SóProvas



Questões de Tipos de Reagentes e Mecanismos das Reações Orgânicas.


ID
674827
Banca
UFLA
Órgão
UFLA
Ano
2008
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

A presença de ligações carbono-carbono duplas ou triplas nos hidrocarbonetos aumenta consideravelmente a reatividade química deles. As reações mais características de alcenos e alcinos são as reações de adição. A adição de HCl ao composto X forma o 2-cloropropano. Qual é o composto X?

Alternativas
Comentários
  • X + HCl ----> CH3–CHCl–CH3

    Já que a reação é da adição de 1 mol de HCl (Hidro-Halogenação) e o produto foi um haleto saturado, o "X" só pode ser um propeno

    (CH2=CH–CH3).

    Pq vai ocorrer quebra da ligação π (instauração), o que é característica das reações de adição, onde o HCl vai seguir a regra de Markovnikov:

    O hidrogênio busca o carbono instaurado que é mais hidrogenado e o haleto (cloro) vai para o menos hidrogenado. Resultado:

    CH3–CHCl–CH3

    Letra D.


ID
690058
Banca
CPCON
Órgão
UEPB
Ano
2007
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Usado inicialmente pelos fenícios, o sabão é conhecido há pelo menos 2600 anos, como um produto para higiene pessoal. Porém, na Idade Média, caiu em desuso, provocando doenças tais como a febre tifóide (peste negra) e cólera, que mataram milhões de pessoas na Europa. Como um caso curioso, relata-se uma carta de Napoleão Bonaparte informando a sua esposa Josefina que em um mês estaria voltando para casa e fazendo um pedido singular: solicitava a Josefina para não tomar banho pois estava com muitas saudades.
A reação para produção de sabão possui como produtos um sal de ácido carboxílico e um álcool. Qual das alternativas abaixo apresenta os possíveis reagentes dessa reação?

Alternativas
Comentários
  • A reação de saponificação não podia ter outro nome, uma vez que ficou muito conhecida em razão de sua enorme utilização na Indústria: confecção de sabonetes e sabão em barra. Para que essa reação aconteça, é preciso haver um éster misturado com uma base forte na presença de água e aquecimento. O produto final é um sal orgânico, o sabão, e álcool. O éster usado no processo provém de um ácido graxo.


                                 


    Ácido graxo + Hidróxido de sódio → sabão + glicerol (álcool)

    O uso de bases no processo (hidróxido de sódio ou potássio) fez com que a reação ficasse conhecida também como Hidrólise alcalina.

    Opção correta A.



ID
702772
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2012
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

O reagente nucleofílico na reação de esterificação de um ácido orgânico é

Alternativas

ID
737950
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2010
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

O comportamento químico de aldeídos e cetonas está relacionado ao grupo funcional carbonila (C = O). Por esta razão esses compostos apresentam propriedades semelhantes. Em relação a aldeídos e cetonas, analise as afirmativas abaixo e, a seguir, assinale a alternativa correta.

I. Ambos apresentam reações de adição nucleófila.

II. Ambos são oxidados originando dois ácidos.

III. A redução de uma cetona dá origem a um álcool secundário.

IV. Aldeídos e cetonas não podem ser distinguidos por reações químicas.

Alternativas

ID
774340
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2012
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Na indústria química, as reações são usadas para produzir compostos que têm alguma aplicação prática e que podem ser preparados a partir de materiais abundantes na natureza.
Associe o tipo de reação orgânica com o processo e o produto a ela relacionados.
Tipo de reação orgânica:                                                              
I- Substituição eletrofílica
II- Polimerização
III -Saponificação
IV - combustão  

Processos
M - processo de produção de nitrobenzeno a partir de benzeno e ácido nítrico. 
N - processo reacional que ocorre com ácido graxo e uma base na presença de calor formando um sal de ácido graxo e álcool. 
P - processo de produção de dióxido de carbono e água a partir de etanol na presença de oxigênio. 
Q - processo de hidrogenação catalítica de óleos e gorduras.
R - processo reacional de produção de politetilenotereftalato e água a partir de ácido tereftálico e etilenoglicol.

Alternativas
Comentários
  • qconcurso devia organizar melhor a estrutura das questões difícil de ler dessa forma


ID
959227
Banca
CETRO
Órgão
ANVISA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Acerca de reações de adição e de substituição nucleofílicas, analise as assertivas abaixo.
I. Na reação de substituição nucleofílica, um nucleófilo ataca um halogeneto de alquila no carbono sp2 que está ligado ao halogênio, resultando em seu deslocamento pelo nucleófilo.
II. Quanto maior a basicidade do nucleófilo, maior será a sua reatividade em uma reação de substituição nucleofílica.
III. O produto da adição nucleofílica do oxigênio do álcool ao átomo de carbono da carbonila do aldeído ou da cetona é um hemiacetal.
IV. Os aldeídos são geralmente mais reativos que as cetonas em reação de adição nucleofílica.

É correto o que se afirma em :

Alternativas
Comentários
  • I - não necessariamente é um halogeneto de alquila, pois pode ocorrer substituição com grupos diferentes de haletos.

  • I. Na reação de substituição nucleofílica, um nucleófilo ataca um halogeneto de alquila no carbono sp2 que está ligado ao halogênio, resultando em seu deslocamento pelo nucleófilo. ERRADA.

    A reação de substituição nucleofílica, em geral, é uma reação entre um nucleófilo (uma espécie com um par de elétrons não compartilhado) e um haleto de alquila (chamado substrato). No entanto, não podemos falar que o carbono ligado ao halogênio seja um carbono sp2. Carbono com hibridização sp2 é observado em haletos vinílicos e não em haletos de alquila. Só acrescentando, na reação SN1, formaremos um carbocátion intermediário com o átomo de carbono do grupo abandonador, nesse caso sim, com essa hibridização "temporariamente" em sp2.


    II. Quanto maior a basicidade do nucleófilo, maior será a sua reatividade em uma reação de substituição nucleofílica. CORRETA. O nucleófilo é uma espécie com um par de elétrons não compartilhado e que utiliza esse par de elétrons para formar uma nova ligação covalente com o carbono do substrato. Logo, implicitamente, os nucléofilos mais fortes são também as bases de Lewis mais poderosas.


    III. O produto da adição nucleofílica do oxigênio do álcool ao átomo de carbono da carbonila do aldeído ou da cetona é um hemiacetal. CORRETA. A reação mais característica dos aldeídos e cetonas é a reação de adição nucleofílica. 


    IV. Os aldeídos são geralmente mais reativos que as cetonas em reação de adição nucleofílica. CORRETA. Isso se deve as fatores estéricos quanto ao pequeno átomo de hidrogênio ligado a carbonila, que o aldeído possui e a cetona não. 


ID
987082
Banca
NUCEPE
Órgão
UESPI
Ano
2011
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Até meados do século XIX, as cirurgias eram realizadas sem anestesia.Só em 1846, um dentista de Boston, William Morton,conseguiu demonstrar que o éter (etoxietano) podia ser usado para induzir a narcose,uma inconsciência temporária,durante procedimentos cirúrgicos. O etoxietano pode ser obtido pela:

Alternativas

ID
1147081
Banca
IBFC
Órgão
PC-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Os inibidores de corrosão são compostos químicos que, quando adicionados ao meio corrosivo, diminuem a sua agressividade por diversos mecanismos, entre eles a inibição anódica. Assinale a afirmativa que contenha apenas inibidores anódicos.

Alternativas
Comentários
  • Anódicos:modificam a reação anódica, aumentam potencial de corrosão e diminuem corrente de corrosão. Substâncias como hidróxidos, carbonatos, silicatos, boratos e fosfatos terciários de metais alcalinos são inibidores anódicos.

    https://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=3&cad=rja&uact=8&ved=0ahUKEwit9c6R3c_KAhUDgJAKHTlhBvcQFggyMAI&url=http%3A%2F%2Fftp.demec.ufpr.br%2Fdisciplinas%2FTM192%2FCAPITULO%25204.ppt&usg=AFQjCNGNlKXLXJ7WuVISaCln8S3yknyPJg&sig2=tT551QA042YDjAP6qHWGyw


ID
1155679
Banca
CESGRANRIO
Órgão
FMP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

A acne comum, que chamamos de espinhas, é causada por infecções das glândulas sebáceas. As bactérias Propionibacterium acnes normalmente habitam a nossa pele, mas quando a produção do sebo aumenta na adolescência, elas se multiplicam mais rápido. Ao crescerem em número, seus subprodutos de metabolismo, a lesão celular que causam e pedaços de bactérias mortas acabam causando uma inflamação e possibilitando a infecção por outras bactérias, como a Staphylococcus aureus.

O nome da Propionibacterium acnes vem da sua capacidade de produzir um ácido carboxílico, o ácido propanoico (também chamado de propiônico), como subproduto de seu metabolismo. Não se conhece o papel desse ácido, se houver, na patologia da acne.

Suponha que um adolescente que sofre de acne resolve passar etanol no rosto e que esse álcool reagirá com o ácido propanoico produzido pelas bactérias. Sobre essa reação de condensação, considere as afirmativas abaixo.

I – Um dos produtos da reação terá uma ligação éster
II – Na reação haverá formação de água.
III – O produto maior terá cinco carbonos.
IV – A reação formará propanoato de etila.

Está correto o que se afirma em:

Alternativas

ID
1160209
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
FAME
Ano
2014
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

As ligações duplas carbono-carbono dos alquenos são mais reativas do que as ligações simples e dão aos alquenos suas propriedades características.

Sobre a reatividade dos alquenos, assinale com V para as alternativas verdadeiras e com F para as falsas.

( ) O mecanismo de adição aos alquenos é o ataque nucleofílico aos hidrogênios de uma ligação dupla.
( ) A reação de bromação do alqueno é caracterizada pela mudança de cor na solução de bromo à medida que o bromo reage com o alqueno.
( ) Os átomos de carbono da ligação dupla tem hibridização sp2 e usam três orbitais híbridos para formar três ligações sigma.
( ) A desidro-halogenação é caracterizado pela remoção de dois átomos de halogênios de átomos de carbonos vizinhos.

A sequência CORRETA é

Alternativas

ID
1165438
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

O etanoato de sec-pentila é encontrado na banana e pode ser obtido através de uma reação de esterificação de:

Alternativas

ID
1165453
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Um alceno “Y” submetido a uma mistura sulfomangânica em condições enérgicas produziu butanona e metilpropanoico. Pode-se dizer que o alceno “Y” é o:

Alternativas
Comentários
  • A oxidação do 2,4-dimetil-3hexeno com KMnO4 e H2SO4 produz a butanona e o ácido 2-metilpropanoico.


ID
1184692
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2014
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Na classe de risco 8, as substâncias perigosas são enquadradas como

Alternativas
Comentários
  • b) Corrosivas

     

  • GAB.: B

    CLASSIFICAÇÃO DOS PRODUTOS QUÍMICOS

    CLASSE 1: Explosivos

    CLASSE 2: Gases

    CLASSE 3: Líquidos Inflamáveis

    CLASSE 4: Sólidos inflamáveis

    CLASSE 5: Substâncias oxidantes

    CLASSE 6: Substâncias tóxicas e substancias infectantes

    CLASSE 7: Materiais radioativos

    CLASSE 8: Substâncias corrosivas

    CLASSE 9: Substâncias perigosas diversas


ID
1190860
Banca
Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ
Órgão
Prefeitura de Rio de Janeiro - RJ
Ano
2011
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

A inflamabilidade de um líquido é medida por seu ponto de:

Alternativas

ID
1190863
Banca
Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ
Órgão
Prefeitura de Rio de Janeiro - RJ
Ano
2011
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Líquido combustível é aquele cujo ponto de ignição:

Alternativas

ID
1243291
Banca
CESGRANRIO
Órgão
EPE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Para a produção de etanol, a partir de biomassa lignocelulósica, é necessária a aplicação de um pré-tratamento como a(o)

Alternativas
Comentários
  • explosão a vapor, que é um processo físico.


ID
1289044
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2012
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

O benzeno é um produto perigoso, mas muito utilizado industrialmente.

Tal produto está enquadrado na classe de risco de

Alternativas
Comentários
  • Liquido inflamável 

  • O benzeno é líquido, inflamável, incolor e tem um aroma doce e agradável. É um composto tóxico, cujos vapores, se inalados, causam tontura, dores de cabeça e até mesmo inconsciência. Se inalados em pequenas quantidades por longos períodos causam sérios problemas sanguíneos, como leucopenia (redução no número de leucócitos no sangue).


ID
1360588
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2014
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Substâncias irritantes são aquelas que podem provocar lesões de natureza inflamatória na pele ou nas mucosas.
A seguinte substância é classificada como irritante:

Alternativas
Comentários
  • A questão apresenta duas alternativas corretas, pois além da água sanitária, o amoníaco também é uma substância irritante, conforme demonstrado nas referências abaixo:

    “Conhecido como amoníaco ou amônia. Usado em limpeza doméstica, saponificações de gorduras e óleos. É tóxico e irritante aos olhos.” (SoQ – Portal de Química)

    Amoníaco, gás amoníaco ou amônia (NH3), é um gás incolor, alcalino e irritanteem condições normais de temperatura e pressão.” (Cetesb.sp.gov.br)

    “A amônia, com símbolo químico NH3 (…) O gás é um irritante poderoso das vias respiratórias, olhos e pele. Dependendo
    do tempo e do nível de exposição podem ocorrer efeitos que vão de irritações leves a severas lesões corporais.” (Norma Técnica 03/2004 – MTE)

  • Na verdade, mesmo sendo o gabarito amoníaco, a água sanitária, que na verdade é hipoclorito de sódio (NaClO) diluído em água, também é irrtante, então a questão teria duas respostas corretas.


ID
1360795
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2014
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

O cloreto de enxofre é uma substância da classe de risco 8, que é definida como

Alternativas
Comentários
  • GAB.: E

    CLASSIFICAÇÃO DOS PRODUTOS QUÍMICOS

    CLASSE 1: Explosivos

    CLASSE 2: Gases

    CLASSE 3: Líquidos Inflamáveis

    CLASSE 4: Sólidos inflamáveis

    CLASSE 5: Substâncias oxidantes

    CLASSE 6: Substâncias tóxicas e substancias infectantes

    CLASSE 7: Materiais radioativos

    CLASSE 8: Substâncias corrosivas

    CLASSE 9: Substâncias perigosas diversas


ID
1511494
Banca
CEPERJ
Órgão
SEDUC-RJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

A reação de aldeídos e cetonas com ilídeos de fósforo, conhecida como Reação de Wittig, conferiu o prêmio Nobel de Química de 1979 ao alemão Georg Wittig, que a realizou em 1954. Desde então, tem sido um método muito usado para a síntese de:

Alternativas
Comentários
  • Questao de memorização.

  • super chata

     


ID
1511506
Banca
CEPERJ
Órgão
SEDUC-RJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Um químico orgânico recebeu em seu laboratório uma amostra de um líquido para ser identi?cada. Os primeiros testes (cromatogra?a em camada delgada, ponto de ebulição) mostraram tratar-se de uma substância pura. A amostra apresentou resultado negativo nas reações com permanganato de potássio (um agente oxidante forte) e com o reagente de Tollens (espelho de prata). No entanto, apresentou resultado positivo nos testes com iodofórmio e com 2,4-dinitrofenilhidrazina. A partir dessas informações, o tipo de substância que pode ser o líquido analisado é:

Alternativas
Comentários
  • Teste de Bayer (KMnO4/H2O) - Consiste na reação da solução de permanganato de potássio em meio aquoso com a ligação múltipla de um alqueno ou alquino. O teste é positivo se a solução violeta do íon permanganato se descora imediatamente com formação de precipitado marrom (MnO2).

    Teste de Tollens - O teste permite a distinção entre aldeídos e cetonas. Aldeídos reagem com formação de prata elementar, a qual se deposita como um espelho nas paredes do tubo de ensaio. As cetonas não reagem.

    Teste do Iodofórmio – No teste do Iodofórmio substâncias contendo o grupo (CH3CO-) ou (CH3CHOH-) reagem com o iodo em meio fortemente básico, que produz um precipitado característico de iodofórmio e um íon carboxilato.

    Teste com 2,4-dinitrofenil-hidrazina - Aldeídos e cetonas reagem com a 2,4-dinitrofenilhidrazina, DNFH, em meio ácido para dar 2,4-dinitrofenil-hidrazonas, usualmente como um precipitado de coloração amarelo-avermelhada. O produto tem, na maior parte dos casos, um ponto de fusão nítido, útil na identificação do aldeído ou cetona original.


ID
1511539
Banca
CEPERJ
Órgão
SEDUC-RJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

A análise elementar quantitativa de 2,035 g de um composto orgânico oxigenado X forneceu 4,840 g de CO2  e 2,475 g de H2 O, por combustão. Verficou-se também que a referida massa de X ocupa um volume de 1,1275 L, a 227°C e 1atm de pressão. Dentre todos os possíveis isômeros, X é o único que possui enantiômeros. O número total de isômeros (constitucionais e estereoisômeros) com a fórmula molecular em questão e o nome do composto X estão respectivamente indicados em:

Alternativas
Comentários
  • os únicos com enantiomeros são o butan-2-ol e pentan-2-ol pois tem um carbono com 4 ligantes diferentes

    o butan-2-ol pode formar até 5 isomeros constitucionais: n -butanol, éter etílico, sec-butanol, isobutanol e terc-butanol, mais dois enantiomeros dão 7 isômeros no total

  • CxHyOz   →  x CO2 + Y/2 H2O

     

    44g CO2   -----------  12g de carbono

    4,84 g  ---------------   A

     

    A = (4,84 x 12)/44 = 1,32g de carbono

     

    18g H2O  ----------- 2 g de hidrogênio

    2,475g H2O  ------   B

     

    B = (2,475 x 2)/18 = 0,275g de hidrogênio

     

    A massa de oxigênio pode ser determinada indiretamente pela diferença da massa total e a massa de carbono e hidrogênio.

     

    Oxigênio = 2,035g – (1,32 + 0,275) = 0,44g

     

    Fórmula mínima:

     

    1,32/12 = 0,11 C; 0,275/1 = 0,275 H; 0,44/16 = 0,0275

     

    Dividindo tudo pelo menor valor:

     

    0,11/0,0275 = 4; 0,275/0,0275 = 10; 0,0275/0,0275 = 1

     

    Fórmula mínima: C4H10O = 12 x 4 + 1 x 10 + 16 x 1 = 48 + 10 + 16 = 74g/mol

     

    PV = n R T

    1 x 1,1275 = n x 0,082 x (273 +227)

    1,1275 = 2,035/M x 0,082 x 500

    1,1275 = 83,435/M

    M = 83,435/1,1275 = 74 g/mol

     

    de todos o único butano que pode ter isomeria óptica é o butan-2-ol LETRA C


ID
1567144
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2015
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Com relação aos reagentes químicos é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Desde que o ácido fluorídrico esteja corretamente armazenado em frasco plástico, não compreendi o problema de deixá-los todos num mesmo armário. Porém, concordo que a B tamb;em está certa.


ID
1567888
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2015
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

A ozonólise de um alqueno “X” produziu um único tipo de produto. A opção que contém a nomenclatura do composto “X” é:

Alternativas

ID
1605445
Banca
VUNESP
Órgão
UNESP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Marina e Miriam, duas jovens estudantes, adquiriram um cosmé- tico para cabelos cuja composição, apresentada na embalagem, está descrita a seguir:

Ingredientes: água, aminoácidos (arginina, ácido aspártico, ácido glutâmico, prolina, triptofano, cisteína, glicina, leucina, serina, butilenoglicol), álcool cetílico, álcool estearílico, parafina líquida, óleo mineral, miristato de isopropila, silicone, queratina hidrolisada, fragrância, tensoativo e conservantes.

Lendo a descrição dos ingredientes, Marina fez as seguintes afirmações:

I. O butilenoglicol deve ser retirado do conjunto que compreende os aminoácidos.

II. O álcool estearílico é estruturalmente relacionado ao ácido esteárico.

III. Parafina líquida e miristato de isopropila são substâncias polihidroxiladas de alta polaridade.

É correto o que Marina afirma em

Alternativas

ID
1638136
Banca
Aeronáutica
Órgão
ITA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Considere os seguintes compostos:


I. CH3CH2OH


II. CH3CH2COOCH3


III. HCℓ


IV. H3PO4


V. POC3


Assinale a opção que contém os produtos que podem ser formados pela reação de ácido acético com pentacloreto de fósforo.

Alternativas

ID
1648315
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

O hidrocarboneto propeno é produzido durante o craqueamento do petróleo e a gaseificação do carvão, junto com outros gases, como o etano e o propano. O propeno, um dos principais insumos da indústria petroquímica, é utilizado como matéria-prima na preparação de outros compostos e, sobretudo, do polipropileno, um polímero de adição do propeno preparado com catalisadores à base de TiCl4 e um trialquilalumínio. Considerando essas informações e que o TiCl4 é um composto molecular com geometria tetraédrica, julgue o item subsecutivo.


Na reação de hidratação do propeno catalisada por ácido, o produto principal gerado é o 1-propanol.

Alternativas
Comentários
  • Por essa adição envolver dois íons diferentes, hidrônio e hidroxila, ela é regida pela regra de Markovnikov. De acordo com essa regra, o hidrônio será adicionado ao átomo de carbono mais hidrogenado da ligação pi rompida, enquanto o íon hidroxila será adicionado ao átomo de carbono menos hidrogenado da ligação pi rompida.

  • Álcool???

  • Seguindo o raciocínio do Danillo Castro, o composto formado é propan-2-ol.

  • Hidratação ácida de alceno gera álcool secundário ou terciário. Segue regra de Markovnikov, neste caso propan-2-ol.

     

    Gabarito ERRADO.

  • Bizu: a hidroxila (ânion) irá reagir com o carbono mais substituído (quando se tratar de alceno e Markovnikov)


ID
1698139
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Para converter um álcool a um alqueno, adiciona-se:

Alternativas

ID
1698142
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

O produto da reação da acetona com cianeto de sódio é:

Alternativas

ID
1698148
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

O produto majoritário da reação de nitrobenzeno com HNO3/H2SO4 é:

Alternativas
Comentários
  • Grupo Nitro orientador META.

  • A explicação do Marcus, a mais curtida, é boa, porém pecou somente no momento em que diz que não há uma preposição, que, no caso da questão, é o "de". O Complemento Nominal sempre virá preposicionado.


ID
1698151
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Tolueno reagindo com cloro na presença de luz produz majoritariamente:

Alternativas
Comentários
  • Vai ocorrer uma cloração Via Radicais.


ID
1744780
Banca
Exército
Órgão
IME
Ano
2015
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

O composto A sofre hidratação em meio ácido gerando um álcool, que por sua vez é oxidado com ácido crômico produzindo a cetona B. Esta cetona também pode ser produzida a partir do composto C através de ozonólise seguida de hidratação.

Entre as alternativas abaixo, a única que pode corresponder aos compostos A, B e C, respectivamente, é  

Alternativas

ID
1744783
Banca
Exército
Órgão
IME
Ano
2015
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

A reação abaixo descreve a formação do hipoclorito de sódio:

                      HClO + NaOH → NaClO + H2O

É teoricamente possível obter os reagentes por meio da  

Alternativas

ID
1747924
Banca
CECIERJ
Órgão
CEDERJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Considere as seguintes reações balanceadas:

I 2-metilbutano + bromo (luz e calor) → A + HBr

II Etano + bromo (luz e calor) → B + HBr

Os produtos indicados pelas letras A e B são respectivamente:

Alternativas
Comentários
  • Basta verificar se a quantidade de carbonos se mantém nos produtos das alternativas.


ID
1758529
Banca
FUNRIO
Órgão
IF-BA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

O carbeto de cálcio apresenta fórmula química CaC2. É usado em alguns tipos de maçaricos oxi-acetilênicos, nos quais reage com a água produzindo acetileno (etino) que é usado na fabricação dos seguintes materiais: explosivos, solventes industriais e plásticos de borracha sintética. Este composto também é empregado na síntese de compostos orgânicos como ácido acético (oxidação) e álcool etílico (redução). O acetileno ao ser hidratado se converte em etanal, o qual pode sofrer oxidação (obtendo o composto X) ou redução (obtendo o composto Y). Se X e Y são compostos orgânicos oxigenados, a nomenclatura oficial da IUPAC do composto orgânico z, resultante da reação de X com Y é:

Alternativas
Comentários
  • Oxidação de aldeido: acido carboxílico, redução de aldeido: álcool. Álcool +ácido é a reação de esterificacao, que forma éster e água
  • oxidação de um aldeído resulta em um ácido carboxílico x será ácido etanóico.

    redução do aldeído forma um álcool y será etanol

    a reação entre um ac e um álcool forma um éster e agua

  • que exceção? uma coisa é investigar

    outra, referente à súmula, é o processo

  • que exceção? uma coisa é investigar

    outra, referente à súmula, é o processo


ID
1760476
Banca
UCS
Órgão
UCS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

    A utilização de feromônios é uma estratégia fundamental para a sobrevivência da maioria dos insetos. Dentre os representantes desta classe, as abelhas constituem talvez um dos mais fascinantes exemplos de como esses mensageiros químicos podem ser utilizados não só para comunicação, mas também para moldar o comportamento dos indivíduos e controlar as atividades da colmeia. Os feromônios de alarme, por exemplo, são usados quando as abelhas sentem-se em perigo, especialmente por ameaças em movimento. O mecanismo de alarme acontece em duas etapas. Primeiramente, as glândulas mandibulares liberam uma quantidade de feromônios que alertam o restante da colmeia; quando a abelha ataca, as glândulas do ferrão liberam uma quantidade ainda maior de feromônio, que incitam o restante da colmeia a atacar a mesma região. Dentre as substâncias orgânicas presentes na mistura que constitui o feromônio de alerta estão o etanoato de butila e o butan-1-ol, entre outros.

Disponível em:<http://aspiraçoesquimicas.net/2014/08/feromonios-e-a-quimica-das-abelhas.html/> . Acesso em: 20 ago. 15. (Adaptado.) 

Em relação às substâncias orgânicas mencionadas acima, assinale a alternativa correta.


Alternativas

ID
1849231
Banca
Marinha
Órgão
CAP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Assinale a opção que representa a proporção de compostos que reagem quando uma mistura contendo um mol de cada um dos três dimetilbenzenos (orto, meta e para-xileno) é tratada com um mol de cloro na presença de um ácido de Lewis.

Alternativas

ID
1849306
Banca
Marinha
Órgão
CAP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Com relação às reações de substituição nucleofílica, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • A) A velocidade de uma reação SN1 é diretamente afetada pela concentração do nucleófilo.(haleto de alquila ou substrato). A reação de SN2 depende da concentração de haleto de alquila e nucleófilo.

    B) Correta.

    C) Ocorre a inversão de configuração do carbono que sofre a substituição na reação SN1 .(SN2)

    D) Um substrato terciário tem maior facilidade de reagir por mecanismos SN2 (SN1) do que por um mecanismo SN1 (SN2).

    E) O mecanismo SN2 (SN1) ocorre preferencialmente em compostos orgânicos capazes de formar carbocátions relativamente estáveis .

    Bons estudos!


ID
1942336
Banca
Marinha
Órgão
CSM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Os haletos orgânicos possuem amplo emprego nas reações de substituição nucleofílica do tipo 1 e 2 (SN2). Com relação à reatividade dos haletos vinílicos e fenílicos, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • A primeira coisa que devemos saber, é que haleto vinílico e fenílicos não reagem por SN1 e SN2, logo, todas as alternativas que afirmam que são reativos estão incorretas. Ademais, a única questão que apresenta a explicação de um porque de serem inertes na reação SN2 é a Letra C.

    Acrescentando, para conhecimento, eles não reagem por SN1 pois OS CÁTIONS DE FENILA E VINILA SÃO ALTAMENTE INSTÁVEIS E NÃO SE FORMAM IMEDIATAMENTE.

    Já para a reação SN2, A LIGAÇÃO CARBONO-HALOGÊNIO DO HALETO VINÍLICO OU FENILA É MAIS FORTE DO QUE O HALETO DE ALQUILA, E OS ELÉTRONS DA LIGAÇÃO DUPLA OU O ANEL DE BENZENO REPELEM A APROXIMAÇÃO DE UM NUCLEÓFILO, POR TRÁS.

    LETRA C.

    BONS ESTUDOS!


ID
2015845
Banca
Exército
Órgão
IME
Ano
2010
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

FOLHA DE DADOS


Massas Atômicas (u):

O = 16

C = 12

S = 32

H = 1

Na = 23

Ni = 59

Ag = 108

U = 238


Dados Termodinâmicos:

R = 0,082 atm.L.mol-1.K-1 = 8,314 J.mol-1K-1 

0 número máximo de aldeídos que podem ser obtidos pela ozonólise de uma mistura dos hidrocarbonetos com fórmula molecular C5H10 é: 

Alternativas

ID
2082271
Banca
Marinha
Órgão
CAP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

O trinitrotoluento (também chamado 2-Metil-1,3,5-Trinitrobenzeno) é resultante de reação de nitração total de tolueno. Com relação ao radical metil do tolueno, observa-se que a sua nitração é do tipo: 

Alternativas
Comentários
  • Radical metil é caracterizado pela formação de orto-para dirigente

    B


ID
2082310
Banca
Marinha
Órgão
CAP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Observe a reação a seguir entre ácido bromídrico e 1-Penteno.

H - Br + 1CH3 - 2CH2 - 3CH2 - 4CH = 5CH2

A regra de Markovnikov indica o produto preferencial formado em reações em que há a possibilidade de formação de mais de um produto.

Qual é o índice do carbono ao qual o bromo será ligado no produto desta reação?

Alternativas
Comentários
  • O h+ vai atacar o carbono mais hidrogenado da dupla, logo o Br vai atacar o carbono menos hidrogenado da dupla, n°4, letra D.


ID
2114134
Banca
Marinha
Órgão
CAP
Ano
2011
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

O ácido que é usado principalmente na decomposição de silicatos denomina-se

Alternativas

ID
2120992
Banca
Exército
Órgão
IME
Ano
2016
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

O benzeno sofre acilação de Friedel-Crafts, com AlCl3 a 80°C, produzindo a fenil metil cetona com rendimento acima de 80%. Para que esta reação ocorra, é necessária a presença de um outro reagente. Dois exemplos possíveis deste outro reagente são:  

Alternativas
Comentários
  • SAÍDA DE CL4-


ID
2156167
Banca
IBFC
Órgão
PM-MG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Algumas substâncias como trinitrotolueno (TNT) e a pólvora são classificados como materiais explosivos. Assinale a alternativa que apresenta principal característica para que uma substância seja classificada como um material explosivo.

Alternativas

ID
2156767
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2016
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Nucleófilos (Nu-) são bases de Lewis que reagem com haletos de alquila, por meio de uma reação chamada substituição nucleofílica (SN), como mostrado no esquema:

R - X + Nu_ → R - Nu + X- (R = grupo alquila e X = halogênio)

A reação de SN entre metóxido de sódio (Nu- = CH3O-) e brometo de metila fornece um composto orgânico pertencente à função

Alternativas
Comentários
  • ocorreu um substituição de Br por CH3O

    a função que apresenta ligação de Oxigênio entre carbonos é o Éter ( R-O-R)

     

  • Resposta A

    ------------------------

    Nucleófilos (Nu–) reagem com haletos de alquila, por meio de uma reação chamada substituição nucleofílica (SN), como mostrada no esquema:

    R — X + Nu– → R — Nu + X–

    A reação entre metóxido de sódio (Nu– = CH3O–) e brometo de metila ocorre segunda a equação:

    A função do produto orgânico formado é éter.

     

    H3C —Br + H3CO– → H3C — O — CH3 + Br–

     

    http://nossoexercicio.pet-ufvjm.org/exid/2830

  • https://www.youtube.com/watch?v=x3gL8MZ16AM

  • Função éter sempre será a favorita dos enem.

     

  • O professor de Química do Qconcursos só a graça de Deus

  • O enunciado já te dá as "peças", aí só basta montar o quebra cabeça:

    R – X + Nu- → R – Nu + X-

    Pode ver que nesse exemplo é uma reação de substituição, tipo uma "troca" entre os reagentes.

    Dados:

    R – X Brometo de Metila CH3—Br

    Nu- › Nucleófilo -O—CH3

    CH3 — Br + -O — CH3

    Agora faz igual tá na enunciado, recorta o Bromo (X) do CH3 e deixa ele sozinho (-Br), aí depois cola o Núcleofilo ( -O–CH3) nesse CH3.

    Resultado:

    CH3—O—CH3 + Br-

    Pode ver aí que formou o éter metóximetano

    letra A.

  • Questão envolvendo reação de substituição nucleofilica, onde o candidato usaria o próprio modelo de reação dado, substituindo o R por metil (-CH3) e o Nu- pelo CH3O0 (também dado no problema), conforme a reação abaixo:

    CH3-Br+CH3O => CH3-O-CH3(éter) + Br

    Letra A

  • se perguntar isso pra um estudante de faculdade de química, se brincar, até ele tem dificuldade em responder.


ID
2218018
Banca
Marinha
Órgão
CAP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Para realizar a desidratação do etanol, faz-se necessário a presença de ácido sulfúrico concentrado a uma temperatura de 180°C. Sendo assim, é correto afirmar que o produto formado por essa desidratação será o

Alternativas
Comentários
  • Questão que cobra conhecimentos de geometria molecular e nomenclatura de compostos orgânicos.

    "...produto formado por essa desidratação será o"

    O que é desidratar? Retirar água. E qual a fórmula da água? Isso mesmo, H20.

    Etanol = C2H6O - H2O = C2H4

    C2H4, também conhecido como eteno.

    GABARITO: LETRA E


ID
2229985
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

A estocagem de substâncias deve levar em consideração a incompatibilidade dos reagentes para que não se iniciem reações espontâneas que provoquem riscos químicos nos laboratórios. Assim, é incompatível para estocagem

Alternativas

ID
2233462
Banca
Colégio Pedro II
Órgão
Colégio Pedro II
Ano
2016
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Reações de substituição eletrofílica em anéis aromáticos são procedimentos bastante utilizados em química orgânica. A nitração do fenol é um exemplo, em que os produtos obtidos são o orto e paranitrofenol.


 Sobre as propriedades físico-químicas dos reagentes e produtos desta reação pode-se afirmar que:


I. A solubilidade em água do para-nitrofenol é maior que a do orto-nitrofenol.

II. O grupo nitro impede a ionização do grupamento hidroxila.

III. O ponto de fusão do para-nitrofenol é maior que a do orto-nitrofenol.

IV. O grupo nitro intensifica a acidez do anel fenólico.

V. O ponto de ebulição do fenol é maior que o dos produtos.


São afirmativas verdadeiras 

Alternativas
Comentários

ID
2233474
Banca
Colégio Pedro II
Órgão
Colégio Pedro II
Ano
2016
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

As reações de substituição nucleofílicas em haletos de alquila podem ocorrer por meio de dois mecanismos chamados de SN1 e SN2. O caminho da reação depende de fatores como o tipo de substrato, a nucleofilicidade do reagente e o solvente da reação.

Considerando somente o efeito do solvente, aquele que predominantemente favorece o mecanismo tipo SN1 na reação de haletos de alquila secundário é

Alternativas
Comentários
  • gabarito B

    Os solventes que favorecem reações de Sn1 são solventes próticos. Um solvente prótico é aquele que tem um átomo de hidrogênio ligado a um elemento altamente eletronegativo como oxigênio ou nitrogênio, dessa forma as moléculas do solvente prótico forma ligações de hidrogênio com o carbocátion e com o grupo abandonador, essa solvatação estabiliza a reação e diminui a entropia do solvente.

  • Solvente polar prótico tem pelo menos o hidrogênio ligado a um átomo eletronegativo.

    Exemplo: Água.

    Fonte: https://pt.khanacademy.org/science/organic-chemistry/substitution-elimination-reactions/sn1-sn2-tutorial/v/sn1-vs-sn2-solvent-effects


ID
2252161
Banca
VUNESP
Órgão
CETESB
Ano
2013
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

8. Com a finalidade de diminuir o efeito danoso que o cloro pode causar ao meio ambiente, é possível substituir esse elemento no seu uso industrial no branqueamento de celulose pelos seguintes compostos:

( ) peróxido de hidrogênio;

( ) permanganato de cálcio;

( ) ozônio;

( ) oxigênio;

( ) trióxido de enxofre.

Considerando os compostos que podem substituir o cloro como verdadeiros (V) e os compostos que não podem fazer essa substituição como falsos (F), assinale a classificação correta, de cima para baixo.

Alternativas

ID
2381095
Banca
IDECAN
Órgão
CBM-DF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Vários compostos orgânicos são produzidos a partir de reações específicas, criando novas substâncias ou derivados de compostos naturais. Sendo assim, assinale a alternativa que apresenta o nome da reação de um éster em solução aquosa com uma base inorgânica forte produzindo um sal orgânico e álcool.

Alternativas
Comentários
  • Reação de saponificação
    Éster + base forte → sabão (sal inorgânico) + glicerol (álcool)

    Gabarito D

  • Hidrólise é o nome dado ao processo químico no qual moléculas de substâncias são quebradas em unidades menores a partir da ação de íons (cátions e ânions) provenientes da ionização da água.

    As reações de transesterificação são aquelas em que se obtém um éster por meio de outro éster. Esse método é bastante viável porque, visto que ocorre em apenas uma etapa, ele se processa de modo rápido na presença de um catalisador, é simples, barato e se realiza em pressão ambiente.

    A transesterificação pode ser realizada em meio ácido ou básico e como também se trata de um equilíbrio, o álcool é empregado como solvente, o que favorece a formação de um novo éster. Esse tipo de transesterificação que reage o éster com álcool é chamada de alcoólise.

    Como o próprio nome indica, uma reação de esterificação é aquela em que se forma um éster. Esse tipo de reação ocorre entre um ácido carboxílico e um álcool, formando também água, além do éster.


ID
2383552
Banca
IBFC
Órgão
POLÍCIA CIENTÍFICA-PR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Quando o benzeno é ingerido ou inalado, converte-se enzimaticamente em um:

Alternativas
Comentários
  • Vamos analisar a questão.

    Esta questão abrange conhecimentos de reações da química orgânica envolvendo o composto benzeno (C6H6). O benzeno pode ser absorvido pelo corpo quando inalado, ingerido ou através do contato dérmico. Este composto é metabolizado pelo organismo e, na primeira etapa desse metabolismo, ocorre a oxidação do benzeno e a formação de um composto intermediário reativo, o benzeno epóxido, que é catalisado pela enzima citocromo P450 2E1 (CYP2E). Sendo assim, analisemos as alternativas:

    A) CORRETA - Como citado no texto acima, o composto benzeno epóxido é formado a partir do benzeno, reação catalisada pela enzima CYP2E, cujo esquema simplificado é mostrado abaixo. Este composto é classificado como um óxido de areno.


    B) INCORRETA - O nitrobenzeno (C6H5NO2) é obtido a partir da reação de nitração do benzeno, que não ocorre no organismo após inalação ou ingestão do benzeno.

    C) INCORRETA - O tolueno (C7H8) pode ser obtido a partir do benzeno por meio de uma reação de Friedel-Crafts, com o reagente ClCH3, por exemplo. Esse tipo de reação não ocorre no organismo após inalação ou ingestão do benzeno.

    D) INCORRETA - O íon nitrônio (NO2+) é derivado do ácido nítrico (HNO3).

    E) INCORRETA - O trans-muconaldeído é produzido a partir do composto benzeno oxepina, que existe em equilíbrio com o benzeno epóxido. Esta reação é catalisada pelo ferro. Portanto, o trans-muconaldeído pode fazer parte do metabolismo do benzeno, entretanto, não é formado diretamente a partir do benzeno pela catálise enzimática.


    Gabarito do Professor: Letra A.
  • Gabarito: Letra A

     

    Quando hidrocarbonetos aromáticos, como o benzeno, são ingeridos ou inalados convertem-se enzimaticamente a óxidos de areno, compostos onde uma “ligação dupla” no anel aromático foi convertida num epóxido.

  • A absorção do benzeno pelo corpo pode ocorrer através da inalação, do contato dérmico e da ingestão. Após a absorção, o benzeno é metabolizado principalmente no fígado (metabolismo primário), com subsequente metabolização na medula óssea (metabolismo secundário). Os metabólitos produzidos ao final desse processo são excretados pela urina.

    Na primeira etapa do metabolismo do benzeno ocorre a formação de um intermediário eletrofílico reativo, o benzeno epóxido, sendo catalisada pela enzima citocromo P450 2E1 (CYP2E1), que coexiste em equilíbrio com o seu tautômeroc oxepina. Entre as vias que estão envolvidas no metabolismo do óxido de benzeno, a via predominante envolve rearranjo não enzimático para formar fenol.

    Fonte: SANTOS e Colaboradores (2017). Aspectos toxicológicos do benzeno, biomarcadores de exposição e conflitos de interesses. https://www.scielo.br/j/rbso/a/TSVBcgQ4VqdgT463n3g77jx/?format=pdf&lang=pt


ID
2406805
Banca
COMVEST UFAM
Órgão
UFAM
Ano
2016
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Relacione o tipo de resíduo químico (coluna à esquerda) com o respectivo exemplo (coluna à esquerda):

Tipo de Resíduos Químicos

I. Básicos

II. Metais preciosos ou recicláveis

III. Oxidantes fortes

IV. Redutores fortes (exceto metais e ligas)

V. Solventes descartáveis

VI. Solventes recicláveis


Exemplo

( ) Soluções ou sais de dicromato, permanganato, hipoclorito, iodato, persulfato, bismuto (III). Solução de bromo, iodo, peróxido de hidrogênio. Sólidos: bismutato de sódio, dióxido de chumbo e ácido crômico.

( ) Cabeça e cauda de destilação, solvente de limpeza, solventes contaminados de difícil purificação e misturas azeotrópicas.

( ) Hidrazina, soluções ou sais de sulfito, iodeto, tiossulfato, oxalato, ferro (II), estanho (II) e fósforo vermelho.

( ) Aminas, soluções de hidróxidos, soda cáustica, solução alcoolato e amônia.

( ) Solventes de HPLC, extração Sohxlet e rotaevaporados, e formol.

( ) Sais ou soluções contendo prata, ósmio, ouro, platina e rutênio.

Assinale a alternativa com a sequência CORRETA de cima para baixo:

Alternativas
Comentários
  • IV – V – III – I – VI – II

  • C = III – V – IV – I – VI – II


ID
2469541
Banca
CONSULPLAN
Órgão
MAPA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Uma esterificação de Fisher acontece entre quais tipos de compostos orgânicos?

Alternativas
Comentários
  • Resposta letra D - álcool e ácido carboxílico

  • Ácido + Álcool > Água + Sal

  • Esterificação de Fischer ou esterificação de Fischer–Speier é um tipo especial de esterificação pelo refluxo de um ácido carboxílico e um álcool na presença de um catalisador ácido. A reação foi descrita pela primeira vez por Emil Fischer e Arthur Speier em 1895.

    Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Esterifica%C3%A7%C3%A3o_de_Fischer%E2%80%93Speier


ID
2509348
Banca
UTFPR
Órgão
UTFPR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Sobre a estocagem e armazenamento de produtos e resíduos químicos, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra C

    deve-se observar a incompatibilidade dos produtos antes de misturá-los.


ID
2622472
Banca
Marinha
Órgão
CAP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

O TNT (trinitrotolueno) é um explosivo amplamente utilizado no meio militar. A sua síntese ocorre por nitração exaustiva do tolueno. Essa síntese é possivei porque o grupo metil:

Alternativas
Comentários
  • O CH3 é orto-para dirigente e aumenta a velocidade de substituição ( ativante)

    Compostos orto-para dirigentes possuem carga do átomo central negativa e ligações saturadas.

    Resposta: A


ID
2622490
Banca
Marinha
Órgão
CAP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Um químico possui em seu laboratório uma substância de estrutura desconhecida, a qual ele chamou A. Essa substância reage com uma mistura de HNO3/H2SO4, gerando uma substância B. A substância B reage com uma mistura de Br2/Fe, resultando em uma substância C, a qual possui uma fórmula molecular determinada de C6H4O2NBr. Sabendo-se que o índice de Deficiência de Hidrogénios (IDH) da substância C é igual a 5, o químico chegou à conclusão de que os compostos A, B e C são, respectivamente:

Alternativas

ID
2631979
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDUC-CE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Em reações de substituição nucleofílica Sn2 entre um haleto de alquila e um nucleófilo,

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C

    Quebras do tipo heterolíticas ocorrem quando ao quebrar a ligação são formados fragmentos nas quais retiram ambos os eletróns da ligação deixando o outro fragmento com um orbital vazio. Esse tipo de quebra é chamado heterólise e produz fragmentos carregados ou íons denominada reação iônica.

    Em reações do tipo SN2 o nucleófilo ataca o carbono e a formação dessa ligação (carbono/nucleófilo) fornece a maior parte da energia necessária para quebrar a ligação entre o átomo de carbono e o grupo abandonador, essa etapa ocorre sem intermediários e o grupo abandonador será sempre íon.

    Tanto a concentração do nucleófilo que geralmente é um solvente aprótico polar quanto a concentração do substrato influenciam na velocidade da reação; por isso sua cinética é bimolecular, pois duas espécies estão envolvidas na etapa cuja a velocidade está sendo medida..

    Os haletos ligados à cadeia alquílica representam o grupo abandonador.

  • A reação SN2 é um tipo de  comum na química orgânica e significa substituição nucleofílica bimolecular. 

    Na reação, a ligação com o  é quebrada e se forma uma nova ligação química com um  através de seu par de elétrons em uma única etapa. Neste processo não existem intermediários. O nome bimolecular indica que a velocidade da reação depende da  do substrato orgânico e do nucleófilo e que ambas espécies estão presentes no . 

    Neste mecanismo, uma ligação é quebrada e uma ligação é formada de forma síncrona, em uma única etapa. SN2 é um tipo de mecanismo de reação de substituição nucleofílica. Outros mecanismos são a substituição nucleofílica unimolecular


ID
2631988
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDUC-CE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Em condições adequadas, na reação de adição eletrofílica em que o bromo (Br2) reage com o but-2-eno,

Alternativas
Comentários
  • di-haleto vicinal = um halogênio (nesse caso, o Br) para cada carbono da dupla. Logo, o produto formado pela reação em questão é: 2,3-dibromobutano

  • Dihaletos germinais: dois átomos de halogênio estão ligados ao mesmo carbono.

    Dihaletos vicinais: dois átomos de halogênio estão ligados a carbonos adjacentes.

    GABARITO: LETRA "E".


ID
2631997
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDUC-CE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Ao ser submetida a condições adequadas, a função orgânica álcool reage com ácidos carboxílicos para a formação de ésteres. Um exemplo desse fenômeno é a esterificação de ácidos graxos para a síntese de biodiesel. Acerca desse sistema, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • reação de saponificação é aquela em que um éster reage em meio aquoso com uma base forte, ou seja, é uma hidrólise alcalina. Os produtos formados são um sal e um álcool. De modo simplificado, temos:

  • A Na reação de hidrólise de um éster, não é possível identificar os reagentes que originavam o éster (ácido carboxílico e álcoois correspondentes).

    B Compostos com função álcool são totalmente solúveis em água. Incorreta - Nem todos!

    C Triacilglicerídeos são exemplos de ácidos carboxílicos graxos. (São ésteres)

    D Ácidos carboxílicos e alcoóis interagem entre si por forças intensas do tipo dipolo-induzido. (Dipolo-dipolo)

    E As reações de saponificação ocorrem, em meio básico, paralelamente às reações de esterificação. Correta

  • A reação de saponificação ocorre basicamente quando um éster reage com uma base inorgânica forte, tais como o hidróxido de sódio e o hidróxido de potássio (NaOH e KOH), em meio aquoso e sob aquecimento. Os produtos são um sal orgânico e um álcool. Esse tipo de reação é chamado também de hidrólise alcalina.


ID
2662153
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
ITEP - RN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Letra B - Quanto maior a superfície de contato, maior será o ponto de ebulição do composto.

  • O P.E. aumenta de acordo com o aumento do tamanho do alcano.

  • resp. B

    a) A reação a quente entre o ácido etanoico e o tricloreto de fósforo formará cloreto de etanoila e ácido fosfórico (ACIDO FOSFOROSO). (F) -

    b) O propanol tem maior ponto de ebulição do que o etanol. (V)

    c) O etanol tem menor (MAIOR) ponto de ebulição do que o éter metílico. (F)

    d)As aminas aromáticas são bases mais fortes (FRACAS) que as aminas alifáticas. (F)

    e) O produto da reação entre o acetileno com ácido clorídrico não é usado como monômero na síntese de polímeros. (F)


ID
2696374
Banca
FCC
Órgão
SABESP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Os exemplos de substâncias incompatíveis com a água são:

Alternativas
Comentários

ID
2745589
Banca
UNEMAT
Órgão
UNEMAT
Ano
2018
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Caixas de merenda de escolas estaduais dividem espaço com tambores de empresas de produtos químicos no galpão de uma empresa de logística em Guarulhos, na Grande São Paulo, […] A denúncia foi feita pelos motoristas que fazem o transporte.

Disponível em: http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2015/03/merendafica-armazenada-ao-lado-de-produtos-quimicos-em-transportadora .html. Acesso em: jan. 2018.


O armazenamento apropriado de produtos, sejam alimentícios ou químicos, tem por finalidade garantir a segurança da saúde e da vida das pessoas. Na organização de um depósito ou almoxarifado, alguns reagentes também não podem ser armazenados junto a outros produtos químicos, pois podem produzir reações perigosas devido à incompatibilidade química, em caso de um acidente.

Assim, para o armazenamento de Produtos Químicos é necessário que:


I. Ácidos e Bases sejam ser estocados em armários diferentes e também separados em sólidos e líquidos.

II. Sais e ácidos fortes sejam armazenados na mesma prateleira, como por exemplo, o cianeto de potássio e ácido clorídrico.

III. Compostos voláteis sejam armazenados dentro da capela de exaustão, para que o ambiente do laboratório não seja contaminado.

IV. Líquidos inflamáveis sejam estocados distantes de fontes de ignição e de produtos oxidantes.

V. Peróxidos estejam distantes de tubulações de água, pois são altamente reativos com esta.


Tendo por base as informações acima, assinale a alternativa que apresenta as afirmações corretas.

Alternativas
Comentários
  • I - CORRETO.

    II - ERRADO.

    Não podem ser armazenados na mesma prateleira pois são incompatíveis. O HCl NÃO PODE ser armazenado com Aminas; Óxidos metálicos; Anidrido acético; Acetato de vinila; Sulfato de mercúrio; Fosfato de cálcio; Formaldeído; Carbonatos; Bases fortes; Ácido sulfúrico; Ácido clorossulfônico.

    III - ERRADO.

    A capela NÃO é o local para se armazenar produtos químicos. Todo produto químico deve ser armazenado na prateleira adequada. Deve-se até colocar uma bandejas especiais em baixo de certos produtos para se evitar possíveis vazamentos.

    IV - CORRETO.

    V - ERRADO.

    Os agentes oxidantes como peróxidos podem iniciar reações de combustão e não devem, portanto, ser armazenados juntamente com combustíveis. Nunca armazenar agentes oxidantes em locais onde se encontrem substâncias inflamáveis, reagentes orgânicos, agentes desidratantes ou agentes redutores. O local de armazenagem deve ser resistente ao fogo (incluindo o soalho, as prateleiras e os armários), bem ventilados e fresco e, de preferência, distante de outros locais de trabalho. Recomenda-se a existência de chuveiros nesse local com supervisão.

    FONTE:

    ANDRADE, Mara Zeni. Segurança em laboratórios químicos e biotecnológicos. Educs, 2008

    ALTERNATIVA E !!!!!!!!!


ID
2749162
Banca
IDECAN
Órgão
Colégio Pedro II
Ano
2015
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Considere a reação do hidroxi‐benzeno com excesso de HOBr. O ácido hipobromoso é obtido por meio da reação:


Br2 + 2 H2O → HOBr + Br + H3O+ .


Indique a alternativa que apresenta o produto final e o tipo de reação ocorrida entre o hidróxi‐benzeno e o HOBr.

Alternativas

ID
2769988
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Para garantir a segurança de um laboratório de química, o local de armazenamento de reagentes deve ser amplo, ventilado e possuir sistema de exaustão. Para evitar sinistros, deve ser levado em conta a compatibilidade entre os mesmos, sob pena de ocorrência de sérios acidentes. Sobre o exposto, seguem alguns reagentes empregados em laboratórios e algumas características. Relacione a segunda coluna com a primeira, de acordo com a característica que pode claramente ser associada a cada reagente.

I – Ácido sulfúrico. ( ) Carcinogênico.
II – Benzeno. ( ) Inflamável.
III – Potássio metálico. ( ) Explosivo.
IV – Acetona. ( ) Corrosivo.
V – Peróxido de hidrogênio ( ) Oxidante.

A alternativa que apresenta a associação CORRETA entre o reagente e sua característica, em ordem direta, de cima para baixo é:

Alternativas

ID
2788072
Banca
CECIERJ
Órgão
CEDERJ
Ano
2017
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

O uísque é uma bebida rigorosamente regulamentada. Possui denominações de origem e várias classes e tipos, cuja característica comum é a fermentação dos grãos e a destilação máxima de 80% de álcool para os de milho e 90% de álcool para os de outros grãos, antes da adição de água, com vistas à retenção dos sabores dos grãos usados para fazer a alcoolização.


Esse álcool é o etanol somado a pequenas quantidades de outras substâncias, dentre as quais, ácido acético e acetato de etila. Estas duas últimas substâncias teriam se formado, a partir do etanol, respectivamente, por reações de

Alternativas
Comentários
  • Para a resolução desta questão é importante saber quais produtos são formados a partir de reações de álcoois. O enunciado pede quais as reações que acontecem com o álcool etanol para que haja a formação do ácido acético, que é um ácido carboxílico, e formação do acetato de etila, que é um éster. Dessa forma, observemos a análise das alternativas:

    A) ERRADA – A reação de redução de álcoois forma hidrocarbonetos e não ácidos carboxílicos ou ésteres: R – OH  R – H. Logo, a reação de redução geraria o hidrocarboneto etano, o que torna esta alternativa incorreta.

    B) ERRADA – A reação de oxidação de álcoois pode gerar aldeídos, cetonas e ácidos carboxílicos, dependendo das condições da reação. Dessa forma, a oxidação do etanol (CH3CH­2OH), um álcool primário, pode gerar um ácido carboxílico, como o ácido acético (CH3COOH):
    CH3CH2OH + O2 → CH3COOH + H2O
    Entretanto, na reação de hidrólise, ocorre uma quebra na molécula do composto orgânico pela ação da água. Dessa forma, as hidrólises acontecem quando um éster entra em contato com H­2O, formando um álcool e um ácido carboxílico (RCOOR' + H2O → RCOOH + R'OH), e não o contrário. Portanto, essa alternativa é incorreta. 

    C) CORRETA – A reação de oxidação de álcoois pode gerar aldeídos, cetonas e ácidos carboxílicos, dependendo das condições da reação. Dessa forma, a oxidação do etanol (CH3CH­2OH), um álcool primário, pode gerar ácido carboxílico, como o ácido acético (CH3COOH):
    CH3CH2OH + O2 CH3COOH + H2O
    A reação de esterificação acontece entre ácidos carboxílicos e álcoois, formando um éster. Sendo assim, como a oxidação do etanol gera o ácido acético, o contato entre esses dois compostos pode promover uma reação em que o acetato de etila (CH3COOCH2CH3) é formado, como mostrado abaixo:
    CH3COOH + CH3CH2OH  CH3COOCH2CH3 + H2O
    Logo, os compostos ácido acético e acetato de etila são formados a partir do etanol pelas reações de oxidação e esterificação, respectivamente.

    D) ERRADA – Na reação de hidrólise ocorre uma quebra na molécula do composto orgânico pela ação da água. Dessa forma, as hidrólises acontecem quando um éster entra em contato com H­2O, formando um álcool e um ácido carboxílico (RCOOR' + H2O → RCOOH + R'OH), e não o contrário, ou seja, a partir de um álcool não é possível obter um ácido carboxílico pela reação de hidrólise. Já a reação de redução de álcoois forma hidrocarbonetos e não ácidos carboxílicos ou ésteres (R – OH  R – H). Logo, a reação de redução do etanol geraria o hidrocarboneto etano. Por essas razões essa alternativa é incorreta.

    Gabarito do Professor: Letra C.
  • A FÓRMULA DO ETANOL É CH3CH2OH, SENDO NECESSÁRIO ADICIONAR UM OXIGÊNIO PARA QUE ELE SE TRANSFORME EM UM ÁCIDO ACÉTICO, CUJA FÓRMULA É CH3COOH. SENDO ASSIM, VISTO QUE O OXIGÊNIO É MAIS ELETRONEGATIVO QUE O CARBONO, ELE TENDE A ROUBAR ELÉTRONS DO CARBONO, AUMENTANDO, DESSA FORMA, O NOX DO CARBONO, ISTO É, O OXIGÊNIO REDUÇÃO, OCASIONANDO NA OXIDAÇÃO DO CARBONO.


ID
2817232
Banca
UFRGS
Órgão
UFRGS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Um composto X, com fórmula molecular C4H10O, ao reagir com permanganato de potássio em meio ácido, levou à formação de um composto Y, com fórmula molecular C4H8O2.
Os compostos X e Y são, respectivamente,

Alternativas
Comentários
  • Oxidação de álcool primário ----- aldeído ---- acido carboxílico

    Oxidação de álcool secundário ----- cetona

    Oxidação de álcool terciário ------ não reage


ID
2838463
Banca
Colégio Pedro II
Órgão
Colégio Pedro II
Ano
2018
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

O álcool benzílico é usado como solvente geral para tintas, lacas e revestimentos, a base de resinas epóxi. A reação desse álcool com uma solução aquosa ácida de permanganato de potássio produz um composto I que, após purificação, reage com excesso de etanol, sob catálise ácida, formando um produto orgânico II, também de aplicação industrial.

Os nomes dos compostos I e II são, respectivamente,

Alternativas
Comentários
  • D - Um álcool primário se converte rapidamente em ácido carboxílico. Na oxidação total, esse processo não é interrompido como na oxidação branda. O oxidante utilizado costuma ser uma solução aquosa de permanganato de potássio (KMnO4) em meio ácido. Neste caso, o primeiro intermediário é o ácido fenil-metanoico e esse após a purificação reage com o excesso de etanol formando o produto benzoato de etila.


ID
2859088
Banca
Marinha
Órgão
CAP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Com relação aos efeitos dos grupos substituintes sobre as reações de substituição aromática eletrofílica, assinale a opção que apresenta apenas grupos que sejam simultaneamente ativantes e orto-para diretores.

Alternativas
Comentários
  • Grupos ativantes: aumentam a velocidade de substituição

    Grupo orto-para dirigentes: são compostos em que o átomo central tem carga negativa e ligações saturadas.

    resposta: A


ID
2859097
Banca
Marinha
Órgão
CAP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Em relação aos fatores que afetam as velocidades das Reações SN1 e SN2, é correto afirmar que:

Alternativas

ID
2911564
Banca
FCC
Órgão
SEGEP-MA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Um dos princípios da química verde prevê a diminuição de solventes e auxiliares nos processos industriais. Nesse sentido vem sendo proposto o uso de solventes alternativos que sejam mais seguros que os solventes comuns. Um exemplo desses solventes alternativos é:

Alternativas
Comentários
  • Letra A)

    Isso porque todas as demais alternativas apresentam compostos derivados do petróleo. Tendo em vista que este não é renovável, fere aos princípios da Química verde.

    Att


ID
2942908
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

A síntese de Wurtz consiste na reação de um derivado halogenado com sódio metálico em condições de reação. Tendo como referência tal síntese, a reação de uma mistura de iodoetano e 1-iodopropano com sódio metálico em condições de reagir produzirá:

Alternativas
Comentários
  • A síntese de Wurtz é uma reação utilizada para produzir alcanos, a partir da interação entre haleto de alquila e Na metálico. O alcano formado terá duas vezes o número de C do haleto de alquila inicial, além de gerar subprodutos.


ID
3073150
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2017
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

O benzoato de benzila é um composto químico muito utilizado no tratamento da pediculose (infestação por piolhos). Sua síntese é realizada a partir de benzaldeído e catalisadores a base de óxidos alcalinos. Esta condensação é conhecida como reação de Tishchenko e o ácido benzoico é um subproduto gerado. A opção que contém, respectivamente, o reagente, o produto, o catalisador e uma forma de purificação para retirada do coproduto é:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: A

  • é só pensar que a adição do segundo anel aromático seria muito difícil de acontecer diretamente ao anel aromático. Além disso na reação de esterificação há a formação da água com um H de uma molécula e um OH de outra molécula, que no caso, mt provavelmente, seria do segundo anel aromático que foi adicionado para formar o benzoato de benzila.


ID
3271846
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2018
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

A identificação de produtos perigosos para o transporte terrestre é composta, obrigatoriamente, por um painel de segurança e do rótulo de risco.


O rótulo de risco deverá conter o símbolo do risco, a classe e a subclasse do Risco, enquanto o painel de segurança deverá informar o número 

Alternativas

ID
3330778
Banca
IBFC
Órgão
SEDUC-MT
Ano
2017
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

As reações de substituição nucleofílicas alifáticas:

I. São favorecidas por solventes polares próticos.
II. Podem resultar em misturas de isômeros ópticos.
III. Podem apresentar como produtos secundário alcenos.
IV. Podem ser mono ou bimoleculares.
V. Podem apresentar rearranjos.

Assinale a alternativa correta:

Alternativas
Comentários
  • Questão anulável! Como ele não define se é uma SN1 ou SN2 o solvente polar prótico não favorece as SN2 devido a solvatação do nucleófilos, essas apenas são apenas favorecidas em termos de solvente polar apróticos!

    a iii está de fato correta, os alcenos são formados em mecanismos de eliminação nucleofílicas


ID
3388096
Banca
AOCP
Órgão
UNIR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Sobre as características dos ácidos de grande importância industrial, julgue o item a seguir.


A reação entre a sacarose e o H2SO4 concentrado consiste em um processo de carbonização do açúcar, pois o H2SO4(conc) atua como um agente desidratante.

Alternativas

ID
3388207
Banca
AOCP
Órgão
UNIR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Sobre as noções básicas de segurança em laboratório e primeiros socorros e sobre o descarte de resíduos gerados em laboratório, julgue o item a seguir.


Álcoois com menos de 5 carbonos podem ser descartados diretamente na pia, com exceção do álcool metílico, pois apresenta alta toxicidade.

Alternativas
Comentários
  • Uma questão meio estranha.

    Como químico, eu entendo que não se deva descartar nenhum produto químico na pia, a fim de reduzir ao máximo a possibilidade de contaminação do meio ambiente!

  • CERTO


ID
3509620
Banca
FUVEST
Órgão
USP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Os movimentos das moléculas antes e depois de uma reação química obedecem aos princípios físicos de colisões. Para tanto, cada átomo é representado como um corpo pontual com uma certa massa, ocupando uma posição no espaço e com uma determinada velocidade (representada na forma vetorial). Costumeiramente, os corpos pontuais são representados como esferas com diâmetros proporcionais à massa atômica. As colisões ocorrem conservando a quantidade de movimento.

Considerando um referencial no qual as moléculas neutras encontram‐se paradas antes e após a colisão, a alternativa que melhor representa o arranjo de íons e moléculas instantes antes e instantes depois de uma colisão que leva à reação
F + H3CCl → CH3F + Cl

é

Note e adote:

Massas atômicas: H = 1 u.m.a., C = 12 u.m.a., F = 19 u.m.a. e Cl = 35 u.m.a. Considere que apenas o isótopo de cloro Cl = 35 u.m.a. participa da reação.

Alternativas
Comentários
  • Esta questão aborda o conceito do tamanho dos átomos e seu movimento durante colisões que levam à reações químicas. Na ilustração, cada esfera corresponde a um átomo. Dessa forma, tem-se que:
    • O tamanho dos átomos é diretamente proporcional à sua massa, ou seja, quanto maior a massa do átomo, maior o seu diâmetro (D).  Logo, DCl > DF > DC > DH.

    • De acordo com o enunciado as moléculas neutras encontram-se paradas, logo, na ilustração, a seta que representa o movimento não deve estar presente na molécula de CH3F, que precisa ter esferas de 3 tamanhos diferentes (C, H e F), sendo que as esferas que representam o H precisam ser menores. 

    • Os íons F- e Cl- devem ser representados por apenas uma esfera e a esfera do Cl- (após a colisão) tem que ser maior do que a do F- (antes da colisão), uma vez que possui mais massa. 

    • A velocidade do íon Cl- deve ser menor do que a do íon F-, uma vez que um corpo com maior massa possui menor velocidade (conservação da quantidade de movimento), portanto, a seta precisa ser maior no íon F-.

    Considerando os fatos acima, a única alternativa possível é a letra C.

    Gabarito do Professor: Letra C.

  • Principio da conservação da quantidade de movimento - > Q inicial = Q final.


ID
3794101
Banca
COMVEST UFAM
Órgão
UFAM
Ano
2016
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Organometálicos são os compostos orgânicos que possuem pelo menos um átomo de metal ligado a um átomo de carbono. As substâncias organometálicas mais importantes são os compostos de Grignard, apresentando a fórmula geral RMgX e, por serem muito reativos, são amplamente usados em síntese orgânica. O que confere essa reatividade aos compostos de Grignard?

Alternativas

ID
3794107
Banca
COMVEST UFAM
Órgão
UFAM
Ano
2016
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Os alcenos, também conhecidos como alquenos ou olefinas, são hidrocarbonetos alifáticos insaturados com pelo menos uma ligação dupla entre seus átomos de carbono. Os alcenos são bem reativos normalmente, com a quebra da ligação dupla e a formação de novas ligações, sendo estas chamadas reações de adição. Uma clássica reação dos alcenos é sua hidratação catalisada por ácido. Qual a justificativa mais apropriada para explicar que o produto majoritário da reação do 2-metil-propeno mais água em meio ácido será o 2-metil-propan-2-ol?

Alternativas

ID
3794110
Banca
COMVEST UFAM
Órgão
UFAM
Ano
2016
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

O método mais simples de síntese de alquilaminas é por meio da reação de alquilação da amônia ou de uma alquilamina com um haleto de alquila. Isso é possível devido:

Alternativas

ID
3801946
Banca
UNEB
Órgão
UNEB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

O bom funcionamento do organismo depende de vários fatores, dentre eles a existência de moléculas contendo grupos nucleofílicos com —NH2 e —SH. Substâncias que se ligam quimicamente a esses grupos, a exemplo do bromometano, podem ser tóxicas.
Considerando-se essas informações, é correto afirmar:

Alternativas

ID
3998425
Banca
Cepros
Órgão
CESMAC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Sobre a reação de bromo-ciclo-hexano com etóxido de sódio em etanol, podemos dizer:

Alternativas

ID
4193869
Banca
FUVEST
Órgão
FUVEST
Ano
2019
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Os movimentos das moléculas antes e depois de uma reação química obedecem aos princípios físicos de colisões. Para tanto, cada átomo é representado como um corpo pontual com uma certa massa, ocupando uma posição no espaço e com uma determinada velocidade (representada na forma vetorial). Costumeiramente, os corpos pontuais são representados como esferas com diâmetros proporcionais à massa atômica. As colisões ocorrem conservando a quantidade de movimento.

Considerando um referencial no qual as moléculas neutras encontram‐se paradas antes e após a colisão, a alternativa que melhor representa o arranjo de íons e moléculas instantes antes e instantes depois de uma colisão que leva à reação

F + H3CCl → CH3F + Cl

é

Note e adote:

Massas atômicas: H = 1 u.m.a., C = 12 u.m.a., F = 19 u.m.a. e Cl = 35 u.m.a.

Considere que apenas o isótopo de cloro CI = 35 u.m.a. participa da reação

Alternativas

ID
4194334
Banca
PUC - RS
Órgão
PUC - RS
Ano
2017
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Os radicais livres são espécies químicas que contêm elétrons desemparelhados, sendo por isso pouco estáveis e extremamente reativos. Alguns são produzidos no próprio organismo, apresentando elétrons desemparelhados no átomo de oxigênio, e estão associados a doenças graves. Sobre os radicais livres produzidos no organismo, é correto afirmar que

Alternativas

ID
5127088
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Rio Largo - AL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:

I. A assinatura digital é um tipo de vírus responsável por apagar as informações pessoais do usuário.
II. O alcano ramificado tem menor área de contato e menor número de interações, ocasionando um ponto de ebulição menor.
III. Os alquenos podem sofrer adição de eletrófilos, onde a dupla ligação funciona como nucleófilo em reações de adição eletrofílica à ligação dupla.
Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Comparando duas cadeias com o mesmo número de carbonos, o PE (e o PF) diminui com o aumento da ramificação da cadeia. Isso ocorre porque o alcano mais ramificado tem menor área de contato e menor número de interações, ocasionando um PE menor.

    Fonte: https://patyqmc.paginas.ufsc.br/files/2019/07/Hidrocarbonetos.pdf.


ID
5127115
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Rio Largo - AL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:

I. Em estatística, uma população é o conjunto total de elementos portadores de, pelo menos, uma característica comum.
II. Assim como nos alquenos, grupos alquila doadores de elétrons estabilizam o carbono sp eletronegativo. Com isto, alquinos internos são mais estáveis que os alquinos terminais.
III. Os metais alcalinos têm este nome porque reagem com a água e, quando isso ocorre, formam hidróxidos (substâncias básicas ou alcalinas), liberando hidrogênio.
Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas

ID
5226100
Banca
FURB
Órgão
FURB - SC
Ano
2020
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Os ésteres simples geralmente estão associados às propriedades organolépticas de frutos e flores, poisapresentam aromas e sabores agradáveis. Um exemplo desses ésteres é o acetato de isoamila que representa o odor característico da banana e da pera. Porém, este éster também é conhecido por ser um dos compostos liberados pelas abelhas, quando ferroam uma pessoa, pois este atua como feromônio, levando a um frenesi de ataques. A síntese do acetato de isoamila pode ser descrita pela equação CH3COOH + (CH3)2CHCH2CH2OH (CH3)2CHCH2CH2OOCCH3 + H2O e possui as seguintes informações: a reação é realizada em refluxo, a adição de um ácido forte acelera a reação e o ponto de ebulição dos reagentes são de, aproximadamente,118°C e 130°C, respectivamente. A respeito da síntese do acetato de isoamila, afirma-se:

I- O ácido cianídrico pode ser utilizado como catalizador da reação.
II- O mecanismo de reação pode ser descrito pela protonação do ácido acético, seguido de um ataque nucleofílico e pela eliminação de uma molécula de água.
III- O mecanismo de reação pode ser descrito pela protonação do ácido acético, seguido de um ataque eletrofílico e pela eliminação de uma molécula de água.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Comentários
  • o cianídrico é um ácido fraco
  • Reação de esterificação: Álcool + Ácido orgânico = Éster + Água

  • ATAQUE NUCLEOFILO EM ESPÉSCIES POSITIVAS,

    II ELETROFILO EM ESPÉCIES NEGATIVAS OU COM PARES DE ELÉTRONS LIVRES.


ID
5423008
Banca
UFMT
Órgão
UFMT
Ano
2021
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Considere os compostos de coordenação e/ou organometálicos que são empregados em processos de catálise homogênea (ou formados in situ) conhecidos da literatura acadêmica. A coluna da esquerda apresenta os nomes do processos que empregam estes catalisadores e a da direita, o catalisador empregado. Numere a coluna da direita de acordo com a da esquerda.

1- Hidrogenação de alquenos ( ) PdCl2/[CuCl4] -

2- Hidroformilação ( ) [M(CO)2(I)2] - , M = Co, Rh ou Ir

3- Oxidação de Alquenos “Wacker” ( ) [Co(CO)4H] ou [Rh(CO)H(PPh3)3]

4- Carbonilação do metanol ( ) [RhCl(PPh3)3]


Marque a sequência correta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: A

  • Gabarito: A