SóProvas


ID
2797849
Banca
FCC
Órgão
Câmara Legislativa do Distrito Federal
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Atenção: Considere o texto abaixo para responder à questão.

    “A arte popular de uma era é muitas vezes a arte elevada da seguinte”, escreveu o professor Alexander Nehamas não muito tempo atrás em defesa da televisão, traçando um paralelo com o desdém de Platão pelo antigo drama grego. Por muito tempo a TV foi considerada o homólogo inferior do cinema: o lugar ao qual recorrer na indústria se você não podia transformar algo em filme. Por um tempo muito longo ela foi também considerada um assunto que não estava à altura do estudo acadêmico. Não é mais assim hoje em dia. Com o drama televisivo granjeando aplausos tanto do público quanto da crítica, parece que a TV está finalmente atravessando sua era de arte elevada e que emergiu da sombra do cinema para sempre.
    Cineastas sempre flertaram com a televisão. O flerte do cinema com a nova forma começou com a célebre entrevista coletiva de Roberto Rossellini em 1962 em que ele declarou que o cinema estava morto e que dali em diante faria filmes para a televisão. Hoje esses cineastas poderiam ser vistos como a vanguarda de uma forma que ainda se desenvolvia: a da série de televisão que iria educar e elevar em vez de apenas entreter e vender produtos por meio de anúncios.
    Hoje, graças à internet e a novas tecnologias, surgem novos padrões de atenção. O que parece uma transição de uma era da narrativa para outra é não só acompanhado, mas também guiado, por mudanças no comportamento do público.

(Adaptado de: KALLAS, Christina. Na sala de roteiristas (Inside the Writer´s Room). Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2016, edição digital)

Considere as afirmações abaixo.

I. Os verbos dos segmentos o cinema estava morto e uma forma que ainda se desenvolvia estão flexionados nos mesmos tempo e modo.

II. “A arte popular de uma era é muitas vezes a arte elevada da seguinte”... (início do texto)
O argumento acima embasa a ideia de que a televisão não é inferior ao cinema.

III. Por um tempo muito longo ela foi também considerada um assunto que não estava à altura do estudo acadêmico. (1o parágrafo)
O elemento sublinhado acima refere-se ao termo “indústria”.

Está correto o que se afirma APENAS em

Alternativas
Comentários
  • Gabarito - E

     

     

    I - Os verbos dos segmentos o cinema estava morto e uma forma que ainda se desenvolvia estão flexionados nos mesmos tempo e modo.

     

     

    →  Correto, os verbos "estava" e "desenvolvia" estão flexionados no pretérito imperfeito do indicativo [ VA / IA / NHA / ERA ].

     

    -----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

     

    II - “A arte popular de uma era é muitas vezes a arte elevada da seguinte”... O argumento acima embasa a ideia de que a televisão não é inferior ao cinema.

     

     

    →  Correto, conforme o trecho: "Por muito tempo a TV foi considerada o homólogo inferior do cinema: [...]  Não é mais assim hoje em dia."

     

    -----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

     

    III - Por um tempo muito longo ela foi também considerada um assunto que não estava à altura do estudo acadêmico. O elemento sublinhado acima refere-se ao termo “indústria”.

     

     

    →  Errado, o elemento "ela" refere-se à TV. Conforme o trecho:

     

    "Por muito tempo a TV foi considerada o homólogo inferior do cinema: o lugar ao qual recorrer na indústria se você não podia transformar algo em filme. Por um tempo muito longo ela foi também considerada um assunto que não estava à altura do estudo acadêmico.

     

    -------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

     

    Confira o meu material gratuito --> https://drive.google.com/drive/folders/1sSk7DGBaen4Bgo-p8cwh_hhINxeKL_UV?usp=sharing

  • O termo "ela" refere-se à televisão e não à industria

  • Reconhecimento do tempo PRETÉRITO IMPERFEITO DO INDICATIVO

    Usado no lugar do Presente do Indicativo.
    Cuidado com verbos terminados em ER e IR. Terminados em Z
    Cuidado com “Seria” NÃO É.

      

    TINHA.VINHA.ERA.VA.IA
    TINHA vontade, pois VINHA de longe, mesmo assim ERA sempre uma VA.IA, que recebia.

      

    Fonte: Pest/QC
     

  • Dica

    VAINHA ERA

  • Quem tem problema de decorar as terminações dos tempos e modos verbais, pro indicativo eu uso uma dica que a prof. Adriana Figueiredo ensina.

     

    Pro presente do indicativo.  Antes do verbo coloque a palavra HOJE e conjugue o verbo.

    Por ex.: HOJE eu ESTOU/DESENVOLVO

     

    Pro Pret. Perfeito do Indicativo. Antes do verbo coloque a palavra ONTEM

    Por ex.: ONTEM eu ESTIVE/DESENOLVI

     

    Pro Pret Imperfeito do indicativo. Coloque antes do verbo a palavra ANTIGAMENTE

    Por ex.: ANTIGAMENTE eu ESTAVA/DESENVOLVIA

     

    PS. Pode ser uma dica besta, mas que me ajudou bastante a não errar mais esses tipos de questões. Pros demais tempos e modos, Caso alguém queira, é só mandar um pvt e caso pegue um verbo que fique MT feio a sonoridade, mas tenha usado o método, só confia que da certo haha.

    Abraços 

  • DICAS PARA IDENTIFICAR OS MODOS VERBAIS:

    INDICATIVO:

    *PRETÉRITO IMPERFEITO DO INDICATIVO: palavras terminadas em (VA) e (IA); verbos terminados em (NHA) tinha ou vinha; ERA/ERAM;

    *PRETÉRITO PERFEITO DO INDICATIVO: coloque (ONTEM) antes do verbo;

    *PRETÉRITO MAIS QUE PERFEITO DO INDICATIVO: verbos terminados em (RA) e (RE) átonos;

    *FUTURO DO PRESENTE DO INDICATIVO: verbos terminados em (RA) e (RE) tônicos;

    *FUTURO DO PRETÉRITO DO INDICATIVO: verbos terminados em (RIA) e (RIE).

    SUBJUNTIVO:

    *PRESENTE DO SUBJUNTIVO: coloque (TALVEZ) antes do verbo;

    *PRETÉRITO IMPERFEITO DO SUBJUNTIVO: coloque (SE) antes do verbo; verbos terminados em (SSE);

    *PRETÉRITO PERFEITO DO SUBJUNTIVO: coloque (QUANDO) antes do verbo; verbos terminados em (R).

    IMPERATIVO (ATENÇÃO: NÃO se conjuga a 1ª pessoa do singular):

    *IMPERATIVO AFIRMATIVO: a 2ª pessoa do singular e a 2ª pessoa do plural são retiradas do presente do indicativo, suprimindo-se o (S) final. As demais pessoas são exatamente as mesmas do presente do subjuntivo.

    *IMPERATIVO NEGATIVO: todas as pessoas são exatamente as mesmas do presente do subjuntivo.

    "Nossa vitória não será por acidente".

  • Pretérito Imperfeito do Indicativo - Era, vinha, punha e tinha. Terminação (- va e -ve) ou (-ia e -ie). Evento habitual, costumeiro no passado. Ex: Nós nos encontrávamos diariamente. Podemos usar a palavra "antigamente" para conjugarmos.

  • Infelizmente nao passei pra segunta etapa dessa prova,fiz 85% da mesma,mas o jogo continua!

    Rumo ao senado!

    Gab:E

     

  • Bizu para pretérito imperfeito: Tudo que é imperfeito merece uma VAINHA e aí já ERA. VAINHA= verbos terminados em "va", "ia", "nha" e o verbo "era".