-
“O que podemos aprender dessa experiência?" = aprendizagem contínua.
-
Vindo da FCC meu maior medo foi ir na C.
-
a) -
b) Experimentação Ativa = consiste na decisão da alternativa mais adequada, com base nas experiências e conceitos elaborados, para a resolução do problema, desencadeando uma nova experiência concreta e fomentando a geração de um novo processo de aprendizagem.
c) Aprendizagem Contínua = além de estimular o ganho de conhecimento fora do sistema de educação formal, é a maneira mais eficaz de garantir sucesso no contexto dinâmico em que vivemos hoje.
d) Conceitualização Abstrata = é encontrada mais naqueles indivíduos que são mais disciplinados, organizados, onde o mais importante é o pensamento e a abstração utilizadas para construir teorias, modelos mentais e esquemas que poderiam ser testados na prática.
e) -
-
GABARITO: C
A descrição da questão que diz: "aprendizagem organizacional, estabelecendo sistemas de informações que permitam às pessoas compartilhar conhecimento e aprender de novas maneiras, se coloca como exemplo, ouvindo os outros, lendo bastante, refletindo sobre o que observa e se pergunta periodicamente". “O que podemos aprender dessa experiência?”. Isso nada mais é do que processo de aprendizagem contínua!
-
A explosão tecnológica mudou a visão que tínhamos sobre conhecimento e aprendizagem. Vivenciamos a sociedade do conhecimento, onde é possível acessar informações sobre determinado assunto na palma de nossas mãos e em poucos segundos. Segundo Tracey, Tannenbaum e Kavanagh (1995), a cultura de aprendizagem contínua traz um novo significado para a inovação e a competitividade porque as percepções e experiências são compartilhadas por todos os membros da organização.
-
Interesssante esse conceito de aprendizagem contínua. Isso é o que nos, futuros servidores, estamos fazendo diariamente.
-
a) Conceitualização concreta
(Interação, Audição e Envolvi-mento) está positivamente associada à Elaboração Vivencial (Experimentação e Afeto). R1
b) Experimentação ativa.
Envolve uma nova experiência concreta, bem como um novo processo de aprendizagem com base nas experiências e conceitos elaborados para a resolução de problemas. R2.
c) Aprendizagem contínua.
Conhecimento adquirido fora da educação formal. R2
d) Conceitualização abstrata.
A Conceituação Abstrata (Introspecção, Visualização e Distanciamento) está positivamente associada à Elaboração Factual (Comparação e Lógica) R1
e) Experimentação passiva.
Não encontrei referência. Analisando: como se experiencia passivamente? Não existe.
Referências:
R1: https://www.scielo.br/pdf/rae/v55n5/0034-7590-rae-55-05-0511.pdf - "GESTÃO DE RECURSOS DO EAD: COMO ADEQUAR AS TECNOLOGIAS AOS PERFIS DE ASSIMILAÇÃO".
R2 Referencia retirada do comentário do colega nesta questão.
-
PESSOAL ACHO INTERESSANTE ESTUDAR O "CICLO DE APRENDIZAGEM DE KOLB". Kolb descreve o processo de aprendizagem tendo como base um ciclo contínuo de quatro estágios: Experiência Concreta (agir), Observação Reflexiva (refletir), Conceitualização Abstrata (conceitualizar) e Experimentação Ativa (aplicar).
Estudem cada conceito em:
– Beck, C. (2016). Ciclo de Aprendizagem de Kolb. Andragogia Brasil. Disponível em: https://andragogiabrasil.com.br/ciclo-de-aprendizagem-de-kolb/
-
A questão versa sobre aprendizagem organizacional, tema pertinente ao tópico de Treinamento e Desenvolvimento Organizacional.
Aprendizagem a nível organizacional é uma das ferramentas de cunho estratégico utilizada pela organização com objetivo de melhorar a atuação da empresa na consecução de atividades fins em busca de atingir sua missão. Realiza-se mediante a constituição de uma cultura de capacitação contínua tendo em vista o desenvolvimento de competências de cunho crítico para seus empregados. Difere da Aprendizagem individual, o qual tem como objetivo desenvolver habilidades individuais a nível operacional, com alcance mais limitado, enquanto a aprendizagem organizacional tem como objetivo o desenvolvimento de habilidades competitivas.
Dentre os métodos de aprendizagem, a questão citou em suas alternativas, alguns estilos de aprendizagem do método Kolb, que consiste em estabelecer o aprendizado mediante um ciclo, considerando as atitudes e sentimentos da pessoa que está aprendendo. O ciclo possui quatro habilidades de aprendizagem: experiência concreta, observação reflexiva, conceitualização abstrata e experimentação ativa.
- ERRADA
Não existe o termo de conceitualização concreta, mas experiência concreta. A experiência concreta (o agir) trata-se da aquisição de experiências pelo aprendente em sala de aula, sejam quais forem, tendendo a tratar situações mais em observações e sentimentos do que com numa abordagem teórica e sistemática
- ERRADA
A experimentação ativa refere-se à fase do “aplicar". Os alunos estão voltados para colocar em prática tudo aquilo que aprendeu em sala de aula, realizando exercícios, experimentações, tomada de decisões e resolução de problemas.
- CERTA
Essa alternativa está mais condizente com nossa resposta. Diante da velocidade de transformações no mundo que impulsiona as organizações a constantes atualizações, é necessário que o colaborador esteja sempre acompanhando essas atualizações, para crescimento próprio e, principalmente, para o crescimento organizacional. Sem aprendizagem não é possível alcançar o diferencial nas organizações que garantem seu crescimento e disputa no mercado.
obs: um detalhe importante para gabaritar a questão: quando a questão informa da observação e das perguntas periodicamente, não se trata de um estágio de aprendizagem, mas a aprendizagem como um todo, que impulsiona o sujeito a buscar o que já aprendeu, na teoria e na prática, sua capacidade reflexiva com base na experiência de forma continuada e constante.
- ERRADA
Nesta fase da aprendizagem, o aluno utiliza recursos cognitivos para explicar e entender eventos. Usa teoria, hipóteses e raciocínio lógico para pensar de forma lógica e sistemática com objetivo de compreender o assunto aprendido, com alto nível de abstração.
- ERRADA
Não existe experimentação passiva, mas experimentação ativa! Conforme foi visto na alternativa B.
Gabarito da Professora: Letra C.
Fonte: Beck, C. (2016). Ciclo de Aprendizagem de Kolb. Andragogia Brasil.