SóProvas


ID
2810707
Banca
FCC
Órgão
Prefeitura de Macapá - AP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Considere que o órgão responsável pelo controle interno da Administração municipal tenha identificado ilegalidades praticadas em determinada Secretaria, consistente no superfaturamento de contratos firmados para manutenção de equipamentos de informática. Considerando as disposições constitucionais aplicáveis, o responsável pelo controle interno

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra a).

     

     

    CF, Art. 74, § 1º Os responsáveis pelo controle interno, ao tomarem conhecimento de qualquer irregularidade ou ilegalidade, dela darão ciência ao Tribunal de Contas da União, sob pena de responsabilidade solidária.

     

     

     

    => Meu Instagram para concursos: https://www.instagram.com/qdconcursos/

  • GABARITO: LETRA A

    Art. 74. § 1º Os responsáveis pelo controle interno, ao tomarem conhecimento de qualquer irregularidade ou ilegalidade, dela darão ciência ao Tribunal de Contas da União, sob pena de responsabilidade solidária.

    FONTE: CF 1988

  • O controle da Administração é o “conjunto de mecanismos jurídicos e administrativos para fiscalização e revisão de toda atividade administrativa” (Marinela, 2015). O controle interno é aquele realizado dentro da própria Administração Pública, podendo rever seus próprios atos. O controle externo é realizado por órgãos estranhos à Administração, como o Poder Judiciário e o Tribunal de Contas. Ambos podem ser realizados concomitantemente.

    Súmula 473 do Supremo Tribunal Federal: “A administração pode anular seus próprios atos, quando eivados de vícios que os tornam ilegais, porque deles não se originam direitos; ou revogá-los, por motivo de conveniência ou oportunidade, respeitados os direitos adquiridos, e ressalvada, em todos os casos, a apreciação judicial”.

    O art. 74, §1º da Constituição Federal dispõe que: "Os responsáveis pelo controle interno, ao tomarem conhecimento de qualquer irregularidade ou ilegalidade, dela darão ciência ao Tribunal de Contas da União, sob pena de responsabilidade solidária".

    a) Correta. O responsável pelo controle interno, ao identificar o superfaturamento, deve comunicar ao Tribunal de Contas, sob pena de responsabilidade solidária. Art. 74, §1º da CF. O controle interno também pode adotar as medidas necessárias.

    b) Errada. A Administração deve exercer a autotutela e anular o contrato superfaturado, pois eivado de ilegalidade. O controle interno, no entanto, não impede a atuação do controle externo, como o do Tribunal de Contas.

    c) Errada. A Administração pode anular seus próprios atos, não havendo necessidade de solicitar autorização da Câmara Municipal.

    d) Errada. O controle interno não afasta a atuação do controle externo.

    e) Errada. A Administração pode anular ou revogar seus próprios atos.

    Gabarito do professor: a.









  • GABARITO LETRA A

     

    CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988 

     

    ARTIGO 74. Os Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário manterão, de forma integrada, sistema de controle interno com a finalidade de:

     

    § 1º Os responsáveis pelo controle interno, ao tomarem conhecimento de qualquer irregularidade ou ilegalidade, dela darão ciência ao Tribunal de Contas da União, sob pena de responsabilidade solidária.

  • Quem susta contrato e câmara , não TCU e nem controle interno