-
GABARITO: A.
L.8.666
Art. 79. A rescisão do contrato poderá ser: I - determinada por ato unilateral e escrito da Administração, nos casos enumerados nos incisos I a XII e XVII do artigo anterior;
Art. 78. Constituem motivo para rescisão do contrato: III - a lentidão do seu cumprimento, levando a Administração a comprovar a impossibilidade da conclusão da obra, do serviço ou do fornecimento, nos prazos estipulados;
Art. 80. A rescisão de que trata o inciso I do artigo anterior acarreta as seguintes conseqüências, sem prejuízo das sanções previstas nesta Lei: III - execução da garantia contratual, para ressarcimento da Administração, e dos valores das multas e indenizações a ela devidos;
-
Lembrando que a garantia pode ser dispensada em convite, concurso e leilão, e que só é atualizada monetariamente quando em dinheiro.
Acrescer aos bens, só se importar em entrega de bens.
-
Só para revisar, de acordo com a lei 8.666/93, existem três espécies de garantia para os contratos administrativos, que são a caução em dinheiro ou títulos da dívida pública, o seguro-garantia e a fiança bancária.
-
Entendi a E como correta por causa do artigo 86 da Lei 8666/93:
Art. 86. O atraso injustificado na execução do contrato sujeitará o contratado à multa de mora, na forma prevista no instrumento convocatório ou no contrato.
-
tempo que não vejo comentário de professor nas questões..
o qconcursos está em uma parceria com um cursinho para concursos, poderia utilizar os professores desse cursinho para deixar a resposta nas questões..
até porque no plano que pago, eles utilizam a resposta do professor como propaganda
-
Na hipótese descrita no enunciado da questão, a sociedade empresária José Barão de Andrade Engenharia Ltda.,
contratada pelo Município de Torre Alta para a construção de um
posto de saúde, já está atrasada mais de um ano em relação ao
cronograma pactuado, a despeito das inúmeras notificações que
recebeu.
No caso, a situação descrita configura motivo para a rescisão do
contrato administrativo, por ato unilateral e escrito da
Administração, conforme prevê o art. 78, I c/c art. 79, I, ambos da lei 8.666/93. A Administração pode fim à avença independentemente de consentimento do particular e sem depender de decisão judicial.
Diante da referida hipótese de rescisão unilateral, é possível a execução da garantia contratual, para ressarcimento da Administração,
e dos valores das multas e indenizações a ela devidos (art. 80, III, da Lei 8.666/93).
Diante do exposto, verifica-se que a alternativa A.
Gabarito do Professor: Letra A.
-
PRERROGATIVAS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA - CLÁUSULAS EXORBITANTES - PARA EXTINGUIR OS CONTRATOS ADMINISTRATIVOS DE FORMA UNILATERAL.
AS HIPÓTESES ESTÃO PREVISTAS NO ART. 58, II, DA LEI 8.666/93:
- PARALISAÇÃO DE OBRA;
- ATRASO INJUSTIFICADO DO INÍCIO DA OBRA;
- CUMPRIMENTO IRREGULAR DAS CLÁUSULAS;
- NÃO CUMPRIMENTO DAS CLÁUSULAS.
-
Respondendo Silvia Gomes: A parte do art.86 está correta, o erro do item está em dizer que o atraso não permite que a Administração rescinda o contrato, uma vez que a rescisão unilateral é uma prerrogativa da AP.