SóProvas


ID
2788072
Banca
CECIERJ
Órgão
CEDERJ
Ano
2017
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

O uísque é uma bebida rigorosamente regulamentada. Possui denominações de origem e várias classes e tipos, cuja característica comum é a fermentação dos grãos e a destilação máxima de 80% de álcool para os de milho e 90% de álcool para os de outros grãos, antes da adição de água, com vistas à retenção dos sabores dos grãos usados para fazer a alcoolização.


Esse álcool é o etanol somado a pequenas quantidades de outras substâncias, dentre as quais, ácido acético e acetato de etila. Estas duas últimas substâncias teriam se formado, a partir do etanol, respectivamente, por reações de

Alternativas
Comentários
  • Para a resolução desta questão é importante saber quais produtos são formados a partir de reações de álcoois. O enunciado pede quais as reações que acontecem com o álcool etanol para que haja a formação do ácido acético, que é um ácido carboxílico, e formação do acetato de etila, que é um éster. Dessa forma, observemos a análise das alternativas:

    A) ERRADA – A reação de redução de álcoois forma hidrocarbonetos e não ácidos carboxílicos ou ésteres: R – OH  R – H. Logo, a reação de redução geraria o hidrocarboneto etano, o que torna esta alternativa incorreta.

    B) ERRADA – A reação de oxidação de álcoois pode gerar aldeídos, cetonas e ácidos carboxílicos, dependendo das condições da reação. Dessa forma, a oxidação do etanol (CH3CH­2OH), um álcool primário, pode gerar um ácido carboxílico, como o ácido acético (CH3COOH):
    CH3CH2OH + O2 → CH3COOH + H2O
    Entretanto, na reação de hidrólise, ocorre uma quebra na molécula do composto orgânico pela ação da água. Dessa forma, as hidrólises acontecem quando um éster entra em contato com H­2O, formando um álcool e um ácido carboxílico (RCOOR' + H2O → RCOOH + R'OH), e não o contrário. Portanto, essa alternativa é incorreta. 

    C) CORRETA – A reação de oxidação de álcoois pode gerar aldeídos, cetonas e ácidos carboxílicos, dependendo das condições da reação. Dessa forma, a oxidação do etanol (CH3CH­2OH), um álcool primário, pode gerar ácido carboxílico, como o ácido acético (CH3COOH):
    CH3CH2OH + O2 CH3COOH + H2O
    A reação de esterificação acontece entre ácidos carboxílicos e álcoois, formando um éster. Sendo assim, como a oxidação do etanol gera o ácido acético, o contato entre esses dois compostos pode promover uma reação em que o acetato de etila (CH3COOCH2CH3) é formado, como mostrado abaixo:
    CH3COOH + CH3CH2OH  CH3COOCH2CH3 + H2O
    Logo, os compostos ácido acético e acetato de etila são formados a partir do etanol pelas reações de oxidação e esterificação, respectivamente.

    D) ERRADA – Na reação de hidrólise ocorre uma quebra na molécula do composto orgânico pela ação da água. Dessa forma, as hidrólises acontecem quando um éster entra em contato com H­2O, formando um álcool e um ácido carboxílico (RCOOR' + H2O → RCOOH + R'OH), e não o contrário, ou seja, a partir de um álcool não é possível obter um ácido carboxílico pela reação de hidrólise. Já a reação de redução de álcoois forma hidrocarbonetos e não ácidos carboxílicos ou ésteres (R – OH  R – H). Logo, a reação de redução do etanol geraria o hidrocarboneto etano. Por essas razões essa alternativa é incorreta.

    Gabarito do Professor: Letra C.
  • A FÓRMULA DO ETANOL É CH3CH2OH, SENDO NECESSÁRIO ADICIONAR UM OXIGÊNIO PARA QUE ELE SE TRANSFORME EM UM ÁCIDO ACÉTICO, CUJA FÓRMULA É CH3COOH. SENDO ASSIM, VISTO QUE O OXIGÊNIO É MAIS ELETRONEGATIVO QUE O CARBONO, ELE TENDE A ROUBAR ELÉTRONS DO CARBONO, AUMENTANDO, DESSA FORMA, O NOX DO CARBONO, ISTO É, O OXIGÊNIO REDUÇÃO, OCASIONANDO NA OXIDAÇÃO DO CARBONO.