SóProvas


ID
2794930
Banca
FGV
Órgão
AL-RO
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

A implantação de um repositório digital confiável é fundamental para assegurar a preservação, o acesso e a autenticidade de longo prazo dos materiais digitais.

Considerando a instrução sobre Implementação de Repositórios Arquivísticos Digitais Confiáveis – RDC-Arq do CNA, esse repositório deve adotar os procedimentos a seguir, à exceção de um. Assinale-o.

Alternativas
Comentários
  • Armazenar documentos sem valor secundário na fase permanente. A afirmativa está incorreta pois documentos do arquivo permanente são considerados de valor secundário

  • Gabarito letra B

    Se vc souber o básico de arquivologia, dá pra matar essa tranquilo, basta saber que na fase permanente só guardamos documentos de valor secundário e a alternativa está dizendo o contrário.

  • ATENÇÃO: Um repositório digital não se resume a uma solução informatizada para armazenamento (storage), que é apenas um componente do repositório.

    Um repositório arquivístico digital é um repositório digital que armazena e gerencia esses documentos, seja nas fases corrente e intermediária, seja na fase permanente. Como tal, esse repositório deve:

     gerenciar os documentos e metadados de acordo com as práticas e normas da Arquivologia, especificamente relacionadas à gestão documental, descrição arquivística multinível e preservação; e

     proteger as características do documento arquivístico, em especial a autenticidade (identidade e integridade) e a relação orgânica entre os documentos.


    FONTE: diretrizes_rdc_arq (pg 15)

  • GABARITO: LETRA B

    COMPLEMENTANDO:

    Art. 8º - Os documentos públicos são identificados como correntes, intermediários e permanentes.

    § 1º - Consideram-se documentos correntes aqueles em curso ou que, mesmo sem movimentação, constituam objeto de consultas freqüentes.

    § 2º - Consideram-se documentos intermediários aqueles que, não sendo de uso corrente nos órgãos produtores, por razões de interesse administrativo, aguardam a sua eliminação ou recolhimento para guarda permanente.

    § 3º - Consideram-se permanentes os conjuntos de documentos de valor histórico, probatório e informativo que devem ser definitivamente preservados.

    FONTE: LEI No 8.159, DE 8 DE JANEIRO DE 1991.

  • Um repositório digital tem como função armazenar e gerenciar documentos. 

    a) Todo procedimento aplicado aos documentos de arquivo devem estar de acordo com as práticas e normas arquivísticas. Certa.
    b) Se o documento se encontra na fase permanente, é porque possui valor secundário. Não há documentos de valor primário na fase permanente. Errada.
    c) O gerenciamento deve atingir tando os documentos quanto os metadados. Certa.
    d) O RDC-Arq cita tanto a autenticidade como a relação orgânica dos documentos. Certa.
    e) O RDC-Arq cita tanto a autenticidade como a relação orgânica dos documentos. Certa.

    Fonte: CONARQ. Implementação de Repositórios Arquivísticos Digitais Confiáveis – RDC-Arq, 2015.

    Gabarito do Professor: Alternativa B.
  • Fase permanente

    guardamos documentos DE valor secundário que. Segundo Rousseau e Couture (1998, p. 117-118), como sendo a qualidade do documento baseada nas utilizações não imediatas ou científicas.

    Gab: B

  • Gabarito: B

    Questão retirada da Resolução nº 43 do CONARQ:

    Um repositório arquivístico digital é um repositório digital que armazena e gerencia esses documentos, seja nas fases corrente e intermediária, seja na fase permanente. Como tal, esse repositório deve:

    • gerenciar os documentos e metadados de acordo com as práticas e normas da Arquivologia, especificamente relacionadas à gestão documental, descrição arquivística multinível e preservação; e 
    • proteger as características do documento arquivístico, em especial a autenticidade (identidade e integridade) e a relação orgânica entre os documentos. 

    Fonte: https://www.gov.br/conarq/pt-br/centrais-de-conteudo/publicacoes/conarq_diretrizes_rdc_arq_resolucao_43.pdf