SóProvas


ID
2761033
Banca
FCC
Órgão
TRT - 15ª Região (SP)
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

O comentário escrito com correção e lógica está em:

Alternativas
Comentários
  • a) Correto.

     

    b) Incorreto. Correção: "[...] que daria a qualquer pessoa."

     

    c) Incorreto. Correção: "[...] começaram a diminuir as possibilidades."

     

    d) Incorreto. Correção: "Ainda não está clara...a forma."

     

    e) Incorreto. Correção: "Fluxos de dados estarão, cada vez mais, presentes no cotidiano."

     

    Letra A

  • a) Embora o uso da internet garanta acesso a uma gama interminável de informações, perdem-se muitas delas dentro da bolha dos filtros de personalização. Certo

     b) No início da internet, parecia revolucionária a liberdade de poder estar anônimo, que daria à a qualquer pessoa, contudo, dessa forma, a possibilidade de explorar diferentes personalidades para si mesma.

     c) À medida que o comércio e as leis alcançaram a tecnologia, começou começaram a diminuir as possibilidades de anonimato: uma pessoa anônima não pode ser responsabilizada por suas ações.

     d) Ainda não está claro clara – sobretudo porque a maioria, ainda consome mais tempo com as informações advindas na da imprensa tradicional − a forma como os fluxos de conteúdo personalizados moldam a identidade.

     e) Preveem-se prevê-se que as tecnologias que favorecem a personalização vão se fortalecer nos próximos anos, ao passo que os sensores que coletam fluxos de dados estarão, cada vez mais, presente presentes no cotidiano.

  • Gabarito letra a).

     

    SEGUE UMA OBSERVAÇÃO IMPORTANTE ANTES DE SE RESOLVER ESSA QUESTÃO:

     

    * NÃO SE PODE SEPARAR O SUJEITO DO SEU VERBO E NEM O VERBO DE SEU COMPLEMENTO.

     

     

    REESCREVENDO AS ORAÇÕES DE MODO CORRETO:

     

     

    a) Gabarito.

     

     

    b) No início da internet, parecia revolucionária a liberdade de poder estar anônimo, que daria a qualquer pessoa, contudo, a possibilidade de explorar diferentes personalidades para si mesma.

     

    * Via de regra, não se utiliza crase antes de pronome, principalmente os indefinidos.

     

     

    c) À medida que o comércio e as leis alcançaram a tecnologia, começaram a diminuir as possibilidades de anonimato: uma pessoa anônima não pode ser responsabilizada por suas ações.

     

    * O sujeito do verbo "começar" é "as possibilidades de anonimato". Logo, o verbo deve ser deslocado para o plural para concordar com o seu respecitvo núcleo do sujeito ("possibilidades").

     

     

     d) Ainda não está clara – sobretudo porque a maioria ainda consome mais tempo com as informações advindas na imprensa tradicional − a forma como os fluxos de conteúdo personalizados moldam a identidade.

     

    * A escrita correta é "clara" para concordar com o seu sujeito "a forma".

     

    ** Não se pode ter uma vírgula após o termo "maioria", pois, se houver, haverá a separação do sujeito ("maioria") e seu verbo ("consumir").

     

     

    e) Prevê-se que as tecnologias que favorecem a personalização vão se fortalecer nos próximos anos, ao passo que os sensores que coletam fluxos de dados estarão, cada vez mais, presentes no cotidiano.

     

    * O sujeito do verbo "prever" é oracional ("que as tecnologias vão se fortalecer nos próximos anos"). Por isso esse verbo deve ser deslocado para o singular

     

    ** Deve ser usada a expressão "presentes" para que haja a devida concordância com o termo "sensores". Para facilitar, deve-se ler da seguinte forma: "os sensores estarão, cada vez mais, presentes no cotidiano."

     

    *** DICA: RESOLVER A Q897841.

     

     

     

    => Meu Instagram para concursos: https://www.instagram.com/qdconcursos/

  • Sr. Shelking e André: excelentes comentários cavalheiros.

  • Essa questão exige conhecimentos gramaticais, como o emprego da vírgula; valor semântico das conjunções; análise sintática, por exemplo, concordância verbal e nominal, crase; coesão e coerência textuais.

    ALTERNATIVA (A) CORRETA
    – “Embora o uso da internet garanta acesso a uma gama interminável de informações, perdem-se muitas delas dentro da bolha dos filtros de personalização". Essa redação não apresenta problemas gramaticais nem de coerência. A razão de o verbo “perdem-se" estar no plural é para concordar com o sujeito “informações" na oração anterior.

     
    ALTERNATIVA (B) INCORRETA
    – “No início da internet, parecia revolucionária a liberdade de poder estar anônimo, que daria à qualquer pessoa, contudo, a possibilidade de explorar diferentes personalidades para si mesma". Há dois desvios nessa redação:

    1º desvio – não se usa acento indicativo de crase diante de palavras indefinidas, por exemplo, pronome indefinido “qualquer". O a é somente preposição.


    2º desvio – A conjunção adversativa “contudo" foi mal-empregada, o adequado seria o uso da conjunção conclusiva “portanto", visto que a frase expressa uma ideia conclusiva.

    A redação correta e lógica seria: “No início da internet, parecia revolucionária a liberdade de poder estar anônimo, que daria a qualquer pessoa, portanto, a possibilidade de explorar diferentes personalidades para si mesma".

    ALTERNATIVA (C) INCORRETA “À medida que o comércio e as leis alcançaram a tecnologia, começou a diminuir as possibilidades de anonimato: uma pessoa anônima não pode ser responsabilizada por suas ações". Há um desvio de concordância verbal em “começou a diminuir as possibilidades de anonimato".

    Temos uma locução verbal “começou a diminuir" em que o verbo auxiliar acurativo (=aspecto verbal) não está concordando em número com o sujeito “as possibilidades de anonimato".

    A redação correta seria: “À medida que o comércio e as leis alcançaram a tecnologia, começaram a diminuir as possibilidades de anonimato: uma pessoa anônima não pode ser responsabilizada por suas ações".

    ALTERNATIVA (D) INCORRETA “Ainda não está claro – sobretudo porque a maioria, ainda consome mais tempo com as informações advindas na imprensa tradicional − a forma como os fluxos de conteúdo personalizados moldam a identidade". Há, pelo menos, dois desvios nessa redação:

    1º desvio – concordância nominal com o adjetivo “claro", deveria estar flexionado no feminino, concordando com o substantivo “forma".

     
    2º desvio – emprego errôneo da vírgula separando sujeito de predicado em “maioria, ainda consome mais tempo com as informações advindas na imprensa tradicional".
     
    A redação correta seria: “Ainda não está clara – sobretudo porque a maioria ainda consome mais tempo com as informações advindas na imprensa tradicional − a forma como os fluxos de conteúdo personalizados moldam a identidade".
     
    ALTERNATIVA (E) INCORRETA
    – “Preveem-se que as tecnologias que favorecem a personalização vão se fortalecer nos próximos anos, ao passo que os sensores que coletam fluxos de dados estarão, cada vez mais, presente no cotidiano". Há dois desvios de concordância nessa redação:

    1º desvio – o verbo “preveem-se" deve ficar na 3ª pessoa do singular, pois ele faz parte da oração principal complementada por uma oração subordinada substantiva subjetiva (que as tecnologias vão se fortalecer nos próximos anos).

    Numa oração subjetiva, o verbo da oração principal fica na 3ª pessoa do singular.

    2º desvio – o adjetivo “presente" não está concordando em número com o substantivo “sensores".

    A redação correta seria: Prevê-se que as tecnologias que favorecem a personalização vão se fortalecer nos próximos anos, ao passo que os sensores que coletam fluxos de dados estarão, cada vez mais, presentes no cotidiano".


    GABARITO DA PROFESSORA: ALTERNATIVA (A).