SóProvas


ID
2768437
Banca
COPESE - UFT
Órgão
UFT
Ano
2018
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A educação reconhecida como direito humano e universal revela-se como elemento fundamental na construção de uma sociedade justa e igualitária, inclusive nas disputas sociais e históricas que determinam os avanços e retrocessos no processo de humanização. Se a educação tem sido utilizada como estratégia para manter a hegemonia do capital, deve servir, sobretudo de estratégia para possibilitar a sua contra-hegemonia. Assim, o Assistente Social junto à política de Educação, de acordo com o projeto de profissão com referências legais de 1993, deve atuar na perspectiva de:

Alternativas
Comentários
  • Assim, o/a assistente social inserido/a nesse espaço conflituoso deve ter clareza na opção do seu “projeto profissional vinculado ao processo de construção de uma nova ordem societária, sem dominação, exploração de classe, etnia e gênero” (CFESS, 2012, p. 24). Trata-se do reconhecimento da educação como terreno de formação dos sujeitos e do posicionamento em favor da garantia dos direitos dos/as usuários/as, da socialização das informações com aqueles/as que compartilham do espaço da educação e do fortalecimento do espaço da escola como lugar de exercício da democracia, do respeito à diversidade e de ampliação da cidadania.



    http://www.cfess.org.br/arquivos/BROCHURACFESS_SUBSIDIOS-AS-EDUCACAO.pdf

  • A

    reconhecimento da educação como terreno de formação dos sujeitos e do posicionamento em favor da garantia dos direitos dos/as usuários/as, da socialização das informações com aqueles/as que compartilham do espaço da educação e do fortalecimento do espaço da escola como lugar de exercício da democracia, do respeito à diversidade e de ampliação da cidadania.

    B

    reconhecimento da educação para reprodução da vida social e instrumentalização necessária à manutenção da desigualdade social e econômica engendrada pelo Estado burguês e a dominação capitalista, com vistas ao fortalecimento do espaço da escola como lugar de reflexões, do respeito institucional e de manutenção da ordem burguesa.

    C

    reconhecimento da educação para uma sociabilidade responsável pela ordem social vigente que nutre a manutenção da desigualdade social e econômica através da dominação capitalista, com vistas ao fortalecimento do espaço da escola como lugar de conflitos, mas essencialmente do respeito institucional.

    D

    reconhecimento da educação com elementos constituídos a partir de uma concepção de educação coerente com o projeto ético-político profissional, que, diante, das particularidades da atuação do/a assistente social na referida política pública e do contexto político e ideológico de ofensivas capitalistas, contribua para a intensificação da luta pela educação como lugar de reflexões, do respeito institucional e de manutenção da ordem burguesa.