SóProvas


ID
2770351
Banca
COMPERVE
Órgão
Prefeitura de Natal - RN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Os bloqueadores dos canais de cálcio (BCC) são empregados no tratamento de hipertensão arterial sistêmica. Atuam bloqueando os canais responsáveis pelo influxo transmembrana de cálcio, seu efeito farmacológico se dá principalmente sobre os miócitos da musculatura lisa e cardíaca. Os BBCs são divididos por grupos químicos de acordo com a afinidade por receptores teciduais específicos. O grupo químico de BBC que apresenta efeito vasodilatador predominante, relacionado a reações adversas como edema maleolar e rubor facial, são as:

Alternativas
Comentários
  • Dihidropiridinas: anlodipino, nifedipino. 

    Outras característica relacionadas com essa classe é o fato de produzir taquicardia devido a estimulação adrenérgica do nado atrial. Uma ressalva para o anlodipino, esse pode amenizar as manifestações do fenômeno de Raynaud, condição em que as mãos ficam dormentes e friasem certas circunstâncias.

  • Classificação de BBC:

    Diidropiridinas: Ação vasodilatadora; farmacos: nifedipina (ação curta) e amlodipina (ação longa)

    Efeitos adversos:Edema e rubor facial; nifepidina - taquicardia reflexa grave.

    Não-diidropiridinas: Ação no coração (ICC e angina); fármacos:  verapamil (ação curta) e diltiazem 

    Efeitos adversos: Verapamil-constipação

  • São Bloqueadores dos canais de Ca2+

    > Verapamil (fenilalquilamina)

    > Diltiazem (benzotiazepina)

    Atuam nas grandes artérias cardíacas (reduzindo a pós carga) - efeitos inotrópico e cronotrópico negativos, por isso não aconselha-se associação com beta-bloque (pode bradicardia excessiva), nem o uso em pacientes com anormalidades no nodo AV ou SA ou ICC. Não fazem vasodilatação periférica acentuada nem taquicardia reflexa.

    > Nifedipina (Dihidropiridina)

    > Nicardipina(Dihidropiridina)

    > Anlodipina (Dihidropiridina)

    Produzem vasodilatação periférica acentuada (aumenta o retorno venoso o que aumenta o débito cardíaco e dá taquicardia reflexa), por isso muitas vezes associado a beta-bloque (p/ compensar o efeito reflexo). Além dos efeitos adversos já mencionados pelos colegas, as diidropiridinas, devido ao seu efeito vasodilatador muito potente pode exercer o roubo coronário (vasodilatação em regiões não isquêmicas) e agravar a isquemia miocárdica (1 toxicidade possível).