-
Empowermente (empoderamento) gestor apoia e assessora sua equipe por meio de uma liderança renovadora ao invés de ficar em cima no comando. Não existe autogerenciamento, o gestor permanence, contudo, de forma a dar suporte e retaguarda à equipe.
-
A diferença entre delegar tarefas e delegar poder está no grau de responsabilidade conferida aos funcionários para execução do trabalho. Quando é delegada apenas a tarefa, o gestor passa a forma como quer que a mesma seja executada e todas as decisões importantes são tomadas por ele. Já quando há delegação de poder o gestor dá autonomia para que seu funcionário execute a atividade de forma plena e completa, sendo responsável inclusive pelas decisões importantes arcando com os bônus ou ônus das mesmas. A delegação do poder para os funcionários cabe aos supervisores de primeira linha e no máximo a média gerência.
-
ERRADO
Creio que o erro da alternativa esta na expressão "DEVEM" em: "Tarefas administrativas, operacionais e gerenciais presentes nas organizações de aprendizagem devem ser realizadas por equipes autogerenciadas..."
Explico: Tarefas administrativas geralmente são realizadas sem muito grau de liberdade, pois são rotineiras e simples. Logo, não é necessário que equipes autogerenciadas sejam relacionadas para esse tipo de atividade. Podemos pensar em usar equipes autogerenciadas quando temos indivíduos com altas competências e que já sabem o que tem que fazer. Nesse caso, seria melhor delegar competências e apenas estipular metas para essa equipe.
-
Como o nome sugere, nas equipes autogerenciadas, os próprios membros são responsáveis pelo cumprimento dos objetivos e realizam os controles necessários para atingirem o proposto. Não existe uma figura de líder, mas essa função é dividida entre os integrantes, conforme o domínio de cada um em relação ao desenvolvimento do projeto que está sendo executado. Ou, então, quem mantém uma melhor rede de contatos ou quem está com mais tempo livre em determinado momento poderá exercer a liderança por tempo determinado. Sendo assim, a liderança nessas unidades de trabalho é contingencial. Nas equipes autogerenciais a liderança tem a função de aglutinar os esforços, não visa controlar os processos, pois isso é feito pelos próprios executores".
Os indivíduos que compõem essas equipes precisam contar com características como: maturidade profissional, senso de responsabilidade, visão compartilhada das tarefas e responsabilidades a serem executadas e, ainda, bom relacionamento interpessoal, pois as ações individuais nesse caso deverão convergir para objetivos comuns e alcance dos resultados do grupo como um todo.
As tarefas administrativas, operacionais e gerenciais podem, de fato ser executadas por equipes autogerenciadas. Mas não há que se afirmar que devem, pois o ponto determinante para o estabelecimento dessa nova gestão administrativa está mais ligado à capacidade dos colaboradores de se autogerenciarem que o tipo de tarefa em si.
Gabarito do Professor: ERRADO .