-
Alguém comentaaa?
-
que loucura é essa?
pelo amor de Deus é muita subjetividade viu
-
Do latim talentum, a noção de talento está relacionado com a aptidão ou a inteligência. Trata-se da capacidade para exercer uma certa ocupação ou para desempenhar uma atividade. O talento tende a estar associado à habilidade inata e à criação, embora também se possa desenvolver com a prática e treino.
referência: conceito.de
-
O que está errado é que a gestão de talentos não tem nada de inclusiva!
A gestão de talentos é um forte compromisso do em contar com os mais talentosos profissionais do mercado. Esse compromisso surgiu devido à necessidade competitiva de e de identificar potenciais talentos nas organizações.
Portanto ela é uma estratégia integrada e holística de contratar, treinar e reter os colaboradores com melhor desempenho.E para isso atua com uma série de processos que visam proporcionar:
-
Talento entendido como potencial produtivo de relacionamentos fortes, de confiança e colaboração contribui para as organizações serem mais competitivas e inclusivas.
-
Talento é derivado de talentum, termo em latim que significa “matéria preciosa". E seu significado é exatamente esse, o que as pessoas têm de mais precioso. Pode ser inato – ou seja, uma capacidade com a qual a pessoa já nasceu – ou adquirido, quando a pessoa o desenvolve ao longo da vida, através de diferentes mecanismos de aprendizagem. Talento é aptidão e o colaborador será identificado como tal quando apresentar um diferencial competitivo que agregue valor ao negócio da empresa.
Idalberto Chiavenato, em seu livro "Gestão de Pessoas", edição de 2008, apresenta o talento em quatro aspectos essenciais:
- Conhecimento ou saber: corresponde aos diferentes tipos de conhecimentos adquiridos através de métodos formais ou informais de aprendizagem. O conhecimento é o grande ativo da época em que vivemos. É também a base para o desenvolvimento de competências. Aprender continuamente torna-se fundamental em uma sociedade onde as informações atualizam-se em alta velocidade e de forma contínua.
- Habilidade ou saber fazer: a habilidade pode ser reconhecida quando a pessoa passa a aplicar seus conhecimentos em situações do dia-a-dia, seja para resolver problemas ou criar. O conhecimento nada significa se não for colocado em prática, então a habilidade pode ser compreendida como um comportamento observável, sendo passível, inclusive, de avaliação. Normalmente é o foco de processos de avaliação e desenvolvimento de competências.
- Julgamento ou saber analisar: julgamento é a capacidade de obter dados e informações e inter-relacioná-los, com ponderação e equilíbrio, mapeando prioridades. A tendência é que os profissionais ganhem cada vez mais liberdade de ação e saber analisar é uma capacidade fundamental que irá apoiar as pessoas nas decisões que lhe couberem, dentro do escopo de sua função.
- Atitude ou fazer acontecer: além de a pessoa ter conhecimentos, habilidades e saber analisar, é preciso também uma atitude mobilizadora, que a possibilite alcançar, e até mesmo superar, os resultados esperados. Para que o talento alcance seu potencial, é preciso buscar a excelência, tentar se superar, assumir riscos, estabelecer parcerias, ou seja, fazer acontecer.
GABARITO: ERRADO
-
Nesse tipo de questão o professor sempre vai querer justificar o injustificável...
-
Gente, achei que a explicação da professora ia ajudar em alguma coisa....
Então o erro é apenas o inclusiva? Hein companheiros? Sério que é só isso o erro? Num pode...
-
Queria que provassem que não! Credo!
-
Ano: 2018 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: MPE-PI Prova: CESPE - 2018 - MPE-PI - Analista Ministerial - Psicologia
Resolvi certo!
A respeito da gestão de talentos nas organizações, julgue o item que segue.
Conhecimentos, habilidades e capacidades que gerem valor econômico caracterizam os talentos humanos nas organizações.
CERTO
-
Gente... vou complementar o comentário por aqui porque ainda restaram dúvidas, não é....
A questão está errada porque trouxe uma conceituação muito simplista de talento...
Se você reparar bem, a definição de talento é similar à de competências, não é mesmo? Só que no caso são competências que apresentem um diferencial competitivo que agregue valor ao negócio da empresa...
São como as ditas core competence ou competências essenciais. Só que quando nos referimos a essas estamos falando das competências organizacionais; ao falarmos das individuais utilizamos: TALENTO!
A questão trouxe apenas características simples que até podem compor uma competência e assim um talento, mas sozinhas não o fazem.
Além do fato de não serem verdadeiras características diferenciais, né. Lembre-se: talento não é algo que qualquer um tem... é um diferencial!
Você dificilmente encontrará uma questão trazendo exemplos de talento ou core competence. Por que? Porque eles são muito particulares de cada contexto e cada negócio organizacional!!!
O termo inclusivo tem nenhum problema, a princípio.
Responda as outras questões da prova sobre o assunto para você comparar: Q936566, Q936567, Q936568 e Q936569.
Qualquer dúvida nos comentários da prof. aqui não hesitem em mandar um direct!!!