-
"Na Redação Oficial, é necessário que seja manifestado posicionamento do redator objetivo e claro em relação ao assunto tratado." ERRADO! O redator não deve manifestar seu posicionamento pessoal, justamente pela impessoalidade que é necessária à Redação Oficial. GABARITO C.
-
( V) A impessoalidade decorre da ausência de impressões individuais de quem comunica. (A Impessoalidade)
( V) Um documento oficial tem como característica a concisão, tratando o assunto de forma sucinta e precisa. (A redação oficial deve caracterizar-se pela impessoalidade, uso do padrão culto de linguagem, clareza, concisão, formalidade e uniformidade. )
( F) Na Redação Oficial, é necessário que seja manifestado posicionamento do redator objetivo e claro em relação ao assunto tratado.(como ja afirmado acima duas vezes, a IMPESSOALIDADE é uma das caracteristicas fundamentais da redação oficial, não há lugar na redação oficial para impressões pessoais, como as que, por exemplo, constam de uma carta a um amigo, ou de um artigo assinado de jornal, ou mesmo de um texto literário. A redação oficial deve ser isenta da interferência da individualidade que a elabora.)
( V) A utilização dos pronomes de tratamento de forma correta é imprescindível para que haja formalidade e padronização nas comunicações.(As comunicações oficiais devem ser sempre formais)
Fonte: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/manual/manual.htm
-
Como um servidor pode dar um parecer se não manifestar seu posicionamento?
-
Investigador Shogun NUNCA é o servidor que da o parecer, é sempre o orgao ou entidade.
O servidor emite o parecer sempre em nome do orgao ou entidade em virtude do principio da IMPESSOALIDADE.
"A impessoalidade possui aspecto importante. A atuação dos agentes públicos é imputada ao Estado, significando um agir impessoal da Administração. Assim, as realizações não devem ser atribuídas à pessoa física do agente público, mas à pessoa jurídica estatal a que estiver ligado. Por isso que, em regra, a responsabilidade pela reparação de danos causados no exercício regular da função administrativa é do Estado, e não do agente que realizou a conduta"
Fonte: Direito Administrativo Esquematizado. Cap2
-
GABARITO C
Características da Redação Oficial:
- Impessoalidade
- Uso do padrão culto de linguagem
- Clareza
- Concisão
- Formalidade
- Uniformidade
As comunicações oficiais são redigidas em nome da administração pública e não em nome do servidor que as redige, daí a observância do princípio da impessoalidade de caráter obrigatório nas comunicações oficiais da administração pública. O servidor não expressará sua opinião sobre o assunto.
-
Princípios da Redação de Correspondências Oficiais
1. Impessoalidade.
2. Uso do padrão culto da linguagem.
3. Clareza.
4. Concisão (objetividade).
5. Formalidade e uniformidade
Este posicionamento do redator fere o principio da impessoalidade.
Impessoalidade Conceito:
Texto impessoal é aquele que, de alguma maneira, não mostra marcas de pessoalidade, ou seja, juízo de valor (dar opinião a respeito de alguma coisa).
Para que o tratamento nas comunicações oficiais seja considerado, de fato, como impessoal, necessita, dentre outras características:
• Da ausência de impressões individuais de quem comunica (não pode descrever opinião pessoal).
• Da impessoalidade de quem recebe a comunicação.
• Do caráter impessoal do próprio assunto tratado.
Gabarito: C
-
Achei que esse item "a Redação Oficial, é necessário que seja manifestado posicionamento do redator objetivo e claro em relação ao assunto tratado", não foi redigido da forma correta. Muito esquisito.
-
Gente impessoalidade não é o mesmo que imparcialidade, tomem cuidado. O item C está incorreto porque diz que é "necessário" manifestar posicionamento. Não é necessário, mas também não é proibído.
-
Gabarito errado, Pensei como vc Investigador Shogun
"Em termos jurídicos, o parecer é o entendimento emitido por um jurista com autoridade em determinada matéria. É um documento legal solicitado para o embasamento de uma decisão judicial. ... Assim como também pode ser emitido por juristas particulares, como um advogado ou consultor jurídico.É um opinamento que visa esclarecer e informar."
Mas não adianta querer brigar com a banca. É anotar e seguir com o jogo.
-
GABARITO: C
ALTERNATIVA ERRADA! Na Redação Oficial, é necessário que seja manifestado posicionamento do redator objetivo e claro em relação ao assunto tratado.
A necessidade do posicionamento do redator fere o princípio da impessoalidade! Quando você está falando em nome da Administração Pública, não há espaço para colocar sua opinião.
-
Outro ponto a destacar é a aplicação inadequada do termo "posicionamento" no item C.
Segundo o próprio Manual de Redação Oficial (3ª Edição, 2018):
"Posição: pode ser alternado com: postura, ponto de vista, atitude, maneira, modo.
Posicionamento: significa “disposição”, “arranjo”, e não deve ser confundido com posição."
-
Talvez se o termo fosse redação de correspondência oficial, não teria dado tanta confusão.
-
Gab C
Erro em vermelho
Na Redação Oficial, é necessário que seja manifestado posicionamento do redator objetivo e claro em relação ao assunto tratado.