SóProvas


ID
2725990
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Sertãozinho - SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A observação lúdica é um recurso utilizado pelo psicólogo, durante a realização de um processo psicodiagnóstico, para conhecer a realidade da criança que foi trazida para o atendimento. É correto afirmar que, durante a observação lúdica, a criança

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C) expressa somente um segmento de seu repertório, reatualizando no presente um conjunto de fantasias que irão se sobrepor ao campo de estímulo

  • Qual o erro da alternativa A?

  • Aonde está o erro na A?

  • Acredito que a alternativa A esteja incorreta por afirmar que não há enquadre, já que a brincadeira não é "aleatória" o psicólogo faz escolhas de acordo com uma série de quesitos.

  • As instruções específicas para uma entrevista lúdica consistem em oferecer à criança a oportunidade de brincar, como deseje, com todo o material lúdico disponível na sala, esclarecendo sobre o espaço onde poderá brincar, sobre o tempo disponível, sobre os papéis dela e do psicólogo, bem como sobre os objetivos dessa atividade, que possibilitará conhecê-la mais e, assim, poder posteriormente ajudá-la. (letra A, sem enquadramento específico e sem a explicitação de papéis? tem, sim)

    A entrevista lúdica de cada processo psicodiagnóstico é uma experiência nova, tanto para o psicólogo como para a criança, em que se refletirá o estabelecimento de um vínculo transferencial breve (letra B, tem vínculo transferencial). Nos brinquedos oferecidos pelo psicólogo, a criança deposita parte dos sentimentos, representante de distintos vínculos com objetos de seu mundo interno. (letra C, gabarito) Assim, muitos fenômenos que não seriam obtidos pela palavra (letra E, não há palavra) poderão ser observados através do brincar, onde a criança, segundo Logan (1991), projetará suas questões-chave (letra D, há projeção e fantasia, há processo primário), tanto no acontecido do jogo quanto na maneira como usa os materiais e os brinquedos.


    Livro: Psicodiagnóstico-V, página 99

  • O erro na A, refere-se a afirmacao de que nao ha a necessidade de enquadro. Ao contrario, deve haver o enquadre e a explicitacao dos papeis.

  • Porque na alternativa C, é dito que EXPRESSA SÓ UM SEGMENTO DO SEU REPERTORIO?

  • Expressa somente um segmento do seu repertório?? De onde tiraram isso?