SóProvas


ID
2800768
Banca
FCC
Órgão
Câmara Legislativa do Distrito Federal
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Entre os principais instrumentos utilizados visando a apoiar operações e procedimentos técnicos da gestão arquivística de documentos eletrônicos ou convencionais encontram-se:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO A

     

    ◈ Plano de classificação: Instrumento de gestão documental utilizado para classificar os documentos de arquivo, agrupando-os de acordo com a competência do órgão produtor, identificando o grupo, a função e a atividade responsável pela produção ou acumulação. 

     

    ◈ Tabela de temporalidade: instrumento de destinação. Determina prazos e condições de guarda.

  • Caí na pegadinha.... Bola pra frente!

  • Assim como deixei um comentário na questão da BANCA (INSTITUTO AOCP), vou deixar um BIZU aqui também de como eu respondo e na maioria delas eu acerto.

    Toda vez que você não tiver certeza da resposta, procura logo nas alternativas a que tem a palavra "CLASSIFICAÇÃO" quando a questão fala muito de movimentação, apoiar atividades, principal atividade do arquivo e etc, essas palavrinhas mágicas aí pessoal, ajuda muito, só usar um pouco a lógica também.

  • PLANO DE CLASSIFICAÇÃO: plano que estabelece a ordenação intelectual e física dos documentos de um arquivo corrente. Portanto, podemos dizer que um plano de classificação é um instrumento auxiliar (técnico) das atividades de gestão (permitindo o arquivamento correto dos documentos).


    TABELA DE TEMPORALIDADE: Instrumento de destinação, aprovado por autoridade competente, que determina prazos e condições de guarda tendo em vista a transferência, o recolhimento, o descarte ou a eliminação de documentos.


    Arquivologia para Concursos - Renato Valentini



  •  

    ◈ Plano de classificação: Instrumento de gestão documental utilizado para classificar os documentos de arquivo, agrupando-os de acordo com a competência do órgão produtor, identificando o grupo, a função e a atividade responsável pela produção ou acumulação. 

     

    ◈ Tabela de temporalidade: instrumento de destinação. Determina prazos e condições de guarda.

  • tesauro - repertório alfabético de termos utilizados em indexação e na classificação de documentos.

  • GAB A O Plano de Classificação de Documentos e a Tabela de Temporalidade de Documentos são os instrumentos básicos da Gestão Documental e resultam de um processo de análise que permite a identificação dos valores dos documentos, para fins de definição de seus prazos de guarda e destinação. Com esses instrumentos aprovados a organização reduzirá ao essencial os documentos acumulados em seus arquivos, sem prejuízo da salvaguarda dos atos administrativos, constitutivos e extintivos de direito, das informações indispensáveis ao processo decisório e à preservação da memória institucional.https://googleweblight.com/i?u=https://www.ambiente.sp.gov.br/a-secretaria/quem-somos/plano-de-classificacao/&hl=pt-BR
  • LETRA A CORRETA

    PLANO DE CLASSIFICAÇÃO

    Esquema de distribuição de documentos em classes de acordo com métodos de arquivamento específicos, elaborado a partir do estudo das estruturas e funções de uma instituição e da análise do arquivo por ela produzido. Expressão geralmente adotada em arquivos correntes.

    Tabela de temporalidade

    - A tabela de temporalidade é o instrumento que define os prazos de guarda e a destinação final dos documentos da instituição;

    - É criada por uma Comissão Permanente de Avaliação de documentos e deve ser aprovada por uma autoridade competente para ser aplicada na instituição.

  • Letra A

    PLANO DE CLASSIFICAÇÃO: é um instrumento auxiliar (técnico) das atividades de gestão (permitindo o arquivamento correto dos documentos).

    TABELA DE TEMPORALIDADE:  determina prazos e condições de guarda tendo em vista a transferência, o recolhimento, o descarte ou a eliminação de documentos.

  • A gestão arquivística de documentos envolve a movimentação dos documentos dentro do ciclo documental, que é composto pelas fases corrente, intermediária e permanente. Cada documento vai permanecer em cada fase por um tempo determinado e essa é uma decisão tomada a partir de uma atividade chamada avaliação documental. 

    A avaliação documental gera dois instrumentos: o plano de classificação e a tabela de temporalidade.
    O plano de classificação é uma sistematização das funções da instituição, que culminam em documentos. A tabela de temporalidade é uma extensão do plano de classificação, pois cada função elencada no plano de classificação remete a uma temporalidade, a um tempo na tabela de temporalidade, em cada fase do ciclo documental. 

    Portanto, os dois principais instrumentos da gestão arquivística é o plano de classificação e a tabela de temporalidade.

    Analisando as outras alternativas:

    b) Um manual de gestão pode ser um instrumento que contém informações sobre os procedimentos de gestão documental, se analisado no contexto da arquivologia. A Classificação Decimal Universal é um método de arquivamento.

    c) O vocabulário controlado é um conjunto de termos para recuperação de informações. Estrutura de organização é um termo semanticamente variável. 

    d) O sistema informatizado de gestão de documentos é um conjunto de procedimentos e técnicas arquivísticas processados por um computador. Tesauro é um vocabulário controlado. 

    e) Normas de descrição arquivística são regulamentações que preveem técnicas para a descrição arquivística, que é uma ação que promove a difusão dos conjuntos documentais de uma forma sistematizada. 

    Gabarito do Professor: A
  • GABARITO: LETRA A

    Plano de Classificação: é um instrumento técnico auxiliar da gestão documental utilizado para a organização de documentos por meio de critérios da própria instituição, deixando clara a relação entre eles. O conhecimento e a utilização de conceitos como: classificação, ordenação, arquivamento, codificação e instrumento de classificação, são indispensáveis à elaboração do plano de classificação.

    Tabela de temporalidade: Instrumento de destinação, aprovado pela autoridade competente, que determina os prazos em que os documentos devem ser mantidos nos arquivos correntes e intermediários, ou recolhidos aos arquivos permanentes, estabelecendo critérios para microfilmagem e eliminação.

    FONTE: Arquivologia Para Concursos - Série Provas & Concursos - 4ª Edição VALENTINI,RENATO.