Conforme Campello, Cendón e Kremer (2000, p. 97, 153, 168, 183-184, 190):
A literatura cinzenta não é uma forma nova de divulgação científica.
Patente de invenção é o instrumento legal destinado a proteger a invenção aplicável à indústria, durante um prazo de tempo definido, contra cópias e quaisquer outros usos não autorizados pelo seu possuidor, de modo a permitir-lhe a exploração rentável dessa nova ideia.
O documento de patente é, em tese, a mais importante fonte primária de informação tecnológica, pois permite o conhecimento de inovações fundamentais para a indústria, imediatamente e a partir da descrição original do invento.
Outra função da literatura comercial é a de servir como fonte histórica. A literatura comercial aparece, comumente, sob a forma de folhetos, folders ou brochuras, denominados de catálogos de fabricantes ou catálogos de produtos, onde são descritas as características de um ou mais produtos de determinada empresa.
Os trabalhos de revisão são estudos que analisam a produção bibliográfica em determinada área temática, dentro de um recorte de tempo, formando uma visão geral ou um relatório do estado-da-arte sobre um tópico específico, evidenciando novas ideias, métodos, subtemas que têm recebido maior ou menor ênfase na literatura selecionada.
Gab. A
CAMPELLO, Bernadete Santos; CENDÓN, Beatriz Valadares; KREMER, Jeannette Marguerite. Fontes de informação para pesquisadores e profissionais (Orgs.). Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2000.