SóProvas


ID
2851789
Banca
UFRR
Órgão
UFRR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                                           TEXTO I


6 MITOS SOBRE O CÉREBRO EM QUE VOCÊ PRECISA PARAR DE ACREDITAR


      Ouvir Mozart te deixa mais inteligente? É possível aprender inglês dormindo?

      Diversos pesquisadores tentam entender o funcionamento da mente e do cérebro. Por serem tão complexos, alguns conhecimentos são baseados em crenças e não passam de mitos. Confira algumas das informações falsas:

      Aquele 90% é vagabundo?

      A história de que só usamos 10% do cérebro pode ter surgido com o estudo The Energies of Men (1908), de William James, no qual ele aponta que usamos uma pequena parte da capacidade do cérebro — mas sem definir a porcentagem.

      Outra hipótese para a crença é a falta de conhecimento da neurociência. Os neurônios da massa cinzenta, que representam uma a cada dez células cerebrais, são responsáveis pelo processamento do cérebro. Já as células gliais, da massa branca, dão suporte e nutrição aos neurônios.

      Cientistas provaram que não é possível aproveitar as células gliais para desempenharem as mesmas funções dos neurônios. Ou seja, você já está usando 100% da capacidade do seu cérebro.

      Aprender outro idioma dormindo.

      Não há nenhuma pesquisa ou experimento que confirme a tese de que podemos aprender outra língua apenas escutando um CD enquanto dormimos.

      Em 2014, Thomas Schreiner e Björn Rasch mostraram que ensinar um idioma durante um movimento ocular mais lento, ou ao despertar, pode melhorar a capacidade de memorizar as novas palavras — mas não significa que você se tornará fluente em uma nova língua.

      Mozart deixa as crianças mais inteligentes.

      Um artigo publicado pela Universidade da Califórnia, nos EUA, em 1991 criou o termo "efeito Mozart". No estudo, 36 estudantes tiveram que realizar uma atividade mental: os jovens que ouviram o compositor durante dez minutos antes do teste registraram as melhores performances.

      A partir disso, surgiram diversos produtos para o público infantil com trechos de Mozart, indicando que escutá-lo poderia melhorar a inteligência dos pequenos.

      Em 2010, foram analisadas várias pesquisas sobre a relação entre música e conhecimento. Nenhuma delas comprovou o "efeito Mozart".

      Deixe a esquerda livre.

      Os hemisférios do cérebro são responsáveis por atividades diferentes, mas não quer dizer que eles que interferem na sua personalidade. A língua que você fala, por exemplo, é controlada pelo lado esquerdo, enquanto a voz é moldada pelo lado direito.

      Estudo da Universidade de Utah examinou 7.266 regiões do cérebro em mais de 1 mil pessoas, enquanto elas executavam pequenas tarefas. O diagnóstico não comprovou que os participantes usaram com mais potência o lado esquerdo ou direito.

      Álcool aniquila células do cérebro.

      Em 1993, Grethe Jensen analisou neurônios de pessoas que consumiam bebidas alcoólicas e que não bebiam. Os resultados não indicaram diferenças no número ou densidade de células cerebrais.

      Ou seja, o álcool não mata suas células e beber, a princípio, está liberado — desde que seja com responsabilidade e moderação.

      Dano cerebral é eterno?

      Dependendo da lesão, o cérebro consegue se recuperar. Uma concussão, por exemplo, pode até interromper algumas funções do órgão, mas temporariamente. Caso não haja traumatismo posterior na cabeça, é possível se recuperar totalmente.

      Além disso, o cérebro pode se adaptar a lesões mais graves no processo conhecido como neuroplasticidade. Nessa situação, o órgão redireciona suas funções desativadas por condições mais sérias.

                      (Fonte: Revista Galileu com informações da BBC, 13/11/2017)

Observe as orações abaixo retiradas do TEXTO I e, em seguida, marque a proposição correta:


I. “mas sem definir a porcentagem”

II. “mas não significa que você se tornará fluente em uma nova língua”

III. “mas não quer dizer que eles que interferem na sua personalidade”

IV. “mas temporariamente”

Alternativas
Comentários
  • I. “mas sem definir a porcentagem” - INTERCALADA

    II. “mas não significa que você se tornará fluente em uma nova língua” - ADVERSATIVA

    III. “mas não quer dizer que eles que interferem na sua personalidade” - ADVERSATIVA

    IV. “mas temporariamente” - INTERCALADA


    https://www.youtube.com/watch?v=FeEoHJ5Ggbg



  • Pessoal, por ser Subordinada Adverbial, ela é Intercalada?

    Ou tem algum outro motivo?

  • Qual o erro da letra e?

  • Isso é outro nivel de português para concursos rs estamos lidando com aliens!

  • pessoa que domina o português nem é gente, é ANJO!

  • Qual o erro do item E?

  • O erro da letra E é simples, pois não se trata de hífen, mas sim de travessão o que está no texto da questão.

    Orações intercaladas são independentes, portanto, não podem ser orações subordinadas. Sua finalidade é expressar uma advertência, opinião ou observação.

    GABARITO LETRA A

  • Por que não são todas adversativas? Qual a distinção entre as intercaladas?

  • Por ser Subordinada Adverbial, ela é Intercalada?

    Ou tem algum outro motivo? e qual o erro da letra E?

  • Erro da alternativa E:


    [...] usamos o hífen apenas em três situações: (1) para indicar que dois vocábulos formam um novo vocábulo composto (couve-flor, decreto-lei); (2) para ligar o pronome enclítico ao seu verbo (fazê-lo, vendeu-o); e (3) para separar as sílabas numa eventual translineação. É por causa disso — por esse uso exclusivamente morfológico, e não sintático — que o hífen não é considerado, propriamente, um “sinal de pontuação”, mas um simples sinal ortográfico, como os acentos, o til ou o trema.


    O travessão já é vinho de outra pipa; ele serve (1) para indicar, num diálogo, o início da fala de um personagem; (2) para, exatamente como os parênteses, indicar a intercalação de um elemento na frase (como eu próprio fiz, no último período do parágrafo anterior); (3) para introduzir, ao final de um argumento ou de uma enumeração, uma síntese ou conclusão (“Imagine um entardecer de domingo, escuro e frio, debaixo de uma chuva fina, numa estaçãozinha de trens do interior do estado — uma verdadeira desolação!”; (4) para indicar o ponto inicial e final de um percurso ou de um espaço de tempo: a ponte Rio—Niterói; a obra de Tobias Barreto (1839—1869). Abraço. Prof. Moreno



    fonte: http://sualingua.com.br/2009/06/02/hifen-ou-travessao/


  • Indiquemos para comentário!!!!

  • Além das orações coordenadas, também são estruturas independentes as orações intercaladas. Elas não fazem parte do grupo de orações coordenadas, pois são inserções feitas pelo autor, com desprendimento sintático, por isso podem ser separadas por vírgula, travessão ou parênteses. Essa estrutura é também chamada de expressão parentética ou comentário do autor e transmite certos valores semânticos: advertência, opinião, desejo, escusa, permissão, ressalva ou esclarecimento, síntese ou conclusão do que foi enunciado.

    Assim, vemos o apresentado nos trechos I e II.

    I. “mas sem definir a porcentagem” - INTERCALADA (o autor faz uma ressalva)

    II. “mas não significa que você se tornará fluente em uma nova língua” - INTERCALADA (o autor faz uma ressalva)

    III. “mas não quer dizer que eles que interferem na sua personalidade” - ADVERSATIVA

    IV. “mas temporariamente” - ADVERSATIVA

    ALTERNATIVA A

  • ...qual ele aponta que usamos uma pequena parte da capacidade do cérebro mas sem definir a porcentagem. Ressalva do autor. O travessão introduz uma fala do autor e por isso não se pode substitui-lo por uma vírgula. ATENÇÃO: Neste caso a conjunção adversativa introduzirá uma oração intercalada.

    ...pode melhorar a capacidade de memorizar as novas palavras — mas não significa que você se tornará fluente em uma nova língua. Ressalva do autor. O travessão também introduz uma fala do autor e por isso também não se pode substitui-lo por uma vírgula. ATENÇÃO: oração intercalada.

    Os hemisférios do cérebro são responsáveis por atividades diferentes, mas não quer dizer que eles que interferem na sua personalidade. Uma oração coordenada geralmente vem separada por vírgulas porque regem termos independentes, diferentemente das subordinadas que regem termos dependentes. Neste exemplo temos uma coordenada adversativa, regido pela conjunção adversativa mas.

    Uma concussão, por exemplo, pode até interromper algumas funções do órgão, mas temporariamente.

    Uma oração coordenada geralmente vem separada por vírgulas porque regem termos independentes, diferentemente das subordinadas que regem termos dependentes. Neste exemplo também temos uma coordenada adversativa, também regido pela conjunção adversativa mas.

    ATENÇÃO:  Os dois primeiros exemplos desta questão é uma casca de banana que pode se repetir em outras questões: são as orações intercaladas que podem vir separadas por travessões, mas também por parênteses e vírgulas.

  • Gabarito''A''.

    I. “mas sem definir a porcentagem” ==>  INTERCALADA (o autor faz uma ressalva)

    II. “mas não significa que você se tornará fluente em uma nova língua” -==>INTERCALADA (o autor faz uma ressalva)

    III. “mas não quer dizer que eles que interferem na sua personalidade” ==>ADVERSATIVA

    IV. “mas temporariamente” ==>ADVERSATIVA

    Estudar é o caminho para o sucesso.

  • Além das orações coordenadas, também são estruturas independentes as orações intercaladas. Elas não fazem parte do grupo de orações coordenadas, pois são inserções feitas pelo autor, com desprendimento sintático, por isso podem ser separadas por vírgula, travessão ou parênteses. Essa estrutura é também chamada de expressão parentética ou comentário do autor e transmite certos valores semânticos: advertência, opinião, desejo, escusa, permissão, ressalva ou esclarecimento, síntese ou conclusão do que foi enunciado.

    Assim, vemos o apresentado nos trechos I e II.

    I. “mas sem definir a porcentagem” - INTERCALADA (o autor faz uma ressalva)

    II. “mas não significa que você se tornará fluente em uma nova língua” - INTERCALADA (o autor faz uma ressalva)

    III. “mas não quer dizer que eles que interferem na sua personalidade” - ADVERSATIVA

    IV. “mas temporariamente” - ADVERSATIVA

    ALTERNATIVA A

  • Essa foi enrolada...

  • oração intercalada não é preciso, independente e também não muda o sentido da frase, sempre vem separada por vírgulas ou travessões.

  • Gabarito: A

  • A oração intercalada pode ser retirada da frase que não perde o seu sentido

  • Essa vai para o meu caderno de questões difíceis, e daqui um tempo vou responder ,e acertar essa desgraça na marra!,