Em um exame direto de espécime clínico, qual das descrições abaixo caracteriza os dermatófitos causadores de dermatofitoses da pele e unhas:
Em um exame direto de espécime clínico, qual das descrições abaixo caracteriza os dermatófitos causadores de dermatofitoses da pele e unhas:
O dimorfismo é verificado principalmente em alguns fungos agentes de micoses profundas. Os fungos dimórficos quando cultivados a 25ºC crescem sob a forma filamentosa e quando nos tecidos ou a 37ºC crescem sob a forma leveduriforme. Dentre as opções abaixo, qual representa apenas fungos dimórficos?
Em ambientes hospitalares em que é necessária boa qualidade de ar, como em centros cirúrgicos para cirurgias limpas, é imprescindível o teste microbiológico de pureza do ar, investigando inclusive a presença de fungos. Assinale a alternativa correta referente à pesquisa de fungos no ar pela técnica de exposição de placas.
Nos últimos anos, a incidência das doenças fúngicas tem aumentado devido ao aumento dos transplantes e das terapias imunossupressoras. Assinale a opção correta a respeito de micoses sistêmicas.
As micoses superficiais são causadas por fungos que infectam a pele e regiões adjacentes. Os locais mais afetados são as unhas, a pele e os cabelos. Com relação às micoses superficiais e aos métodos utilizados para sua detecção, assinale a opção correta.
Com relação aos exames de diagnóstico em microbiologia, julgue os itens que se seguem.
O hemograma é considerado desnecessário para o diagnóstico de micoses.
A primeira dificuldade para o micologista inciante é a nomenclatura e sua derivada, a toxonomia. Os fungos são células eucarióticas e são classificados conforme a natureza de suas estruturas
Candida spp. são os patógenos leveduriformes mais importantes. Como consequência das terapias imunossu- pressoras, esses agentes vêm se tornando cada vez mais frequentes e, uma vez que os antibióticos de amplo espectro, como as cefalosporinas de terceira geração, são utilizados com mais frequência, as leveduras assumiram um espaço muito grande entre os patógenos hospitalares.
Sobre esse assunto, NÃO é correto afirmar:
O exame microscópico direto de uma amostra clínica composta por raspados de lesão de pele, clarificada com KOH, evidenciou a presença de um fungo com as seguintes descrições: "Muitas hifas curtas misturadas com células esferoidais em brotamento." De acordo com as informações acima, é correto afirmar que trata-se do fungo:
Grande parte da taxonomia dos fungos tem relação com detalhes estruturais, pois tanto a classificação quanto a identificação dependem muito da morfologia, No estudo da morfologia dos fungos, indispensável para um diagnóstico preciso, é correto afirmar que
Qual fungo abaixo descrito não causa micose sistêmica?
Em relação às técnicas diagnósticas de doenças micóticas, a maioria das amostras clínicas pode ser examinada diretamente em busca da presença de um patógeno fúngico, embora resultados negativos não sejam sensíveis o bastante para excluir a presença de um fungo.
Na montagem a fresco, no caso de amostras que contêm restos de tecidos e células, o que se utiliza corretamente para tornar os elementos fúngicos mais visíveis?
O metronidazol é um anti-infeccioso da família dos nitro-5-imidazóis, que apresenta ampla atividade contra micro-organismos. Qual destes micro-organismos é habitualmente resistente (pelo menos 50% das cepas da espécie são resistentes) a este fármaco?
Candida auris (C. auris) é um fungo emergente que representa uma grave ameaça à saúde global e foi identificado pela primeira vez como causador de doença em humanos em 2009, no Japão. Algumas cepas de C. auris são resistentes a todas as três principais classes de fármacos antifúngicos (polienos, azóis e equinocandinas) e sua identificação requer métodos laboratoriais específicos, uma vez que pode ser facilmente confundida com outras espécies, tais como Candida haemulonii e Saccharomyces cerevisiae. (https://www.gov.br/anvisa/pt-br/assuntos/noticias-anvisa/2020/identificacao-de-possivel-caso-de-candida-auris-no-brasil). De acordo com a reportagem acima, analise as perguntas sobre o gênero Candida.
• Qual o tipo celular?
• A resistência ao antifúngicos são observadas no antibiograma após cultura positiva?
• É considerado levedura ou fungo filamentoso?
• Como é a sua reprodução?
Assinale a alternativa que contém, correta e respectivamente, as respostas para as perguntas acima.