SóProvas


ID
2805853
Banca
COMVEST UFAM
Órgão
UFAM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia o texto a seguir:

Depois do golpe militar de 1964, com a queda do presidente João Goulart, as forças militares ocuparam a Amazônia brasileira, perseguindo e dispersando os principais líderes políticos democráticos, o que abriu caminho para a proposição de um plano de modernização da região, elaborado no Sul do país. Isto implicou a entrada de capitais nacional e estrangeiro, assim como a redefinição do espaço e das condições de vida da população. Aliás, no final dos anos 1950, a integração geográfica da Amazônia com o Sul – na verdade uma proposta geopolítica – já havia começado através das rodovias. É possível perfilar um núcleo ligado a indústria automotora, assim como a suas indústrias adjacentes. Esse polo industrial é intensamente estimulado pelos militares que, sob o discurso da modernização da Amazônia e sua integração nacional, tinham promovido seu projeto geopolítico, mediante a construção de rodovias. Tais ideias e medidas não conseguiam discriminar as especificidades do Norte das do resto do país. (Do livro As Vozes do rio, de Ana Pizarro, p. 166. Texto adaptado.)

Coloque V para verdadeiro e F para falso nas afirmativas a seguir, feitas a propósito de aspectos diversos do texto:

( ) A regência no trecho “Isto implicou a entrada de capitais” NÃO está correta, pois deveria ser “Isto implicou na entrada de capitais”.
( ) As palavras “proposição”, “modernização” e “região”, constantes do primeiro período, formam um vício de linguagem chamado barbarismo.
( ) No último período, para que o enunciado fique correto, o vocábulo “discriminar” precisa ser substituído pelo parônimo “descriminar”.
( ) Uma ideia que perpassa o texto é a de que as medidas para o desenvolvimento da Amazônia, embora não condizentes com a sua realidade, eram necessárias.
( ) “Tinham promovido”, no penúltimo período do texto, está conjugado no pretérito mais-queperfeito composto do indicativo.
( ) No trecho “É possível perfilar um núcleo ligado a indústria automotora”, o a deveria levar o acento indicativo de crase.

Assinale a alternativa que relaciona a sequência CORRETA de V e F de cima para baixo:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito D

     

     

    FCorreção: O verbo “implicar”, quando empregado com o sentido de “acarretar”, “ocasionar”, “trazer consequências”, é VTD

     

    ( FCorreção: Não tem nenhum desvio das normas gramaticais. Pra quem não sabe o que é barbarismo: O barbarismo é considerado um vício de linguagem que consiste no emprego incorreto de uma palavra (ex: escrever "exsseção") ou expressão (ex: ler "probrema"). Geralmente acontece sem que seja percebido.

     

    ( FCorreção: O verbo discriminar se refere ao ato de estabelecer diferenças, de distinguir e diferenciar, especificar, listando, relacionando, descrevendo ou precisando. Ao contrário de: descriminar que see refere ao ato de inocentar alguém ou alguma coisa, tirando sua culpa ou crime, ou seja, se refere ao ato de descriminalizar, absolver, isentar, inocentar.

     

    ( F) Uma ideia que perpassa o texto é a de que as medidas para o desenvolvimento da Amazônia, embora não condizentes com a sua realidade, eram necessárias.

     

    ( V) Tinham promovido ( ter + particípio) está conjugado no pretérito mais-que-ferfeito do indicativo, só que na forma composta. Na forma simples fica: promovera.

     

    ( V)  O que está ligado, está ligado A algo + A de a indústria automotora = crase

     

  • F )  Implicar quando empregado com o sentido de “acarretar”, “ocasionar” é VTD

     

    F ) As três palavras estão de acordo com a gramática, então não é um vício de barbarismo

     

    Barbarismo é um vício de linguagem relacionado com o uso incorreto de uma palavra, seja na pronúncia, grafia ou morfologia.

    Ex: bicicreta ao invés de bicicleta; gratuíto ao invés de gratuito; brica ao invés de rubrica.

    Saber mais sobre: https://www.todamateria.com.br/barbarismo/

     

    F ) Discriminar:  especificar, relacionar, descrever..    Descreminar: retirar a culpa de; provar que não há crime..

     

    F )

     

    V ) Pretérito mais que perfeito simples: Promovera    /  Pretérito mais que perfeito composto: Tinha promovido

     

    V ) Ligado a + a indústria automotora = crase

     

    Gabarito: ( D )

    Obs: Quando meus comentários estiverem desatualizados ou errados, mandem-me msgns no privado, por favor, porque irei corrigi-los.

  • Barbarismo: o barbarismo é considerado um vício de linguagem que consiste no emprego incorreto de uma palavra ou expressão. Geralmente acontece sem que seja percebido.


    Pneu por peneu.

    Rubrica por rúbrica.

    Gratuito por gratuíto.


    exceção por excessão.

    Proeza por proesa.


    quando eu vir por quando eu ver.

    Ela está meio cansada por ela está meia cansada.

  • F – F – F – F – V – V