SóProvas


ID
2809732
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPE-PI
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Julgue o item seguinte, relativo à psicodinâmica do trabalho.


A formulação de programas de qualidade de vida no trabalho, na perspectiva da ergonomia da atividade, consiste não só na identificação de problemas macro e microergonômicos do trabalho, mas também na forma como estes serão tratados pela organização.

Alternativas
Comentários
  • http://www.ergopublic.com.br/arquivos/1361295898.52-arquivo.pdf


    Errado.


    A identificação de problemas ocorre na fase de diagnóstico, não de formulação do programa.


    Seguem as seis etapas:

    "1 -Diagnóstico dos problemas existentes e, sobretudo, identificando os fatores que ameaçam a saúde dos trabalhadores e eliminam a QVT nos ambientes de trabalho.


    Com base no diagnóstico, gerar dois produtos interdependentes:


    2- Concepção de uma política de Qualidade de Vida no Trabalho, explicitando conceito de QVT, princípios e diretrizes.


    3- Formulação de um Programa de QVT, indicando projetos e ações que serão implementados, avaliados e replanejados com base numa linha do tempo. 


    4- Execução, coordenação e monitoramento das atividades previstas no Programa de Qualidade de Vida no Trabalho (PQVT), sobretudo, zelando pelo seu alinhamento com a política e os resultados balizadores do diagnóstico.


    5- Avaliação longitudinal da implementação da Política e do Programa de QVT, identificando suas virtudes, limites e perspectivas.


    6- Reciclagem da Política e do Programa de QVT, aprimorando sua concepção e execução."

  • O erro da questão está em levar em consideração em como a Ergonomia vai ser tratada pela organização. Capital Humano sempre em primeiro lugar

  • A abordagem intitulada Ergonomia da Atividade Aplicada à Qualidade de Vida no Trabalho (EAA_QVT) possui natureza descritiva e contempla níveis analíticos, fatores estruturadores e métodos voltados para a avaliação da QVT sob a ótica da Ergonomia da Atividade. Os modelos em ergonomia, caracterizam-se por um corpo de conhecimentos datados, logo provisórios, que servem de instrumento de inferência para a validação de dados empíricos coletados e que têm uma finalidade heurística para explicar o mecanismo e os fatores que influenciam as condutas dos indivíduos em situação de trabalho. O modelo teórico em EAA_QVT tem a pretensão de contribuir para descrever os elementos constituintes -chave para uma avaliação da QVT. Ele é de natureza mais descritiva que explicativa. Assim, contempla apenas a identificação de problemas macro e micro ergonômicos do trabalho, ficando a forma como estes serão tratados para uma outra etapa e outra metodologia.


    Ferreira, Mário César Ergonomia da Atividade aplicada à Qualidade de Vida no Trabalho: lugar, importância e contribuição da Análise Ergonômica do Trabalho (AET). Revista Brasileira de Saúde Ocupacional [online]. 2015, v. 40, n. 131 [Acessado 16 Outubro 2021], pp. 18-29. 


    Gabarito do Professor: ERRADO.