SóProvas


ID
2785840
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IPHAN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Julgue o próximo item, relativo ao arranjo e à descrição de documentos em arquivos permanentes.


A descrição complementa a classificação de documentos e assegura a localização do acervo organizado na fase corrente.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito CERTO (mesmo a descrição sendo uma atividade presente na fase permanente está impactará em todas as fases do ciclo, sendo que podemos perceber isso quando analisamos que o arquivo corrente/intermediário é SUBORDINADO tecnicamente aos arquivos permanentes)

     

    TEORIA

    As duas principais finalidades da descrição tradicionalmente identificadas na literatura da arquivologia, encontramos: controle e acesso. Seu eu compreendo que dentre as funções de descrição arquivística estão inseridos a elaboração de mecanismos de acesso; a explicitação dos relacionamentos entre os documentos de arquivo e as funções e atividades que lhes deram origem; e ainda o contro-le do acervo, é possível perceber que, em todas as fases documentais (=corrente, intermediária e permanente), a implementação de um processo descritivo é fundamental, uma vez, que controle e acesso são necessários e relevantes (Oliveira, 2012, p. 41);

     

    A descrição complementa a classificação de documentos e assegura a localização, identificação e acesso ao acervo organizado na fase corrente, intermediária e permanente, UMA VEZ, que está função arquivística, tem como uma de suas consequências a produção de taxonomias/linguagem documentária controlada, que auxiliam diretamente no ganho de eficiência no processo de classificação;

  • Não seria "... acervo organizado na fase permanente"?

  • Cespe 2018 está um cão. Meu rendimento em arquivologia e ética foi para o chão.

  • Mas a descrição não é atividade do arquivo permanente? O.O Indiquem para comentários...

     

    "Atenção: A descrição é atividade de um arquivo permanente, e não de uma gestão de documentos"

     

    "Atividades de um arquivo permanente:
    - arranjo
    - descrição e publicação (facilitar o acesso aos documentos)
    - conservação
    - referência (política de acesso e uso dos documentos)
    "

     

    Renato Valentini, Arquivologia para Concursos

  • Registro
    O registro consiste em formalizar a captura do documento arquivístico dentro do sistema de gestão arquivística por meio da atribuição de um número identificador e de uma descrição informativa. Em um SIGAD, essa descrição informativa é a atribuição de metadados. O registro tem por objetivo demonstrar que o documento foi produzido ou recebido e capturado pelo sistema de gestão arquivística de documentos, bem como facilitar sua recuperação.

  • ai me vem o cespe no próximo certame cobrando que é certo na fase permanente, eis a questão?? a resposta pelo colega Raphael Coutinho é até procedente, porém, dá a entender que é um recorte de um tal autor e trecho qualquer de livro.

    Sempre aprendi que "descrição" pertence à fase permanente... fooooda viu. :(

  • Entre as atividades do arquivo corrente está a de PROTOCOLO, que possui os seguintes setores/atividades: recebimento, classificação, registro, autuação, distribuição, movimentação, expedição.

    Classificação: Análise e identificação do conteúdo de documentos, seleção da categoria de assunto sob a qual sejam recuperados, podendo atribuir a eles códigos. Esta tarefa é executada com o auxílio do plano de classificação.

    Registro : Os documentos recebidos pelo protocolo são registrados em formulários ou em sistemas eletrônicos, nos quais serão descritos os dados referentes ao seu número, nome do remetente, data e assunto, espécie, entre outros elementos. Os elementos utilizados para o registro de documentos nos serviços de protocolo são metadados desses documentos.

  • Apesar da descrição ser, sim, uma atividade realizada prioritariamente na fase permanente, não há que se falar em exclusividade.

    Na pág. 11 da NOBRADE há o seguinte parágrafo:

    "Esta norma estabelece diretivas para a descrição no Brasil de documentos arquivísticos,compatíveis com as normas internacionais em vigor ISAD(G) e ISAAR(CPF), e tem em vista facilitar o acesso e o intercâmbio de informações em âmbito nacional e internacional. Embora voltada preferencialmente para a descrição de documentos em fase permanente, pode também ser aplicada à descrição em fases corrente e intermediária."

  • Que português é esse hein

  • A descrição complementa a classificação de documentos e assegura a localização do acervo organizado na fase corrente.

    Pessoal, eu acho que vocês estão analisando a questão sobre o prisma errado. Interpretei assim: o que a questão quer dizer é que a "descrição" permite que se localize o acervo que foi organizado (inicialmente) na fase corrente. Todo o acervo de um órgão foi um dia organizado (lembrem da sequência para a organização dos documentos: CLASSIFICAÇÃO ORDENAÇÃO ARQUIVAMENTO). Sendo assim, a questão está correta.

    Acho que o examinador pensou dessa forma.

  • O uso da descrição não é restrito apenas aos documentos permanentes.

    Pode ser usado pelos doc. correntes,intermediários e,preferencialmente, pelos permanentes.

  • Essa questão tem um viés polêmico porque o que cai em prova e o que mais é falado na teoria arquivística é que a descrição é uma atividade desenvolvida especificamente no arquivo permanente. 

    Entretanto, analisando a questão a fundo, há uma coerência aceitável. Veja: 

    A descrição arquivística, segundo o Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivística, "é o conjunto de procedimentos que leva em conta os elementos formais e de conteúdo dos documentos para elaboração de instrumentos de pesquisa."

    Em outras palavras, a descrição consiste na análise do documento e da retirada de informações que o representam de forma que essas informações possam ser inseridas em sistemas para facilitar o acesso, por exemplo, e para a elaboração de instrumentos de pesquisa.

    Pela lógica, se uma descrição é feita no arquivo corrente, todas as informações retiradas do documento fornecerão elementos que facilitarão a classificação, pois a classificação é justamente a leitura do documento e a aplicação de um código a partir do conteúdo que se identificou no momento da leitura. Esses elementos descritivos também facultam a localização dos documentos, pois se a classificação foi feita, a identificação pelo código ocorre de forma mais rápida.

    Essa é uma interpretação feita no sentido de entender o posicionamento da banca, mas a recomendação é que aguardemos futuros retornos dessa questão para entendermos qual linha seguir.
    Fonte: Arquivo Nacional (Brasil). Dicionário brasileiro de terminologia arquivística. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2005.

    Gabarito do Professor: certa

  • Ano: 2018 Banca:  Órgão:  Prova: 

    Julgue o próximo item, relativo ao arranjo e à descrição de documentos em arquivos permanentes.

    Um programa de descrição deve prestar informações sobre o acervo em sua totalidade.

    Gab:certo

  • Se a banca diz que pedra é comestível só no judiciário pra fazer eles anularem.

  • Cespe é uma jeans grassa kk
  • Meus irmãos, se eu disser para vcs que eu li e reli a questão várias vezes, e não entendi a pergunta, vcs acreditam?

  • A descrição complementa a classificação de documentos e assegura a localização do acervo organizado na fase corrente. (CERTO)

    Assegura: precisa, correta.

    Um programa de descrição deve prestar informações sobre o acervo em sua totalidade. (CERTO)

    Prestar: fornecer

    Nessas duas questões da CESPE, perceba que a descrição está ligada a informação e localização. Como? Através do instrumento de pesquisa, o individuo consegue ter informação, acesso e localizar o que ele está procurando.

    OBS: A descrição não é exclusiva da fase permanente, pode ter na corrente também. Imagina que você tem um documento de uso constante, dai você precisa de uma ferramenta pra localizar e acessar o que procura, ligado também ao instrumento de pesquisa (guia, inventario, catálogo, etc).

  • Que acervo é esse na fase corrente?

  • A descrição complementa a classificação de documentos?

    Sim.

    Assegura a localização do acervo organizado na fase corrente?

    Só se interpretarmos a questão da seguinte forma: assegura a localização do [acervo que tenha sido organizado na fase corrente, mas que hoje se encontra no arquivo permanente].

    Realmente, difícil de engolir.

    Descrição documental: etapa essencialmente do arquivo permanente.

    • Processo de identificação de metadados capazes de representar e identificar um acervo arquivístico e seu contexto;
    • São instrumentos de apoio à descrição: inventários, guias, catálogos.
  • A descrição complementa a classificação de documentos OK

    A descrição assegura a localização do acervo organizado na fase corrente. OK.

    Até aí a gente até engole.... Porém, o comando da questão diz.....Julgue o próximo item, relativo ao arranjo e à descrição de documentos em arquivos permanentes.