-
GAB B, MAS TODAVIA PORÉM:
I. No trecho “[...] que trafega entre a barbárie e a civilização com uma facilidade enganosa [...]”, o verbo destacado, embora admita diferentes transitividades, dependendo do contexto, como em Os motoristas trafegam rapidamente, é transitivo indireto. O verbo trafegar só será VTI quando (MESMO QUE EM DESUSO)
verbo transitivo indireto e intransitivo[Antigo] Fazer negócios; comercializar, negociar: os mercadores trafegavam mercadorias; seu negócio era trafegar.
https://www.dicio.com.br/trafegar/
vti
Fazer negócio ou comércio; praticar tráfego; comerciar, negociar: O fazendeiro trafega com as cidades vizinhas. Meu tio vive de trafegar.
verbo transitivo indireto e intransitivo[Antigo] Fazer negócios; comercializar, negociar: os mercadores trafegavam mercadorias; seu negócio era trafegar.
http://michaelis.uol.com.br/busca?r=0&f=0&t=0&palavra=TRAFEGAR
III. No trecho “[...] seu assistente empunhou um rifle calibre 22 e disparou em sua direção.”, o verbo destacado, embora admita diferentes transitividades, dependendo do contexto, como em O cavalo disparou campo afora, é transitivo indireto. CORRETO:
verbo transitivo indireto POR EXT Sair apressadamente: “[…] à proporção que cada mulher ou cada homem recebia o pão, disparava para casa com este abraçado contra o peito” (AA1). “Ouvi um grito de susto, a luz caiu e entrevi o vulto dum homem que saía disparando” (EV).
-
Alguem poderia explicar?
Indiquem para comentário, nao entendi nada.
-
Não concordo com o gabarito.
a) Trafegar não está seguido de objeto indireto, e sim de adjunto adverbial. Logo o verbo é intransitivo.
b) Explorar está seguido de um objeto direto, logo o verbo é VTD.
c) Disparar está seguido de adjunto adverbial. VI
Espero que os professores comentem essa questão.
-
I. "Trata-se de um conceito largo mesmo, que trafega". Caso esta oração fosse finalizada desta forma não haveria sentido. Sendo assim, o verbo TRAFEGA necessita de complemento que, no caso, seria: entre a barbárie e a civilização. O termo que completa o verbo neste caso é OBJETO INDIRETO por ser iniciado com preposição. Logo: CORRETO
II. No trecho “[...] um lugar de destaque entre aqueles que exploram (VTD) os limites entre a arte e a vida [...]”, o verbo destacado, embora admita diferentes transitividades, dependendo do contexto, como em Os cientistas exploram (VTD) sobre os limites do universo, é transitivo direto. O equívoco ocorre quando é afirmado que o verbo admite outras transitividades e no exemplo citado o verbo apresenta a mesma transitividade. Logo: ERRADO
III. "A uma distância de cerca de quatro metros, seu assistente empunhou um rifle calibre 22 e disparou em sua direção. O plano era que o tiro pegasse de raspão o seu braço esquerdo". Caso fosse retirado "em sua direção", a oração não faria sentido lógico, sendo necessário um complemento. Quem dispara, dispara alguma coisa em alguém ou em algum lugar. Pela análise da frase, pode-se inferir que foi disparada um bala do rifle (mencionado anteriormente) e aonde foi disparada (em sua direção) tem função de OBJETO INDIRETO por ser iniciado por preposição. Logo: CORRETO
-
acho que fui vitima de uma pegadinha! kkkk mano quando eu acho que to dominando o assunto levo um tapao!
-
Faltou atenção , pqp
ponto de graça!
-
Caraca! Achava q "sobre" tb era preposição. rsrsrrsrsrsrssrrsrs
-
LETRA B
II. No trecho “[...] um lugar de destaque entre aqueles que exploram os limites entre a arte e a vida [...]”, o verbo destacado, embora admita diferentes transitividades, dependendo do contexto, como em Os cientistas exploram sobre os limites do universo, é transitivo direto. - A presença preposição quebra a explicação apresentada, fora que eu acho que essa regência do Verbo Explorar nem existe.
-
Na assertiva III, para "em sua direção" ser considerado OI, o verbo tem que ter um OD, pois "dispara ALGO (OD) EM DIREÇÃO (OI)". Desta forma, o verbo é VTDI e não VTI.
Se alguém tiver uma explicação para me auxiliar, agradeço.
-
OFICIAL DE FA, acho que é o seguinte:
Verbo "disparou". Quem disparou? Ele, retoma "Seu assistente" - sujeito. Disparou o quê? "Um rifle calibre 22" - objeto direto. .
-
Na frase, "o cavalo disparou campo a fora", é transitivo direto ou indireto?
-
Os motoristas trafegam rapidamente, é transitivo indireto por que e transitivo indireto, se n tem preposição?
-
II. No trecho “[...] um lugar de destaque entre aqueles que exploram os limites (OD) entre a arte e a vida (OI)
Julguei o item II errado por considerá-lo como VTDI
Mas pelos comentários ninguém considerou assim, Fica a dúvida
-
As questões de português dessa banca são sofríveis.
-
Até agora procurando entender essas transitividades...
Solicitemos comentário ao professor!
-
Gab: B. Até baixar a prova e gabarito pós recurso eu fiz e a B continua certa. Pra mim, ela só seria certa se o comando da questão pedisse a incorreta. Mas paciência, vai que a gramática pedida fosse de meados do séc passado e o cara não soubesse nada de regência. kkk
-
A Banca tentou boicotar a interpretação do enunciado nos fazendo acreditar que a classificação quanto a regência dos verbos referia-se a 2ª frase.
Eu compreendi da seguinte maneira:
I- No trecho “[...] que trafega entre a barbárie e a civilização com uma facilidade enganosa [...]”, o verbo destacado é transitivo indireto. Embora admita diferentes transitividades, dependendo do contexto, como em Os motoristas trafegam rapidamente (ITEM CORRETO)
1ª Frase (resgatei toda a frase no texto para facilitar o entendimento):
Trata-se de um conceito largo mesmo, que trafega entre a barbárie e a civilização com uma facilidade enganosa
Nesse contexto trafega é VTI.
Entre a barbárie e a civilização: Objeto Indireto
2ª Frase:
Os motoristas trafegam rapidamente
trafegam: VI
rapidamente: Adj. adv. de modo
II- um lugar de destaque entre aqueles que exploram os limites entre a arte e a vida [...]”, o verbo destacado é transitivo direto. Embora admita diferentes transitividades, dependendo do contexto, como em Os cientistas exploram sobre os limites do universo. (ITEM ERRADO)
O erro desse item está em dizer que o verbo explorar admite diferentes transitividades.
Quando na verdade explorar é exclusivamente VTD.
Obs: Na 2ª frase o correto seria: Os cientistas exploram os limites do universo. ( a preposição sobre foi empregada inadequadamente)
III- seu assistente empunhou um rifle calibre 22 e disparou em sua direção.”, o verbo destacado é transitivo indireto. Embora admita diferentes transitividades, dependendo do contexto, como em O cavalo disparou campo afora, . (ITEM CORRETO)
Aqui o verbo disparar admite diferentes transitividades
1ª Frase
Disparou em sua direção
Disparou: VTI
Em sua direção: Objeto Indireto
2ª Frase
O cavalo disparou campo afora
Disparou: VI
Campo afora: Adj. adv de lugar
Fiz várias pesquisas e cheguei a essas conclusões. Caso alguém verifique algum erro, fique a vontade para corrigir.
-
O erro da II é mencionar que no exemplo apresenta uma diferente transitividade, quando, no entanto, as duas orações são VTD, não apresentam uma transitividade diferente.
-
Até agora to procurando as preposições, nunca vi OBI sem preposições...
-
Comentário do professor.
-
I. No trecho “[...] que trafega entre a barbárie e a civilização com uma facilidade enganosa [...]”, o verbo destacado, embora admita diferentes transitividades, dependendo do contexto, como em Os motoristas trafegam rapidamente, é transitivo indireto.
1. TI: trafegar (de...) (a, para...); trafegar por, em ... Int: trafegar. Andar no tráfego; transitar; passar; andar: Trafegam carros (de norte) (a sul). Trafegam de uma zona para outra. Trafegam veículos pelas (ou nas) estradas ou rodovias. “Esta linha de ônibus trafega pela zona sul" (Aurélio). //
2. TD: trafegá-lo. Percorrer apressadamente; transitar ou passar por (estradas, terras, montes, etc.). — Cf. traficar
______________________________________________________________________
II. No trecho “[...] um lugar de destaque entre aqueles que exploram os limites entre a arte e a vida [...]”, o verbo destacado, embora admita diferentes transitividades, dependendo do contexto, como em Os cientistas exploram sobre os limites do universo, é transitivo direto.
1.TD: explorá-lo. Ir ao descobrimento de; percorrer observando, procurando, pesquisando, estudando: Explorar um a região, um terreno
Justificativa: ERRADA- Apesar dos vários sentidos do verbo ‘‘explorar’’, Luft atribui apenas uma transitividade ao verbo. Ou seja, a construção '' exploram sobre'' não existe na língua culta.
______________________________________________________________________
III. No trecho “[...] seu assistente empunhou um rifle calibre 22 e disparou em sua direção.”, o verbo destacado, embora admita diferentes transitividades, dependendo do contexto, como em O cavalo disparou campo afora, é transitivo indireto.
Verbo: Disparar
1. TDI: dispará-lo (de...) (a, contra...)', disparar-lhe algo: (Da janela) disparou um a pedra ao cão. Disparou-lhe um a pedra. Disparar setas (ao alvo).
2.TD: dispará-lo. Fazer fogo com (arma), desfechar, descarregar (pistola, revólver, fuzil, etc.). Dar (tiros).
3. TDp ou (m. us.) Int: disparar(-se) (OBS.).
TI: disparar em ... Descarregar-se: "A pistola disparou nele" (Jucá). D e repente o revólver disparou. — OBS. A forma pronominal é hoje desusada.
4. TI: disparar contra... Fazer fogo, descarregar arma: "Parecia querer disparar contra mim ”
5. Int ou TI: disparar (para, por...). Fugir desabaladamente, correr, desembestar: ‘’O cavalo disparou (pelo) campo afora.’’
Fonte: Dicionário prático de regência verbal, Celso Luft.