-
JUSTIFICATIVA DA BANCA - letra d
Conforme elaborações de Behring, Boschetti, Netto, Iamamoto, nos dias de hoje, a intervenção no campo das políticas sociais constitui o principal espaço de atuação profissional do/da assistente social, existindo uma relação visceral entre as políticas sociais e o Serviço Social, desde a inserção da profissão no mercado de trabalho. Frente à essa relação, estão corretas as assertivas II, III e V, pois: no contexto do desenvolvimentismo, a intervenção profissional, junto às políticas sociais, entendia que os problemas sociais deveriam ser enfrentados com estratégias sistemáticas, técnicas, metódicas e anômicas, sendo que nesse período ainda usávamos as metodologias de Caso, Grupo e Comunidade, influenciadas pelo SS norte-americano. Outrossim, também no período da ditadura civil-militar os/as assistentes sociais aderiram à visão tecnocrática dada às politicas sociais, pois era este o mercado que se abria para os/as assistentes sociais. Ora, devido ao neoconservadorismo posto na sociedade e para a profissão, as incidências conservadoras, o metodologismo, o teoricismo acrítico, o aligeiramento da formação e pesquisa, o pragmatismo, o voluntarismo, o voluntariado e o possibilismo, que remodelam a atuação do Serviço Social nas políticas sociais podem fazer retroceder as conquistas históricas alcançadas nos últimos anos
-
Anna, qual a fonte?
-
Alguém sabe me dizer qual o erro da assertiva 1?
-
Alguém sabe me dizer qual o erro da assertiva IV?
-
II. No contexto do desenvolvimentismo, a intervenção profissional, junto às políticas sociais, entendia que os problemas sociais deveriam ser enfrentados com estratégias sistemáticas, técnicas, metódicas e anômicas.
Essa eu não sabia...
-
O Q seria anômicas?
-
A anomia é um estado de falta de objetivos e regras e de perda de identidade, provocado pelas intensas transformações ocorrentes no mundo social moderno. Wikipédia
-
I. Nas ultimas três décadas, a perspectiva estrutural-reformista, firmou o Serviço Social como fundamental campo de reflexão, formulação e teorização critica sobre a política social na sociabilidade capitalista. (seria perspectiva histórico-crítica, logo F).
II. No contexto do desenvolvimentismo, a intervenção profissional, junto às políticas sociais, entendia que os problemas sociais deveriam ser enfrentados com estratégias sistemáticas, técnicas, metódicas e anômicas (V)
III. No período da ditadura civil-militar os/as assistentes sociais aderiram à visão tecnocrática dada às políticas sociais (V)
IV. A precarização e a intensificação do trabalho do/da assistente social é uma realidade em praticamente todas as áreas de atuação profissional, em decorrência da sistematização das políticas sociais. (F - A precarização não se dá em decorrência da sistematização das políticas sociais, ela é uma realidade a todo o mundo do trabalho na atual fase de acumulação do capital).
V. As incidências conservadoras que remodelam a atuação do Serviço Social nas políticas sociais podem fazer retroceder as conquistas históricas alcançadas nos últimos anos (V).
-
Não vejo o item D como errado em sua essência.
-
O erro do I é justamente sobre a perspectiva. Nessas três última décadas a vertente é da teoria social crítica. Quanto a questão do desenvolvimentismo onde o Serviço Social se institucionaliza e ocorre a laicização da profissão (Década de 40) há uma anomia que é a perda da identidade da profissão, pois os profissionais passam a ser mediadores entre burguesia e proletariado, tentando ajustar o indivíduo a sociedade vigente.
-
GABARITO LETRA D