-
LETRA B
Fiz um macete para fixar!
Falou em BSC , Processe a FCC!
Processe -> Processo interno (mapear os processos críticos)
Financeira (receita, produtividade,lucratividade)
Clientes (satisfação dos clientes)
Conhecimento e aprendizado
Galera, criei um perfil no instagram voltado para publicar os meus macetes , dicas e em breve venda dos meus materiais. Sigam aí @qciano. Abraço e bons estudos! https://www.instagram.com/qciano/
-
Letra (b)
Complementando o amigo Cassiano:
São definidos objetivos estratégicos para cada uma das perspectivas e tarefas para o atendimento da meta em cada objetivo estratégico.
Ribas
-
Gabarito - B
O Balanced Scorecard é um mecanismo para a implementação da estratégia, não para sua formulação. O foco está no alinhamento com a missão, visão e os objetivos, visando a implementação das estratégias, a satisfação do cliente, a melhoria dos processos internos e o aprendizado e crescimento organizacional.
O BSC deveria ser mais do que uma coleção de indicadores críticos. Desta forma, o BSC deve incorporar uma série de relacionamentos de causa e efeito e uma mistura de indicadores de desempenho e os vetores que levam a estes desempenhos.
Prof. Rodrigo Rennó
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Confira o meu material gratuito --> https://drive.google.com/drive/folders/1sSk7DGBaen4Bgo-p8cwh_hhINxeKL_UV?usp=sharing
-
Só faltou o crescimento na letra B né.
-
Gab: B
Balanced Scorecard é FCLIPA - Financeiro - CLIente - Processos internos e Aprendizado e criscimento.
Larissa Vianna, Crescimento está dentro de APRENDIZADO e não como uma perspectiva independente.
-
a) Errada
Definição da Missão = 2º fase da metodologia do plano estratégico e corresponde ao motivo existencial da org., a sua essência, a satisfação de alguma necessidade do ambiente externo (efetividade), compromisso social.
Diagnóstico estratégico = 1º fase da metologia do planejamento estratégico e aqui sim corresponde ao estabelecimento da Visão (como a org. se enxerga no futuro, norte a ser seguido) e tbm o estabelecimento de Valores, bem como análise interna e externa.
c)Errada
Análise interna e externa = Diagnóstico estratégico (explanado na letra 'a')
Tanto a Análise interna externa, o Desenvolvimento de cenários qnto o BSC são ferramentas independentes (mas que podem ser usadas de forma integrada) p/ construção do Planejamento estratégico.
d) Errada
Forças e fraquezas = elementos internos da Análise SWOT
Ameças e oportunidades = elementos externos da Análise SWOT
e) Errada.
O BSC não define metas de curto/médio/longo prazo (elas já estão definidas) e sim INTEGRA a gestão estratégica de curto/médio/longo prazo.
Conecta objetivos, esclarece a estratégia já definida. A metodologia é traduzir a visão, a missão e a estratégia org. em metas e indicadores atribuíveis a cada indivíduo de forma integrada.
Sendo assim, tbm serve como ferramenta de gestão de desempenho.
-
BSC é uma ferramenta de planejamento estratégico na qual a entidade tem claramente definidas as suas metas e estratégias, visando medir o desempenho empresarial através de indicadores quantificáveis e verificáveis.
O principal objetivo do BSC é o alinhamento do planejamento estratégico com as ações operacionais da empresa.
As Perspectivas padrão do BSC são:
Econômico-Financeira.
Clientes.
Processos Internos.
Aprendizado e Crescimento.
-
Os mapas estratégicos são ferramentas que auxiliam na comunicação e visualização das estratégias gerenciadas pelo Balanced Scorecard. Através do mapa estratégico, conseguimos “resumir” graٽcamente a missão, a visão, os principais objetivos estratégicos e os indicadores envolvidos.
Fonte:Rennó
-
Cassiano kkkk gostei do Macete :D
-
O BSC permite o monitoramento da organização. Busca o equilíbrio entre os aspectos financeiros e não financeiros.
O Balanced Scorecard é uma metodologia de medição de desempenho que foi desenvolvida por Robert Kaplan e David Norton. Os métodos tradicionais de avaliação do desempenho empresarial tinham como base, indicadores financeiros e contábeis e já não atendiam, na sua plenitude, às necessidades organizacionais.
Neste ponto, vale destacar que o BSC procura integrar as ações estratégicas, operacionais e organizacionais, de modo a buscar o alinhamento entre os objetivos e ações da organização. Lembramos, ainda, que o BSC permite medir o desempenho da organização, desde que esteja focado em quatro perspectivas: perspectivas das finanças, dos clientes, dos processos internos e do crescimento.
Essas perspectivas são os pilares do sistema BSC e estão ligados às estratégias organizacionais.
Uma organização só deverá ser considerada no caminho do sucesso, se os quatro conjuntos de indicadores estiverem devidamente “balanceados”, ou seja, aplicados com graus de importância relativa, porém equitativa, de forma a possibilitar um desenvolvimento real e equilibrado. Se num determinado período uma empresa for muito bem financeiramente, mas com indicadores referentes ao atendimento a seus clientes avaliados como abaixo do esperado, muito provavelmente, em médio prazo, irá apresentar problemas de sobrevivência. O modelo de gestão criado por Kaplan e Norton, segundo suas próprias palavras, não é mais do que o conjunto de indicadores (medidas) e mostradores (gráficos) de um “painel de controle” da empresa.
Função do BSC.
Dentre os benefícios decorrentes da implantação do BSC, podemos elencar:
a) Traduz a estratégia em objetivos e ações concretas;
b) Proporciona à gestão uma visão sistematizada do desempenho operacional;
c) Facilita a comunicação dos objetivos estratégicos, focalizando os colaboradores na sua consecução;
d) Suporta a atribuição de incentivos em função do desempenho individual e da contribuição para os resultados do negócio.
GABARITO - B
-
Gente... meu comentário é pra quem está se sentido o "jumento" do Qconcursos quando abre as estatísticas pra chegar à resposta por aproximação. Muitos assinantes se preocupam com sua posição no ranking (fragilidade do Ego) daí também abrem comentários, estatísticas pra marcarem a correta e subir no ranking... daí tanta gente acertar. Isso é bom para os não assinantes que vislumbram a alternativa correta mais rapidamente.
Na realidade prática de prova... muitaaaa gente erra e erram coisas bobas. Não pense que você está fraco/fraca... não se compare aos iludidos dessa página.
QUALQUER UM/UMA PODE CONSEGUIR! É SÓ SE DEDICAR SEM NUNCA SE COMPARAR!
A vitória é certa para os teimosos. O teimoso que chora, mas não larga o lápis. Que grita, berra, mas volta mais calmo meia hora depois pra resolver outro simulado. Que braveja, que se pune, se esmurra, quebra um mouse, mas sai de um mapa mental pra se distrair com uma vídeo-aula. Seu temperamento sanguíneo e apaixonado te levará ao topo!
-
Galera, esses comentários não respondem a questão.
Segue uma resposta plausível:
Segundo Kaplan e Norton (2004), o mapa estratégico adiciona a dinâmica temporal da estratégia, trazendo mais clareza e foco. Portanto, pode-se dizer que o mapa estratégico é a representação visual da estratégia, ilustrando em uma página as quatro perspectivas (financeira, clientes, processos internos e aprendizado), que demonstram a estratégia.
-
-
MAPA ESTRATÉGICO = CAUSA E EFEITO
DIAGNÓSTICO ESTRATÉGICO = F.O.F.A
-
LETRA B
O BSC é um mecanismo para implementação da estratégia e leva em conta um conjunto equilibrado de indicadores financeiros e não financeiros.
Cria-se um referencial para a descrição e implementação das estratégias.
Mapa estratégico possibilita demonstrar as relações de causa e efeito entre as medidas adotadas.
-
Já aprendemos que mapa estratégico é um diagrama no qual ficam claras as relações de causas e efeitos (precedência) entre os objetivos estratégicos (FCC, SEFAZ/BA, 2019).
Gabarito: B
-
GJ... o BSC se utiliza da análise dos pontos internos (forças e fraquezas) e também dos externos (ameaças e oportunidades). No entanto, a questão perguntou especificamente do mapa estratégico, que é a REPRESENTAÇÃO VISUAL DA ESTRATÉGIA, a qual permite a visualização das relações de causa e efeito entre os objetivos da organização e as perspectivas do BSC.
-
Gabarito: B
A questão cobra conhecimentos sobre Balanced Scorecard - BSC de Kaplan e Norton.
São 4 Perspectivas que têm uma relação de causa e efeito a fim de atingir a Visão e a Estratégia:
1) Aprendizagem e crescimento;
2) Processos Internos;
3) Clientes;
4) Financeira.
Cada perspectiva será monitorada com indicadores.
O Mapa Estratégico é uma ferramenta que auxilia na visualização e comunicação das estratégias, resumindo a missão, visão, valores, objetivos e indicadores. Ele mostra a relação de causa e efeito dos objetivos estratégicos com as perspectivas do BSC.
@adm.semduvida
-
Sempre confundo processos internos e aprendizado e crescimento. Talvez um macete para dissociá-los é relacionar o aprendizado e crescimento com as pessoas (liderança, motivação, comunicação, etc.) e os processos internos como algo mais operacional mesmo.