SóProvas


ID
2809714
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPE-PI
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A respeito da gestão de talentos nas organizações, julgue o item que segue.


De acordo com a noção de talento, as competências valorizadas pelas organizações tendem a ser associadas às capacidades adquiridas por meio da experiência e não facilmente aprendidas pela instrução.

Alternativas
Comentários
  • Não concordo, mas um autor publicou isso e tiraram desse livro

  • Uma pessoa tem o talento para aprender idiomas sozinho. Aprende 5 idiomas sem professor, sozinho em casa. não podemos dizer que ela tem talento? Mesmo sem nenhuma experiência profissional com idiomas? Não concordo com a banca, mas vamos aceitar. No concurso o que vale é dançar conforme a música, goste você dela ou não.

  • Também não concordo.

  • como isso está correto, Meu Deus?!!!

  • Talvez o autor esteja se referindo ao conhecimento tácito, em detrimento do explícito.

  • Não tem como dar uma manual de instrução para uma pessoa gerencia uma empresa é necessário que ela tenha conhecimentos anteriores e também um direcionamento das decisões que ela vai tomar.

  • Não tem como dar uma manual de instrução para uma pessoa gerencia uma empresa é necessário que ela tenha conhecimentos anteriores e também um direcionamento das decisões que ela vai tomar.

  • Acredito que quis diferenciar talento (como algo da pessoa, independente de instrução) e desempenho/carreira (como algo que se desenvolve pela instrução, que pode ser teórico-prática).

  • Minha interpretação é de que o enunciado diferencia habilidades, capacidade de julgamento, atitudes etc. (que são elementos essenciais para a noção de talento; são as competências mais valorizadas pelas organizações; que dificilmente se adquire com instrução, mas sim com a experiência, não só profissional, mas de vida) de conhecimento, que se adquire facilmente pela instrução, mas que também é um elemento importante para a noção de talento.

    Duas observações:

    1. A questão não foi taxativa. Ela diz que "as competências valorizadas pelas organizações(contextualizou) tendem a ser adquiridas por meio da experiência e não facilmente (mas também são) aprendidas pela instrução.

    2. Diferença entre talento e aptidão (nesse contexto). Aprender 5 línguas sozinho ou a tocar um instrumento em 3 meses está mais relacionado com aptidão (ou vocação, como dizem popularmente). Talento envolve algo mais abrangente; é um conjunto mais amplo de competências (sociais, emocionais etc.).

  • CORRETO

    Estamos diante das Competências Essenciais. Elas são o diferencial que a organização tem em relação ao seus concorrentes, logo, promovem competitividade. Quem fornece essas competências? Os colaboradores. Como as organizações alcançam essas pessoas? Geralmente por meio de empresas headhunters. Por que as empresas querem tanto essas pessoas? Porque elas possuem os talentos necessários para atingir os objetivos organizacionais, sendo tais talentos derivados das experiências individuais e de difícil transmissão por meio da instrução formal.

    (atualizado - 30/07/21)

  • Quem quiser concordar ou discordar JAMAIS passará em concursos.... Pra passar tem que guardar suas concordâncias e discordâncias para você e dar a resposta que a banca quer. Bjos de luz

  • Na literatura nacional e internacional, o uso do termo talento é frequentemente associado à figura de pessoas extraordinárias, propagando a ideia de que tais indivíduos constituem uma minoria, uma elite, e como tal devem ser tratados. O termo talento refere-se, com frequência, à pessoa que traz em sua bagagem um conjunto privilegiado de competências que a diferencia de outras, deste modo nem todos podem ser considerados talentos. Assim, podemos concluir que tais competências não são facilmente aprendidas por instrução, caso contrário, qualquer um poderia tornar-se um talento.

    Gabarito do Professor: CERTO.