SóProvas


ID
2741281
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de João Pessoa - PB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Paciente soropositivo para o HIV recebeu diagnóstico de pneumonia por Pneumocystis jirovecii, ou pneumocistose. Logo, foi internado e começou o tratamento com cotrimoxazol. Quais são a composição e o mecanismo de ação do cotrimoxazol?

Alternativas
Comentários
  • É composto pela associação de sulfametoxazol e trimetoprima, e age por sinergismo bloqueando duas enzimas que catalisam estágios sucessivos da biossíntese do ácido fólico no microrganismo.


    D

  • As sulfonamidas têm efeito bacteriostático e inibem o metabolismo do ácido fólico, por mecanismo competitivo. As células humanas conseguem aproveitar o folato exógeno para o metabolismo, enquanto as bactérias dependem da produção endógena.

    O sulfametoxazol é comumente empregado em associação com o trimetoprim, uma diamino-pirimidina, associação mais conhecida como cotrimoxazol. O efeito das duas drogas é sinérgico, pois atuam em passos diferentes da síntese do ácido tetra-hidrofólico (folínico), necessária para a síntese dos ácidos nucléicos. O sulfametoxazol inibe um passo intermediário da reação e o trimetoprim a formação do metabólito ativo do ácido tetra-hidrofólico no final do processo.

    Fonte:

  • Sulfametoxazol+Trimetoprima = Primeira escolha para tratamento da pneumonia em paciente soropositivo