SóProvas


ID
2739871
Banca
NUCEPE
Órgão
PC-PI
Ano
2018
Provas
Disciplina
Estatística
Assuntos

O INMETRO está investigando se a quantidade de PARACETAMOL num dado comprimido está de acordo com o valor nominal estampado no rótulo do medicamento (750mg). Uma amostra dos comprimidos foi avaliada. Se constatado que a média de paracetamol na amostra é menor do que está no rótulo o medicamento deverá ser recolhido das farmácias. Para tanto, o INMETRO recorreu a um teste estatístico. Em relação aos elementos de um teste, é INCORRETO afirmar:

Alternativas
Comentários
  • O valor-p é definido como a probabilidade de se observar um valor da estatística de teste maior ou igual ao encontrado. Tradicionalmente, o valor de corte para rejeitar a hipótese nula é de 0,05, o que significa que, quando não há nenhuma diferença, um valor tão extremo para a estatística de teste é esperado em menos de 5% das vezes.

  • Quanto menor for o p-valor, mais forte a evidência de que devemos rejeitar ho (hipotese nula) , pois a estatística teste será ainda mais extrema.

  • B) O p-valor diz quão provável seria obter uma amostra tal qual a que foi obtida, quando a hipótese da nulidade é verdadeira. Assim, os pesquisadores se sentem seguros para aceitar a hipótese nulidade quando o p-valor é pequeno. GABARITO!

    Quando p < Χ² (p é menor) a H0 (hipótese nula) NÃO É REJEITADA, isto é, ela É ACEITA! Porém, o erro da questão é afirmar que "os pesquisadores se sentem seguros para aceitar a hipótese nulidade quando o p-valor é pequeno". Não basta ter um p-valor pequeno, mas sim um valor menor que o valor crítico, o qual é obtido por meio do grau de liberdade e do grau de significância. Assim, deve-se comparar um “p” encontrado ao valor crítico para aceitar ou rejeitar uma hipótese nula.