SóProvas


ID
280990
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANEEL
Ano
2010
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Os itens a seguir apresentam trechos, sucessivos e adaptados, de um texto publicado no jornal O Estado de S.Paulo em 30/3/2010. Julgue-os com relação à correção gramatical.


A indústria de bens de capital deve crescer 18% em relação à 2009, por causa do aumento da utilização da capacidade instalada ao longo do ano e o aumento da confiança dos empresários.

Alternativas
Comentários
  • Não existe esse sinal de crase em "relação à 2009".
  • Além do erro em relação ao acento grave mencionado no outro comentário existe um erro de paralelismo na frase.

    por causa do aumento da utilização da capacidade instalada ao longo do ano e o aumento da confiança dos empresários.

    Para seguir o paralelismo deveria ser usado a preposição “do” antes de “aumento”na segunda ocorrência também pois foi utilizado na primeira.

    Ferir o paralelismo é erro gramatical portanto o ítem está ERRADO.


  • Errado 
    A indústria de bens de capital deve crescer 18% em relação a 2009, por causa do aumento da utilização da capacidade instalada ao longo do ano e do aumento da confiança dos empresários.
  • Essa questão é de pontuação? Acho que não.
  • O erro de pontuação não seria a falta de vírgula depois de 18%? Pois não seria em relação a 2009 um aposto explicativo?

    ou ainda

    No caso de em relação a 2009 ser um aposto especificativo o erro, então, seria a vírgula depois de 2009.

    Quem souber me ajude, por favor. Explicativo ou especificativo????
  • Não se usa crase antes de termos no masculino.
    - ... em relação à dois mil e nove... (errado).
    - ... em relação a dois mil e nove... (correto).  ... em relação a (este "a" é preposição do termo relação).
    - ... em relação ao ano de 2012 ...  (correto).

  • Não existe crase antes de NÚMEROS, desde que não estejam indicando HORAS.

    GABARITO E
  • ENTRE DIAS DA SEMANA,MESES E ANOS NADA DE CRASE.

     
  • Pessoal, pode crase entre dias da semana e antes de número que esteja indicando horas?  A resposta é: depende. Vejamos alguns exemplos: DE SEGUNDA A SEXTA- nesse caso não há crase porque o DE e o A são apenas preposições; DA SEGUNDA À SEXTA nesse caso há crase, pois temos a contração do artigo com a preposiçao a. No primeiro caso, sem a presença do artigo, significa dizer que são todas as semanas, já no segundo, com a presença do artigo ,quer dizer que é somente uma semana. Em relação a número indicando horas segue a mesma lógica. Vejamos: de 9h a 11h- somente preposição. E a forma de 9h às 11h está errada; das 9h às 11h- nesse caso há contração da preposição com o artigo. Assim, nem sempre haverá crase antes de número indicando horas e nem sempre será proibido crase entre dias da semana. Espero ter ajudado.

  • Cristiane Silva, obrigado! Dessa eu não sabia.

    Fui pesquisar sobre o caso e encontrei que:

    1) DE segunda a sexta (NÃO TEM CRASE, porque o DE faz com que o sentido de "segunda a sexta" seja INDEFINIDO. Logo, não há artigo antes de sexta, pois pode se tratar de qualquer semana).

    2) DA segunda à sexta (TEM CRASE, porque o DA faz com que o sentido de "segunda a sexta" seja DEFINIDO. Logo, há artigo antes de sexta, pois só pode se tratar de uma semana específica. O mesmo ocorreria com a frase "o torneio vai da próxima segunda à sexta").

    Infellizmente (ou felizmente) a CESPE adora cobrar essa brincadeira de o artigo ser definido ou indefinido, exigindo ou não artigo...

  • eita crase que não vi.

  • A indústria de bens de capital deve crescer 18% em relação a 2009, por causa do aumento da utilização da capacidade instalada ao longo do ano e do aumento da confiança dos empresários.

    Não tem crase em: "relação à 2009".

    "do" aumento no lugar de "o" aumento.

  • à (a )2009...

    o (do) aumento ...

  • ESSA CRASE NAO EXISTE.