SóProvas


ID
2808253
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPE-PI
Ano
2018
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

      Pouco a pouco, o Brasil começou a se recuperar dos efeitos causados pela greve dos caminhoneiros, que durou dez dias e paralisou serviços como fornecimento de combustíveis e distribuição de alimentos e insumos médicos, o que deixou o país à beira de um colapso.

Greve dos caminhoneiros: a cronologia dos 10 dias que pararam o Brasil. Internet: (com adaptações).

Considerando o assunto do texto apresentado e aspectos a ele relacionados, julgue o item a seguir.


O governo brasileiro reagiu imediatamente à greve dos caminhoneiros: ainda no início da paralisação, determinou intervenção militar para garantir o abastecimento nas cidades.

Alternativas
Comentários
  • GAB ERRADO
    Em entrevista à imprensa estrangeira em fórum de investimentos em São Paulo, o presidente MichelTemer (MDB) afirmou nesta terça-feira que "não há risco" de "intervenção militar" em decorrência da paralisação de caminhoneiros, que chega ao seu 9º dia. Cartazes e faixas pedindo intervenção militar para derrubar o governo foram visto com alguns grevistas.
    https://oglobo.globo.com/brasil/temer-diz-que-nao-ha-risco-de-intervencao-militar-por-protesto-de-caminhoneiros-22728447

  •  

    Muito ERRADO! Não agiu imediatamente.

     

    Isso porque...

    Em entrevista à imprensa estrangeira em fórum de investimentos em São Paulo, o presidente Michel Temer (MDB) afirmou nesta terça-feira que “não há risco” de “intervenção militar” em decorrência da paralisação de caminhoneiros, que chega ao seu 9º dia. Cartazes e faixas pedindo intervenção militar para derrubar o governo foram visto com alguns grevistas.

     

    Após sua participação na abertura do Fórum de Investimentos Brasil de 2018, Temer disse ainda que a redução do preço do óleo diesel anunciada pelo governo como parte das medidas para tentar acabar com a greve não irá reverter as reformas realizadas pela Petrobras para garantir a independência da estatal.

    Durante sua palestra, no evento que foi organizado pelo governo federal e pelo Banco Interamericano de Investimento, Temer chegou afirmar que age com “autoridade” para preservar a ordem. “Aqueles que rejeitam o diálogo e tentam parar o Brasil, nós exercemos autoridade para preservar a ordem e os direitos da população. Mas antes disso o diálogo é fundamental para o exercício do que a constituição determina. Ou seja, a democracia plena no nosso país”, disse o Presidente.

     

    Continua em: http://www.ilheus24h.com.br/v1/2018/05/29/9o-dia-de-greve-temer-diz-que-nao-ha-risco-de-intervencao-militar-por-protesto-de-caminhoneiros/#more-63350

     

    http://www.ilheus24h.com.br/v1/2018/05/29/9o-dia-de-greve-temer-diz-que-nao-ha-risco-de-intervencao-militar-por-protesto-de-caminhoneiros/#more-63350

  • Gab. Errado


    Não foi imediatamente, apenas colocou o exercito nas ruas para preservar a ordem nas estradas do Brasil. Dessa forma não houve intervenção militar.

  • só quem não mora no Brasil erraria essa aí!

     

  • Essa greve na verdade foi : `` os caminhooneiros contra o governo pressionando sobre o preço do combustível e o povo contra os caminhoneiros comprando gasolina a $10 ou $12 reais secando os postos de gasolina mais rápido do que quando era $4,95 kkkkkk vai entender. detalhe: pessoas morreram por brigarem por litro de gasolina e isso sim é trágico e triste ao mesmo tempo. no exato momento o governo abaixou a gasolina e subiu o preço do GNV rsrsrsr vai entender!

  • Apesar de ter começado no dia 21 de maio de 2018, foi apenas no dia 25 de maio, em meio a várias cidades que haviam decretado situação de calamidade pública ou estado de emergência devido aos desabastecimentos, que o governo anunciou o uso das Forças Armadas para desobstruir as rodovias.

    Resposta: Errado

  • não houve intervenção militar.

  • NÃO TEVE INTERVENÇÃO MILITAR.

  • NUNCA QUE CAI UMA DESSAS NA PRF/PF