dos tiazídicos ajudam a prevenir arritmias. ( São os DIURÉTICO DE ALÇA que causam arritmias, devido depleção de K+ , Ca2+, Mg2+.)
b) o uso de inibidores da ECA atenua a perda de K+ induzida pelos diuréticos tiazídicos. ( CORRETA)
c) o efeito hipotensor dos diuréticos tiazídicos durante terapia prolongada ocorre por causa da redução volume plasmático. ( São os DIuRÉTICOS DE ALÇA que promovem diurese intensa e rápida com contração do volume plasmático, com redução da PA e também potencializa a ação de outros hipotensores. Produzem hipovolemia mais acentuada que os tiazídicos.)
d) o propranolol é um antagonista não seletivo dos receptores β-adrenérgicos, ao contrário do atenolol, que é antagonista seletivo dos receptores β1, o que aumenta sua eficácia. ( O atenolol é um bloqueador beta-1 seletivo (isto é, age preferencialmente sobre os receptores adrenérgicos beta-1 do coração), no entanto, a seletividade diminui com o aumento da dose.)
e) os bloqueadores do canal de Ca2+ reduzem a pressão arterial por meio da inibição do movimento transmembrana do Ca2+ , provocando relaxamento do músculo liso da artéria e aumento da resistência vascular periférica. ( antagonistas dos canais de cálcio: inibe o influxo do íon através dos canais de cálcio no músculo liso vascular e cardíaco, resultando em dilatação de artérias e arteríolas periféricas e vasos cerebrais. Com alto grau de seletividade para o músculo liso vascular, diminui a resistência vascular periférica e reduz a pressão sanguínea.)