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ID
2787637
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IPHAN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Acerca da atuação de Burle Marx no paisagismo brasileiro, julgue o item seguinte.


Uma característica marcante nas obras de Burle Marx é a integral comunhão entre arquitetura e paisagismo: ele partia de princípios artísticos clássicos, mas os transformava em traçados totalmente abstratos.

Alternativas
Comentários
  • O arquiteto-paisagista Burle Marx, expoente da arquitetura moderna brasileira, mantinha o valor de que o jardim, preferencialmente composto por plantas nativas, é um artifício que deve reintegrar o homem e a arquitetura à sua paisagem natural. Em seus projetos, o jardim valoriza-se pelo contraste com a forma geométrica arquitetônica, como uma moldura vegetal para os edifícios modernos. 

    De acordo com Guerra (2002), o conhecimento dos princípios formais da abstração pictórica e a sólida compreensão dos valores defendidos pelas vanguardas, aos quais Burle Marx teve acesso ainda na década de 20, o habilitaram a manipular e a codificar de forma apropriada os elementos naturais orgânicos e inorgânicos, transcendendo a situação original da natureza intocada e obtendo uma paisagem transformada onde homem e natureza se reencontram. Assim, o 'jardim de Burle Marx não se subordina à natureza, à arquitetura, ao lugar, à tradição, mas sua identidade existe em equilíbrio com eles'". 

    Gabarito do Professor: CERTO.

    FONTE: GUERRA, Abilio. Lúcio Costa, Gregori Warchavchik e Roberto Burle Marx: síntese entre arquitetura e natureza tropical. Revista USP, São Paulo, n. 53, p.18-31, 2002.

  • Discordo , o jardim do Ministério da Educação tem o constraste entre as formas retangulares e seu paisagismo de formas orgânicas. O que ocorria era uma tendência modernista de fazer integrção entre paisagismo e arquitetura , mas O Burle Marx não seguia , então não vejo total integração

    O bruno Zevi mesmo pontua isso :

    "A intervenção de Burle Marx aí se desdobra em dois sentidos: colocando uma luxuriante vegetação junto a um ângulo ou a uma parede nua do edifício, ou quebrando a regularidade retangular de um terraço com um desenho ondulado multicolorido. (...) O resultado costuma ser excelente, sempre interessante e genial, mas deixa alguma perplexidade, justamente por se basear num processo “corretivo” da arquitetura" (ZEVI apud DOURADO, 2009, p.170).