SóProvas


ID
2723428
Banca
CONSULPLAN
Órgão
SEDUC-PA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                                        Alfabeto de emojis


      “Paradoxalmente” — escreverá um historiador em 2218 — “foi a disseminação da escrita como principal forma de comunicação o que criou as condições para a sua própria morte”. O alfabeto latino, este fantástico conjunto de 26 letras que, combinadas infinitamente, podem nomear realidades tão distintas quanto “sol”, “cunilingus”, “schadenfreud” e “Argamassa Cimentcola Quartzolite”, começou sua lenta caminhada em direção ao brejo em setembro de 1982.

      Foi ali, não muito depois da derrota do Brasil para a Itália de Paolo Rossi, que o cientista da computação Scott Fahlman sugeriu a colegas de Carnegie Mellon University, com os quais se comunicava online, usarem :-) para distinguirem as piadas dos assuntos sérios. Mal sabia o tal Scott que aquela inocente boca de parêntese era o protótipo da goela que viria a engolir quase 3.000 anos de alfabeto como se fosse uma sopa de letrinhas.

      Os emoticons se espalharam pelo mundo com o ICQ, os chats e, principalmente, os celulares, mas nem todos os seres humanos aderiram imediatamente à moda. [...]

      Emoticons foram o início do fim, mas só o início. O coaxar dos sapos no brejo começou a incomodar mesmo com a chegada dos emojis. Confesso que, de novo, demorei pra entrar na onda. Desta vez não por burrice, mas por senso do ridículo. Quando que um adulto como eu iria mandar pra outro adulto um “smile” bicudo soltando um coração pelo canto da boca, como se fosse uma bola de chiclete? Nunca! “Nunca”, no caso, revelou-se estar a apenas uns cinco anos de distância da minha indignação.

      Hoje eu mando coração pulsante pra contadora que me lembrou dos documentos do IR, mando John Travolta de roxo pro amigo que me pergunta se está confirmado o jantar na quinta e, se eu pagasse imposto sobre cada joia que envio daquele mãozão amarelo, não ia ter coração pulsante capaz de fazer minha contadora resolver a situação.

      “Em meados do século 21” — escreverá o historiador de 2218 — “a humanidade abandonou o alfabeto e passou a se comunicar só por emojis”. A frase, claro, será toda escrita com emojis. Haverá tantos, tão variados, que será possível citar Shakespeare usando apenas desenhinhos. (Shakespeare, aliás, dá pra escrever. Imagem de milk-shake + duas chaves (keys) + pera (pear). Shake + keys + pear).

      Teremos voltado ao tempo dos hieróglifos e não me assombra se as condições de vida regredirem às do antigo Egito, mas ninguém se importará, cada um de nós hipnotizado pela tela que tantos apregoaram ser uma nova pedra de Roseta, capaz de traduzir o mundo em nossas mãos, mas que no fim se revelou só um infernal e escravizante pergaminho. :-(

              (Antônio Prata. Folha de S. Paulo, 15 de abril de 2018. Adaptado.)

No 1º§, o suposto enunciado a ser escrito por um historiador no futuro tem seu sentido estruturado

Alternativas
Comentários
  • Estudando enquanto o resto do Brasil esta vendo o jogo, queria que fosse sempre assim rs

    Gab. C

     

    escreverá um historiador em 2218 — “foi a disseminação da escrita como principal forma de comunicação o que criou as condições para a sua própria morte”.

    foi a disseminação da escrita como principal forma de comunicação. Sentido  denotativo. (Independente da classe de palavras usada Substantivo, pronome, adjetivo, adverbio e etc...basta a palavra ser usada em seu sentido real para ela ser considerada denotativa.) 

    sua própria morte. Sentido conotativo. (Uma palavra nao pode morrer

     

  • Resposta C

    “Paradoxalmente” — escreverá um historiador em 2218 — “foi a disseminação da escrita como principal forma de comunicação o que criou as condições para a sua própria morte”. O alfabeto latino, este fantástico conjunto de 26 letras que, combinadas infinitamente, podem nomear realidades tão distintas quanto “sol”, “cunilingus”, “schadenfreud” e “Argamassa Cimentcola Quartzolite”, começou sua lenta caminhada em direção ao brejo em setembro de 1982.

     Exemplos:

    Denotativo: Dicionário

    Conotativo: "As diferentes possibilidades do emprego conotativo das palavras constituem um amplo conjunto de recursos expressivos..."

  • GABARITO C

     

    O autor utiliza ao longo do texto a linguagem denotativa (sentido literal, real) e a conotativa (sentido figurado). 

     

    Expressões, no texto, com sentido conotativo (figurado):

     

    "começou sua lenta caminhada em direção ao brejo em setembro de 1982."  

     

    "Mal sabia o tal Scott queaquela inocente boca de parêntese era o protótipo da goela que viria a engolir quase 3.000 anos de alfabeto como se fosse uma sopa de letrinhas."

  • Gente, a questão fala acerca do 1º parágrafo. Por que estão linkando 2º, 3º §, etc? 

    -

    “foi a disseminação da escrita como principal forma de comunicação o que criou as condições para a sua própria morte

    -

    Em azul: Sentido denotativo. (Sentido literal - real)

    Em vermelho: Sentido conotativo (figurado, imaginário)

    -

    Gabarito: C

    -

    -

    Respondendo a colega acima. "Jucêlia Ipiranga"

    -

    Observe o comentário do Bruno Mendes, o qual menciona o 2º parágrafo "

    "Mal sabia o tal Scott queaquela inocente boca de parêntese era o protótipo da goela que viria a engolir quase 3.000 anos de alfabeto como se fosse uma sopa de letrinhas." --> 6ª linha (2º parágrafo). 

    Sinto-me também obrigado em te responder que o 2º § começa a partir da 5ª linha, o que nos leva a concluir que o colega realmente citou o 2º§, (6ª linha). 

    -

    Estamos juntos, Jucêlia! :D [08/07]

  • E todos estão certos, isso ocorre no primeiro parágrafo, no texto todo, ele é um texto que possui características tanto denotativa quanto conotativa!

     

    Caro William Simmer com base na sua resposta retiro meu comentário o colega mencionado realmente errou ao comentar outro parágrafo. O importante é isso, essa interação, diferente de baixar uma prova e fazer sem saber porque erramos no QC comentamos e aprendemos com os colegas. Nota mil para esse método. Boa sorte a todos!

  • Daniel, o fato de vc estudar enquanto as pessoas fazem outras coisas não quer dizer que vc vai passar na prova ou não.