-
Alguém, por favor, pode me explicar qual é o erro da II?
Se não for pedir demais, por favor, quem comentar, se puder, me mande um recado para que eu me lembre dela.
Abraço!!!
-
II a adoção de compensaçôes financeiras pagas; certo seria paga
-
Uma das tentativas de ?exibilizar a posição dos países(,) foi a divulgação do relatório A Economia dos Ecossistemas de Biodiversidade.
A meu ver seria necessário uma vírgula após países, por introduzir uma explicação
-
Não se separa o sujeito do verbo.
-
A questão está equivocada qt a existência de erro na assertiva II, não percebi qq erro gramatical...
O gabarito deveria ser letra d.
O que acham?
-
O primeiro grupo, tendo o Brasil como líder, defende a adoção de compensações financeiras pagas
pelos (aos) países industrializados devido ao uso da biodiversidade. Uma das tentativas de flexibilizar a posição dos países foi a divulgação do relatório A Economia dos Ecossistemas de Biodiversidade. O documento mostra que preservar o meio ambiente pode ser economicamente rentável.
Parem de ficar chutando, tentando advinhar o erro, assim vcs atrapalham os colegas que precisam dos comentários para aprender o porquê do erro ou acerto da questão....
"Aqueles que esperam no SENHOR alcançam VITÓRIA!"
-
Eu discordo do último comentário, onde o colega diz que o correto seria "pagas aos países industrializados", na sequência o texto diz: "devido ao uso da biodiversidade", logo, se eles usam a biodiversidade é eles que deveriam pagar, não receber, pois quando você diz "pagas aos países industrializados" da a entender que eles vão receber... posso estar errado, mas continuo não entendendo o erro da II como a maioria dos colegas...
-
Resposta é letra "E"
I - ERRADA erro gramatical aqui - Assim como ocorreu na 15ª Conferência das Partes sobre Mudanças Climáticas, na Dinamarca (,) (é adj adverbial deslocado, deve vir entre vígulas) a questão econômica tornou-se o centro das discussões na 10ª Conferência das Partes sobre Diversidade Biológica, no Japão. O estabelecimento de novas metas de preservação das espécies pode não seguir a diante (adiante) devido a ...
II. ERRADA erro quanto à coerência O primeiro grupo, tendo o Brasil como líder, defende a adoção de compensações financeiras pagas pelos países industrializados devido ao uso da biodiversidade. Uma das tentativas de flexibilizar a posição dos países foi a divulgação do relatório A Economia dos Ecossistemas de Biodiversidade. O documento mostra que preservar o meio ambiente pode ser economicamente rentável. A primeira frase não tem ligação com a segunda frase.
III. CERTA De acordo com esse estudo, é preciso que os tomadores de decisão levem em conta o que será gasto no futuro por causa dos problemas ambientais, como a extinção de espécies e o aquecimento global. Isso pode redefinir os atuais padrões econômicos e iniciar uma nova era, na qual o valor dos serviços da natureza passa a ser visível e se torna uma parte crítica da tomada de decisões na política e nas empresas.
-
Não deveria ter aspas em A Economia dos Ecossistemas de Biodiversidade?
Por favor respondam no meu perfil tb. Obrigado.
-
Eu tenho algumas dúvidas também:
1 - Como o colega disse, estranhei a falta de aspas no trecho A Economia dos Ecossistemas de Biodiversidade. Porém, o trecho está em itálico, e penso que isso dispensa as aspas.
2 - No trecho "devido ao uso", o correto não seria "devido o uso" ? Se deve para (ao) o uso ou se deve pelo (o) uso ?
-
Pra mim a opção correta seria a letra D, não achei erro algum nas outras opções, e quanto ao que os colegas escreveram '' compensações financeiras pagas; certo seria paga '' o PAGAMENTO é em relação as COMPENSAÇÕES, ou seja é PAGAS mesmo. Quanto a '' erro quanto à coerência '' a questão faz referencia a '' à correção gramatical '' então não cabe erro quanto a coerência. E quanto a '' pagas pelos (aos) países '' a frase passa a idéia de que o grupo pagou as compensações financeiras, ou seja é PELOS PAÍSES sim, pois o grupo não vai pagar as compensações, já que são compensações elas já foram pagas. Espero ter ajudado.
-
Quanto ao erro da alternaiva B), acredito que a ESAF deve ter este entendimento:
"[...]Devo advertir que o uso de DEVIDO A não tem o “respaldo dos autores cuidadosos”, no dizer do professor A. da Gama Kury, porque a locução surgiu da “masculinização” do particípio do verbo dever, que concordava normalmente com o substantivo referente: “ausência devida a problemas pessoais; problemas devidos ao excesso de chuvas”. Já a opinião de Celso Luft é a seguinte: “Os puristas não gostam desta locução e acham que devido deve ser usado apenas como particípio: o acidente foi devido (= deveu-se) a um descuido. O uso corrente da locução, claro, desautoriza os puristas. Em todo caso, observe-se a concordância quando "devido" é realmente particípio e atente-se sempre para a colocação do acento ind icativo de crase diante de substantivo feminino, dada a presença da preposição "a" nos dois casos: Acidentes devidos a motoristas imprudentes / ao desatino / à imprudência do motorista... Foi cancelado o show devido a problemas / devido ao tempo / devido à chuva.”.
http://www.kplus.com.br/materia.asp?co=321&rv=Gramatica
-
Julguei a 2 errada pois pensei que o erro estivesse na falta dos dois pontos antes de A Economia dos Ecossistemas de Biodiversidade.
Alguém concorda?
-
Recurso elaborado pela prof. Cláudia Kozlowski, no site Ponto dos Concursos:
"A diferença entre o texto original e o transcrito na prova reside apenas na supressão das vírgulas que isolam a estrutura “pagas pelos países industrializados”. Tal providência, contudo, não prejudicou a correção gramatical, tampouco promoveu incoerência textual, nos termos do enunciado da questão.
Estruturas explicativas devem ser apresentadas entre vírgulas, exatamente como consta do original. No entanto, a omissão desse sinal de pontuação torna o que antes era explicativo em restritivo, ou seja, o segmento perde seu caráter explicativo e se torna adjunto adnominal do termo a que se refere, no caso “compensações financeiras”. Isso realmente altera o sentido da passagem, mas não provoca prejuízo gramatical (uma vez que houve a supressão das duas vírgulas, e não de uma, apenas), muito menos incoerência, já que o segmento pode se revestir de um caráter restritivo na construção (“compensações financeiras pagas pelos países industrializados devido ao uso da biodiversidade”).
Por isso, o item II deve ser considerado correto, por respeitar a correção gramatical e a coerência textual, do mesmo modo que o item III."
-
Chegaram a um consenso?
A alternativa "II" realmente está errada ou a banca se equivocou?
-
O item II só pode estar errado por coerência textual, já que no primeiro primeiro período a ideia é a cerca de compensações financeiras, enquanto que no segundo e terceiro períodos o autor fala sobre flexibilização da posições dos países indistrializados. Não há erro gramatical no item II.
-
Acho que este item deveria ser retirado do rol de questões de português, pois ele não ajuda em nada na aprendizagem.
-
Achei excelente o recurso que essa professora escreveu (que o colega postou acima), mas, pelo visto, a banca não anulou a questão... Realmente não há erro algum de gramática nem de coerência!
-
O item II da questão está incorreto devido uso indevido de virgulas separando os sujeitos de seus predicados.Note: o primeiro grupo é sujeito do verbo ter(tendo) e o Brasil como líder é sujeito do verbo defender(defede).
-
Para mim, o erro da II está na ausência de vírgula antes de pagas.
-
II. O primeiro grupo, tendo o Brasil como líder, defende a adoção de compensações financeiras pagas pelos países industrializados devido ao uso da biodiversidade. Uma das tentativas de flexibilizar a posição dos países foi a divulgação do relatório A Economia dos Ecossistemas de Biodiversidade. O documento mostra que preservar o meio ambiente pode ser economicamente rentável.
GAB: ERRADO
O correto seria : "defende a adoção de compensações financeiras a serem pagas pelos países.." Uma vez que não foi realizada o pagamento, pois o grupo defende a adoção, algo que não foi adotado ainda.
Fonte: Prof. Arenildo, Qconcursos.