SóProvas


ID
2804962
Banca
IBADE
Órgão
PM-RN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Segundo os direitos e deveres individuais e coletivos descritos no texto constitucional:

Alternativas
Comentários
  • D ) NÃO são inadmissíveis no processo as provas obtidas por meios ilícitos.

  • A) Art.5 LI -  nenhum brasileiro será extraditado, salvo o naturalizado, em caso de crime comum, praticado antes da naturalização, ou de comprovado envolvimento em tráfico ilícito de entorpecentes e drogas afins, na forma da lei;

     

    B) Art.5 LXVIII -  conceder-se-á habeas corpus sempre que alguém sofrer ou se achar ameaçado de sofrer violência ou coação em sua liberdade de locomoção, por ilegalidade ou abuso de poder;

     

    C) Art. 5 LVII -  ninguém será considerado culpado até o trânsito em julgado de sentença penal condenatória;

     

    D)Art.5 LVI -  são inadmissíveis, no processo, as provas obtidas por meios ilícitos;

     

    E) Art.5  XLVII -  não haverá penas:   a)  de morte, salvo em caso de guerra declarada, nos termos do art. 84, XIX;

     

     

    LETRA D

  • Questão maldosa. Suprimiu a ressalva quanto a pena de morte. Se tivesse em duvida entre duas questões teria problemas.

  • são inadmissíveis no processo as provas obtidas por meios ilícitos. "Salvo para beneficiar o réu". Questão passível de anulação.

  • a questão apenas colocou cascas de banana, o que é típico de qualquer banca.

  • Paulo Henrique, o texto legal não traz essa previsão, a admissão da prova ilícita pro reo é construção doutrinária e jurisprudencial. Veja que a questão dispõe: "descritos no texto constitucional".

    Tanto isso é certo que a alternativa E está incorreta, pois há a previsão expressa de exceção à vedação da pena de morte, qual seja, no caso de guerra declarada.

  • LETRA E NÃO ESTÁ ERRADA MUITAS BANCA PODERIA DA ESSA ALTENATICA COM CERTA TBM CUIDADO ESTUDEM A BANCA

  • E - são inadmissíveis no processo as provas obtidas por meios ilícitos. E deverão ser DESENTRANHADAS POR SE TRATAREM DE PROVAS ILÍCITAS.

  • Vale ressaltar que essa Alt.E está com uma certa dubitação...

    Pois, a regra é que NÃO HAVERÁ PENA DE MORTE.

    SALVO

    EM CASO DE GUERRA DECLARADA

  • Gabarito: D

    A) Errada- Art.5 LI - Nenhum brasileiro será extraditado, salvo o naturalizado, em caso de crime comum, praticado antes da naturalização, ou de comprovado envolvimento em tráfico ilícito de entorpecentes e drogas afins, na forma da lei;

     

    B) Errada- Art.5 LXVIII - Conceder-se-á Habeas corpus sempre que alguém sofrer ou se achar ameaçado de sofrer violência ou coação em sua liberdade de locomoção, por ilegalidade ou abuso de poder; (O referido na alternativa da questão, se referia ao Habeas Data).

     

    C) Errada- Art. 5 LVII Ninguém será considerado culpado até o trânsito em julgado de sentença penal condenatória;

     

    D) Certa- Art.5 LVI - São inadmissíveis, no processo, as provas obtidas por meios ilícitos;

     

    E) Errada- Art.5  XLVII - Não haverá penas:  a) de morte, salvo em caso de guerra declarada, nos termos do art. 84, XIX;

  • A letra E tbm esta certa

  • Olá, pessoal!

    Questão bem simples que cobra do candidato conhecimento direto da letra seca da Constituição.

    Vejamos o art. 5º, inciso LVI:

    "LVI - são inadmissíveis, no processo, as provas obtidas por meios ilícitos".

    GABARITO LETRA D.


  • O que são Crimes hediondosCrimes hediondos são crimes considerados mais graves e a gravidade pode ser devida a várias razões, como a finalidade ou a forma de execução. Recebem essa classificação porque sua ocorrência costuma causar pesar e indignação social. Por isso, esses tipos penais são tratados pela lei com mais rigor.

  • GABARITO: D

    a) nenhum brasileiro, nato ou naturalizado, será extraditado. → Errado. Brasileiro NATO não é extraditado. O naturalizado será, se tiver cometido crime comum antes da naturalização ou, a qualquer tempo, no caso de tráfico de drogas.

    Art. 5º LI - nenhum brasileiro será extraditado, salvo o naturalizado, em caso de crime comum, praticado antes da naturalização, ou de comprovado envolvimento em tráfico ilícito de entorpecentes e drogas afins, na forma da lei;

     .

    b) conceder-se-á habeas corpus para assegurar o conhecimento de informações relativas à pessoa do impetrante. → Errado. Se falar em conhecer informações, lembre-se do habeas DATA (data center → Local onde se guardam informações pessoais).

    c) aquele que cometer crime hediondo poderá ser preso e considerado culpado antes da sentença penal condenatória transitada em julgado. → Errado. NINGUÉM é considerado culpado até o trânsito em julgado da sentença penal.

    Art. 5 LVII - ninguém será considerado culpado até o trânsito em julgado de sentença penal condenatória;

    .

    d) são inadmissíveis no processo as provas obtidas por meios ilícitos. → Correto. As provas obtidas por meio ilícito são inadmissíveis.

    Art.5 LVI - são inadmissíveis, no processo, as provas obtidas por meios ilícitos;

    .

    e) não haverá pena de morte. → Errado. Haverá apenas em caso de guerra declarada.

    Art.5  XLVII - não haverá penas:  

    a)  de morte, salvo em caso de guerra declarada, nos termos do art. 84, XIX;

    Espero ter ajudado.

    Bons estudos! :)

  • ESSAS QUESTÕES FORAM TOP

  • Lembrando que a prova ilícitas deve ser desentranhadas do processo, salvo quando for o único meio de prova pra inocentar o réu, e se for obtida mediante tortura, ainda que seja para o inocentamento, não valerá.

  • letra E ao pé da letra não tá errada.