a) Embora o uso da internet garanta acesso a uma gama interminável de informações, perdem-se muitas delas dentro da bolha dos filtros de personalização. Certo
b) No início da internet, parecia revolucionária a liberdade de poder estar anônimo, que daria à a qualquer pessoa, contudo, dessa forma, a possibilidade de explorar diferentes personalidades para si mesma.
c) À medida que o comércio e as leis alcançaram a tecnologia, começou começaram a diminuir as possibilidades de anonimato: uma pessoa anônima não pode ser responsabilizada por suas ações.
d) Ainda não está claro clara – sobretudo porque a maioria, ainda consome mais tempo com as informações advindas na da imprensa tradicional − a forma como os fluxos de conteúdo personalizados moldam a identidade.
e) Preveem-se prevê-se que as tecnologias que favorecem a personalização vão se fortalecer nos próximos anos, ao passo que os sensores que coletam fluxos de dados estarão, cada vez mais, presente presentes no cotidiano.
Gabarito letra a).
SEGUE UMA OBSERVAÇÃO IMPORTANTE ANTES DE SE RESOLVER ESSA QUESTÃO:
* NÃO SE PODE SEPARAR O SUJEITO DO SEU VERBO E NEM O VERBO DE SEU COMPLEMENTO.
REESCREVENDO AS ORAÇÕES DE MODO CORRETO:
a) Gabarito.
b) No início da internet, parecia revolucionária a liberdade de poder estar anônimo, que daria a qualquer pessoa, contudo, a possibilidade de explorar diferentes personalidades para si mesma.
* Via de regra, não se utiliza crase antes de pronome, principalmente os indefinidos.
c) À medida que o comércio e as leis alcançaram a tecnologia, começaram a diminuir as possibilidades de anonimato: uma pessoa anônima não pode ser responsabilizada por suas ações.
* O sujeito do verbo "começar" é "as possibilidades de anonimato". Logo, o verbo deve ser deslocado para o plural para concordar com o seu respecitvo núcleo do sujeito ("possibilidades").
d) Ainda não está clara – sobretudo porque a maioria ainda consome mais tempo com as informações advindas na imprensa tradicional − a forma como os fluxos de conteúdo personalizados moldam a identidade.
* A escrita correta é "clara" para concordar com o seu sujeito "a forma".
** Não se pode ter uma vírgula após o termo "maioria", pois, se houver, haverá a separação do sujeito ("maioria") e seu verbo ("consumir").
e) Prevê-se que as tecnologias que favorecem a personalização vão se fortalecer nos próximos anos, ao passo que os sensores que coletam fluxos de dados estarão, cada vez mais, presentes no cotidiano.
* O sujeito do verbo "prever" é oracional ("que as tecnologias vão se fortalecer nos próximos anos"). Por isso esse verbo deve ser deslocado para o singular.
** Deve ser usada a expressão "presentes" para que haja a devida concordância com o termo "sensores". Para facilitar, deve-se ler da seguinte forma: "os sensores estarão, cada vez mais, presentes no cotidiano."
*** DICA: RESOLVER A Q897841.
=> Meu Instagram para concursos: https://www.instagram.com/qdconcursos/