SóProvas


ID
2780593
Banca
Colégio Pedro II
Órgão
Colégio Pedro II
Ano
2017
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Segundo os dispositivos da Lei nº 9.784/1999, que regula o processo administrativo no âmbito da Administração Pública Federal, é INCORRETO afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Letra de Lei:

    A) Art. 7o Os órgãos e entidades administrativas deverão elaborar modelos ou formulários padronizados para assuntos que importem pretensões equivalentes. CERTO 

     

    B) Art. 6o, Parágrafo único. É vedada à Administração a recusa imotivada de recebimento de documentos, devendo o servidor orientar o interessado quanto ao suprimento de eventuais falhas.  CERTO

     

    C) Art. 27. O desatendimento da intimação não importa o reconhecimento da verdade dos fatos, nem a renúncia a direito pelo administrado. ERRADO GABARITO

     

    D) Art. 8o Quando os pedidos de uma pluralidade de interessados tiverem conteúdo e fundamentos idênticos, poderão ser formulados em um único requerimento, salvo preceito legal em contrário. CERTO

  • Art. 27. O desatendimento da intimação não importa o reconhecimento da verdade dos fatos, nem a renúncia a direito pelo administrado.

    Parágrafo único. No prosseguimento do processo, será garantido direito de ampla defesa ao interessado.

  • Analisemos cada opção, separadamente, à procura da única INCORRETA:

    a) Certo:

    Esta alternativa constitui simples reprodução do teor do art. 7º da Lei 9.784/99, in verbis:

    "Art. 7o Os órgãos e entidades administrativas deverão elaborar modelos ou formulários padronizados para assuntos que importem pretensões equivalentes."

    Correta, pois, a presente opção.

    b) Certo:

    Trata-se de assertiva que encontra expressa sustentação na norma do art. 6º, parágrafo único, da Lei 9.784/99, abaixo reproduzido:

    "Art. 6o O requerimento inicial do interessado, salvo casos em que for admitida solicitação oral, deve ser formulado por escrito e conter os seguintes dados:

    (...)

    Parágrafo único. É vedada à Administração a recusa imotivada de recebimento de documentos, devendo o servidor orientar o interessado quanto ao suprimento de eventuais falhas."

    c) Errado:

    A presente afirmativa contraria frontalmente a regra do art. 27, caput, da Lei 9.784/99, de seguinte conteúdo:

    "Art. 27. O desatendimento da intimação não importa o reconhecimento da verdade dos fatos, nem a renúncia a direito pelo administrado."

    Claramente incorreta, portanto, esta assertiva, eis que em manifesto confronto com o figurino legal.

    d) Certo:

    Por fim, esta proposição constitui mera reprodução da norma do art. 8º da Lei 9.784/99, como abaixo se pode perceber de sua leitura:

    "Art. 8o Quando os pedidos de uma pluralidade de interessados tiverem conteúdo e fundamentos idênticos, poderão ser formulados em um único requerimento, salvo preceito legal em contrário."


    Gabarito do professor: C
  • Gab.: C

    o desatendimento da intimação pelo administrado importa o reconhecimento da verdade dos fatos, bem como a renúncia ao direito, em razão da falta do interesse de agir.

  • C) Não importa o reconhecimento da verdade dos fatos.

    Fonte: Labuta nossa de cada dia.

  • A revelia não surge efeito no processo administrativo,assim como tem efeito no direito civil.