SóProvas


ID
2821444
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Para Freud, a aprendizagem se estabelece na relação entre alguém que ensina e alguém que aprende, sendo a transferência a força motriz desse processo. A psicanálise propõe que a relação transferencial no âmbito educativo

Alternativas
Comentários
  • consiste em reviver, nas relações atuais, um número considerável de estados psíquicos anteriores, sendo por essa razão que Freud referiu-se à possibilidade de os professores serem representados como pais substitutos. 

  • Gab.: C


    "É nessa fase do desenvolvimento de um jovem que ele entra em contato com os professores, de maneira que agora podemos entender a nossa relação com eles. Estes homens, nem todos pais na realidade, tornaram-se nossos pais substitutos. Foi por isso que, embora ainda bastante jovens, impressionaram-nos como tão maduros e tão inatingivelmente adultos. Transferimos para eles o respeito e as expectativas ligadas ao pai onisciente de nossa infância e depois começamos a tratá-los como tratávamos nossos pais em casa. Confrontamo-los com a ambivalência que tínhamos adquirido em nossas próprias famílias, e, ajudados por ela, lutamos como tínhamos o hábito de lutar com nossos pais em carne e osso. A menos que levemos em consideração nossos quartos de crianças e nossos lares, nosso comportamento para com os professores seria não apenas incompreensível, mas também indesculpável."


    fonte: Algumas Reflexões sobre a Psicologia Escolar, Freud.

    http://www.freudonline.com.br/livros/volume-13/vol-xiii-12-algumas-reflexoes-sobre-a-psicologia-escolar/

  • transferência é o deslocamento do sentido atribuído a pessoas do passado para pessoas do nosso presente. Esta transferência é executada pelo nosso inconsciente.

  • o professor conhecedor da psicanálise pode usar a transferência em favor d aprendizagem.

  • Resposta é a letra C: onsiste em reviver, nas relações atuais, um número considerável de estados psíquicos anteriores, sendo por essa razão que Freud referiu-se à possibilidade de os professores serem representados como pais substitutos.