SóProvas


ID
2725582
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

A senhora GMO, 70 anos, portadora de cardiopatia, diabetes, em tratamento com os medicamentos enalapril 10mg – 1-0-1, metformina 850 mg 1-1-1, amiodarona 200mg 1-0-0, clopidogrel 75mg 0-1-0. Foi hospitalizada apresentando mal-estar, alterações cognitivas e depressão. Os resultados laboratoriais detectaram níveis de TSH de 40 mU/ml (valor de referência 0,35 a 5,5mU/ml).


Para otimizar a farmacoterapia da paciente, o serviço de farmácia clínica deve realizar uma intervenção sugerindo a suspensão de qual medicamento?

Alternativas
Comentários
  • Essa é interessante, o que ocorre é o seguinte, a toxicidade tireodiana da amiodarona ocorre por sua molécula ser rica em iodo. Um único comprimido de 200mg de amiodarona tem 20x a quantidade de iodo de uma dieta americana típica

    – É um fármaco extremamente lipofílico, assim sua eliminação corporal tem meia vida de 100 dias

    – Disfunção tireoidiana ocorre em 15-30% dos pacientes que usam o fármaco a depender de disfunção tireodiana prévia, dose utilizada.

    Assim a resposta correta é a letra D

  • A amiodarona é uma droga rica em iodo, amplamente utilizada em cardiologia clínica para o tratamento de arritmias cardíacas. O uso crônico da amiodarona está associado a uma série de efeitos colaterais, destacando-se entre eles alterações na função tireoidiana e no metabolismo dos hormônios tireoidianos, levando a indução de hipotireoidismo ou de tireotoxicose.