SóProvas


ID
2765977
Banca
IADES
Órgão
IGEPREV-PA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Segundo a Resolução BCB no 4.582/2017, o Conselho Monetário Nacional (CMN) definiu a meta de inflação de 4,25% para o ano de 2019, com intervalo de tolerância de 1,5% para mais e para menos. A esse respeito, quanto ao principal instrumento utilizado pelo Banco Central para garantir o atingimento da meta de inflação, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • O BACEN não compra títulos publicos no mercado primário. como tambem não emite títulos publicos. 

     

  • LETRA D.

     

    O principal instrumento utilizado pelo Banco Central é a regulação da taxa de juros.

     

     

  • Quando o Banco Central desejar sinalizar rapidamente para o mercado que não está gostando da remarcação de preços basta que ele suba a taxa básica de juros da economia. Deste modo, a obtenção de crédito passa a ficar mais cara, arrefecendo a demanda. Consequentemente, a remarcação de preços tende a cessar, pois o consumidor não estará mais comprando.

    Em geral o governo estabelece um Banco Central independente com um mandato de estabilidade de preços e determinando uma meta de inflação. Caberá ao BACEN manejar a política monetária (o oferta de moeda) com objetivo de manter a medida de inflação (o índice de preços) o mais próximo possível da meta.

     

    Gabarito D. 

  •  a) A compra de títulos públicos federais no mercado primário. (Via de regra, o BACEN não realiza operações no mercado primário, visto que isso consiste em financiar a ativiadade do estado, que não constitui atividade do BACEN. Há apenas uma exceção: O BACEN pode comprar um título do mercado primário, desde que esse título seja emitido para renegociação)

     b) As operações de mercado aberto realizados com títulos públicos emitidos pelo Banco Central. (Quem emite título público é, exclusivamente, o TESOURO - lembra do kiko do chaves kk)

     c) O controle de preços exercido mediante a redução da carga tributária. (A taxa de inflação é quem vai regular o controle de preços.)

     d) A regulação da taxa de juros por meio de operações compromissadas com títulos do Tesouro Nacional.

     e) O controle da concessão de crédito para evitar o sobre-endividamento da população. (Política creditícia)

  • CMN -> A.R.O.P.Z.C

    Adaptar, Regular (vlr int e ext), Orientar, Proporcionar, Zelar e Coordenar

    Gabarito D

  • Gabarito: letra D

    O principal mecanismo para manter a inflação sob controle no Brasil é a taxa de juros. Toda vez que os preços sobem acima do nível esperado, o Banco Central intervém com a elevação da taxa Selic. Isso faz o crédito ficar mais caro, e incentiva as pessoas e as empresas a gastarem menos. Se todos gastam menos, a tendência é que os preços também subam menos.

    A Selic é a taxa básica de juros da economia. É o principal instrumento de política monetária utilizado pelo Banco Central (BC) para controlar a inflação. Ela influencia todas as taxas de juros do país, como as taxas de juros dos empréstimos, dos financiamentos e das aplicações financeiras. 

    A taxa Selic refere-se à taxa de juros apurada nas operações de empréstimos de um dia entre as instituições financeiras que utilizam títulos públicos federais como garantia. O BC opera no mercado de títulos públicos para que a taxa Selic efetiva esteja em linha com a meta da Selic definida na reunião do Comitê de Política Monetária do BC (Copom). 

    fonte: bcb.gov.br/controleinflacao/taxaselic

  • Vamos comentar as opções:

    A)    A compra de títulos públicos federais no mercado primário – É no mercado primário que o Tesouro Nacional emite títulos da dívida pública, por meio de ofertas públicas competitivas, na modalidade de leilões. O BC não compra títulos no mercado primário, apenas operacionaliza esses leilões.

     Ao comprar títulos públicos no mercado primário o Bacen estaria financiando o Tesouro Nacional, o que é vedado pela Constituição e pela Lei de Responsabilidade Fiscal - LRF.

    O Banco Central do Brasil só poderá comprar diretamente títulos emitidos pela União para refinanciar a dívida mobiliária federal que estiver vencendo na sua carteira.

     Em regra, cabe ao BC operar apenas no mercado secundário, com o objetivo de regular a oferta de moeda e/ou a taxa de juros.

    B)     As operações de mercado aberto realizados com títulos públicos emitidos pelo Banco Central – O Bacen não emite títulos. Só o Tesouro Nacional pode emitir títulos públicos federais.

    C)     O controle de preços exercido mediante a redução da carga tributária – O Bacen não tem competência para alterar a carga tributária.

    D)    A regulação da taxa de juros por meio de operações compromissadas com títulos do Tesouro Nacional – Correto. O Bacen se utiliza de operações compromissadas com títulos do Tesouro Nacional, realizadas no mercado secundário, para regular a quantidade de moeda na economia e, assim, manter a estabilidade de preços.

    Esse é o principal instrumento utilizado pelo Banco Central para garantir o atingimento da meta de inflação.

    E)     O controle da concessão de crédito para evitar o sobre-endividamento da população - Disciplinar o crédito em todas as suas modalidades e as operações creditícias em todas as suas formas é competência do CMN.

    GABARITO: D

  • D

    A regulação da taxa de juros por meio de operações compromissadas com títulos do Tesouro Nacional

  • Veja neste site o que são 'Operações Compromissadas" para poder entender o porque da questão B, pois eu, embora soubesse que é através da Taxa de Juros que o Governo controla a inflação, essas Operações compromissadas que me fizeram escolher outra opção no caso a E que demonstra também um das atitudes governamentais para controle da inflação, obviamente, não a principal. https://acionista.com.br/operacoes-compromissadas-o-que-sao/

  • Aos não assinantes: alternativa D.

    Bons estudos!~

  • OBS.: NÃO confundir meta de inflação com meta da taxa Selic.

    A meta de inflação é definida exclusivamente pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), órgão normativo do Sistema Financeiro Nacional. O Bacen simplesmente executa as definições dadas pelo CMN.

    O art. 2º da LC n. 179/2021 deixa isso mais evidente para nós:

    Art. 2º As metas de política monetária serão estabelecidas pelo Conselho Monetário Nacional, competindo privativamente ao Banco Central do Brasil conduzir a política monetária necessária para cumprimento das metas estabelecidas.

    Uma vez que cabe ao BACEN conduzir a política monetária, ele precisa de instrumentos para controlar a meta de inflação, concorda?

    • MECANISMOS QUE PODEM SER UTILIZADOS PELO BANCO CENTRAL DO BRASIL [INSTRUMENTOS DE POLÍTICA MONETÁRIA]

    Open Market (Mercado aberto) – Compra e venda de títulos públicos (operações do mercado aberto) – quando o governo vende (lança) títulos no mercado, ele retira moeda da economia, e, quando compra títulos, ele coloca moeda na economia;

    Depósitos compulsórios – correspondem a um percentual das captações que os bancos são obrigados a recolher ao Banco Central; quanto maior o percentual do compulsório, menos moeda na economia, e vice-versa;

    Controle da taxa de juros – quanto maior a taxa de juros, menos pessoas estarão dispostas a tomar dinheiro emprestado, resultando em menos moeda na economia. Aqui entra a SELIC.

    Redesconto – BACEN emprestando dinheiro diretamente aos bancos que estão com poucos recursos. É utilizado em casos de problemas com liquidez.