SóProvas


ID
2810641
Banca
FCC
Órgão
Prefeitura de Macapá - AP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O cuidado multiprofissional a pessoas em situação de rua demanda articulação entre o SUS e SUAS, para o qual conta com

Alternativas
Comentários
  • alguém?

  • Vamos pedir comentário do professor...não tem nada no decreto que fale sobre essa equipe especializada.

  • A população em situação de rua contará com um serviço especializado no âmbito do SUAS, isto de acordo com o art 7°, inciso XII do Decreto 7.053/2009. Este serviço é conhecido como Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP). Segundo a Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais (2009, p.28-29),o objetivo deste serviço é:

    Possibilitar condições de acolhida na rede socioassistencial;

    Contribuir para a construção de novos projetos de vida (...);

    Contribuir para restaurar e preservar a integridade e a autonomia da POP em situação de rua;

    Promover ações para a reinserção familiar e/ou comunitária.

  • O centro POP é um serviço de média complexidade e não alta, por isso a C está errada.

    O Atendimento de Equipe Especializada compõe serviços a partir da RAPS (Rede de Atenção Psicossocial):

    A Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) passa a ser formada pelos seguintes pontos de atenção (Serviços):

    - CAPS (Centro de Atenção Psicossocial), em suas diferentes modalidades

    - Serviço Residencial Terapêutico (SRT) 

    - Unidade de Acolhimento (adulto e infanto-juvenil)

    - Enfermarias Especializadas em Hospital Geral

    - Hospital Psiquiátrico

    - Hospital-Dia

    - Atenção Básica

    - Urgência e Emergência

    - Comunidades Terapêuticas

    - Ambulatório Multiprofissional de Saúde Mental

  • QUESTÃO :

    CUIDADO MULTI/PROFISSIONAL a pessoas em situação de rua demanda articulação entre o SUS e SUAS, para o qual conta com :

    GABARITO : E) :

    ATENDIMENTO de EQUIPE ESPECIALIZADA : escuta qualificada, reintegra/ção socio familiar, inclusão social e construção de projeto d vida .

  • O cuidado multiprofissional a pessoas em situação de rua demanda articulação entre o SUS e SUAS, para o qual conta com o Atendimento de Equipe Especializada que visa à escuta qualificada, à reintegração sociofamiliar, à inclusão social e à construção de projeto de vida.

  • CAPS ad Álcool e Drogas: Atendimento a todas faixas etárias, especializado em transtornos pelo uso de álcool e outras drogas, atende cidades e ou regiões com pelo menos 70 mil habitantes.(o CAPS AD não faz abrigamento).

    Serviço Especializado em Abordagem Social (SUAS): É um serviço realizado por uma equipe de educadores sociais que identifica famílias e indivíduos em situação de risco pessoal e social em espaços públicos, como trabalho infantil, exploração sexual de crianças e adolescentes, situação de rua, uso abusivo de crack e outras drogas.

    A abordagem é realizada nas ruas, praças, estradas, fronteiras, espaços públicos onde ocorram atividades laborais (como feiras e mercados), locais de intensa circulação de pessoas e existência de comércio, terminais de ônibus, trens, metrô, prédios abandonados, lixões, praias, semáforos, entre outros locais. (não faz intervenção no âmbito da saúde mental)

    Centro PoP: É uma unidade pública voltada para o atendimento especializado à população em situação de rua. Deve ofertar, obrigatoriamente, o Serviço Especializado para Pessoas em Situação de Rua, que realiza atendimentos individuais e coletivos, oficinas e atividades de convívio e socialização, além de ações que incentivem o protagonismo e a participação social das pessoas em situação de rua.

    O Centro POP deve representar espaço de referência para o convívio social e o desenvolvimento de relações de solidariedade, afetividade e respeito. Essa unidade também funciona como ponto de apoio para pessoas que moram e/ou sobrevivem nas ruas. (não é um serviço de alta complexidade)

    O Centro Especializado em Reabilitação (CER): é um ponto de atenção ambulatorial especializado em reabilitação, que realiza diagnóstico, tratamento, concessão, adaptação e manutenção de tecnologia assistiva, constituindo-se em referência para a rede de atenção à saúde da pessoa com deficiência no território. É organizado a partir da combinação de no mínimo duas modalidades de reabilitação (auditiva, física, intelectual, visual). 

    O Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos – PAEFI é o serviço socioassistencial estruturante da unidade CREAS, responsável pelo trabalho social a famílias que estão em situação de risco pessoal e social por violação de direitos. m todo caso, o serviço dispõe de diversas técnicas incluindo a realização de escuta qualificada e respeitosa, que possibilite a criação de vínculos e a acolhida e permita aos técnicos e usuários construírem atendimentos e encaminhamentos que contribuam para a superação das diversas violações

  • A questão solicita conhecimentos a respeito do atendimento multiprofissional na rede do SUS e do SUAS a pessoas em situação de rua.


    As pessoas em situação de rua estão inseridas em um contexto de intensa vulnerabilidade social, necessitando cuidado especializado da equipe multiprofissional da rede de atenção psicossocial e socioassistencial. O SUS possui algumas unidades de atenção, tendo a equipe Consultório de Rua como acesso principal à saúde mental dessa população, o qual poderá encaminhar os sujeitos para outros serviços da rede. Por sua vez, o SUAS conta com o CentroPop e o CREAS que funcionam como serviços especializados de garantias sociais para essa população.


    Vamos às alternativas:


    1. ERRADO

    O CapsAd destina-se a pessoas que fazem uso abusivo de álcool e outra drogas, porém o uso abusivo não precisa estar ligado a transtorno mental. Um detalhe importante que deve ser mencionado é que, dependendo da situação atual do indivíduo, o CapsAd proporciona o abrigo de forma transitória para situações de crise. Cada sujeito pode permanecer por até 14 dias em um intervalo de 30 dias. Se constituir necessidade superior a esse prazo, o paciente deverá ser transferido a uma Unidade de Acolhimento - UA.


    1. ERRADO

    A abordagem social é um serviço contínuo realizado pela equipe do CREAS ou do SEAS que tem como objetivo principal a “busca, identificação e mapeamento de  vulnerabilidade, atendimento, acompanhamento e intervenções no território, com a população em situação de vulnerabilidade social e com a população, visando o enfrentamento e superação das violências vivenciadas no território"¹. Não realizam intervenções em saúde mental, sua principal tarefa é assegurar os direitos e serviços socioassistenciais à população.


    1. ERRADO

    O CentroPop é um serviço de média complexidade e está voltado para atenção a pessoas em situação de rua como um todo, não se restringe a abuso de drogas. É um espaço de referência “para o convívio grupal, social e o desenvolvimento de relações de afetividade, respeito e solidariedade".¹ A oferta de saúde mental é atribuição das equipes CR (Consultório de Rua).


    1. ERRADO

    A rede psicossocial e socioassistencial não possuem equipes especializadas em triagem e atendimento jurídico. Os casos que demandam atendimento jurídico são encaminhados diretamente para a Defensoria Pública.


    1. CERTO

    As equipes atuantes no SUAS devem ofertar serviços visando buscar compreender o contexto social, cultural e histórico de cada uma das pessoas em situação de rua, através da escuta qualificada, principalmente. O atendimento contínuo dessas equipes, no auxílio às questões civis, reintegração social e familiar, nutrição e informação  garantem o fortalecimento ou resgate da autoestima, da autonomia e respeito a sua identidade e subjetividade. 



    Gabarito da Professora: Letra E.


    Fonte: site oficial do gesuas.