SóProvas


ID
2865880
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

  Na cidade de Bela Vista, o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) oferece serviços como o de convivência comunitária, que beneficia oitenta e três crianças e adolescentes, com atividades promovidas no contraturno escolar. A programação é conduzida por uma equipe interprofissional formada por assistente social, psicólogo e pedagogo.

Considerando essa situação hipotética, julgue o item que se segue, acerca de aspectos relacionados à política de assistência social.

No trabalho conjunto com outros profissionais, como psicólogos e pedagogos, devem-se registrar nos documentos conjuntos, sem caráter confidencial, todas as informações coletadas no momento do estudo social.

Alternativas
Comentários
  • Não concordo com o gabarito, pois apesar de não ser confidencial, só devemos registrar o que é importante para a intervenção da equipe e não tudo generalizando.

  • No nosso Código de Ética Capítulo V Parágrafo único fala que quando em trabalho multidisciplinar só poderão ser prestadas informações dentro dos limites do estritamente necessário. Creio que o trabalho em conjunto citado na questão seja exatamente multidisciplinar. Afirmar que "todas as informações coletadas no momento do estudo social" é um equívoco pois, enquanto profissionais, devemos nos ater ao necessário para a atuação dos outros profissionais. Não podemos expor tudo aquilo que foi confidencializado pelo usuário.

  • eu penso que deveria manter sigilo

  • gabarito fora da realidade do assistente social.

  • Partilho da mesma opinião.... Principalmente o caso de um psicólogo, como exerce o papel de ouvinte, com certeza sabe mais que todos....

  • A realidade é que todos nós erramos essa! rs

  • Manter sigilo para que? Se ambos estão desenvolvendo o mesmo trabalho, a melhoria social! Concordo com gabarito 

  • No trabalho conjunto com outros profissionais, como psicólogos e pedagogos, devem-se registrar nos documentos conjuntos (Fiquei refletindo nesse trecho) sem caráter confidencial (não é bem assim né?), todas as informações coletadas no momento do estudo social.

     

    Do Sigilo Profissional

    Art. 15 Constitui direito do/a assistente social manter o sigilo profissional.

    Art. 16 O sigilo protegerá o/a usuário/a em tudo aquilo de que o/a assistente social tome conhecimento, como decorrência do exercício da atividade profissional. Parágrafo único Em trabalho multidisciplinar só poderão ser prestadas informações dentro dos limites do estritamente necessário.

     

    FONTE:

     

    http://www.cfess.org.br/arquivos/CEP_CFESS-SITE.pdf

     

  • Pra que serve o sigilo profissional?

  • "A conselheira do CFESS apontou também a debilidade das questões formativas na atualidade que impactam sobre a questão do sigilo profissional. “Decidir o que é estritamente necessário implica sobretudo compreender a disputa de projetos societários”, reforçou. Josiane chamou a atenção ainda para uma tendência de assistentes sociais de considerar em falar tudo como sigilo. “E aí tem uma imprecisão. Se está no relatório ou parecer, é domínio publico. Se é sigiloso, não deve estar nesses instrumentos”, finalizou."

    Isto está na página do CFESS. Não sou da área, mas, pelo que pude entender dessa reportagem toda é que o compartilhado na equipe multidisciplinar iria para os relatórios ou pareceres e seriam, portanto, de domínio público. Não iriam, então, para um registro sigiloso particular de cada profissional.

    Se alguém que já atuou puder esclarecer, agradecemos

  • Gente, o que é "estudo social"? A confusão pode ser em relação a isso

  • Gabarito oficial : CERTO

  • Gabarito oficial : CERTO

  • A questão estipula que é sem caráter confidencial então está correto não pede confidencialidade da ação desenvolvida

  • De acordo com a brochura publicada pelo CFESS intitulado Atribuições Privativas do Assistente Social em Questão, no trabalho conjunto com outros/as profissionais, deve-se preservar o caráter confidencial das informações sob a guarda dos/ as assistentes sociais, registrando-se nos documentos conjuntos aquilo que for necessário para o cumprimento dos objetivos do trabalho.(CFESS, 2009, p.25). Por fim, afirma-se que “o trabalho em equipe não pode negligenciar a responsabilidades individuais e competências, e deve buscar identificar papéis, atribuições, de modo a estabelecer objetivamente quem, dentro da equipe multidisciplinar, encarrega-se de determinadas tarefas.” 

    [...]o assistente social, mesmo realizando atividades partilhadas com outros profissionais, dispõe de ângulos particulares de observação na interpretação os mesmos processos sociais e uma competência também distinta para o encaminhamento das ações, que o distingue do médico, do sociólogo, do psicólogo, do pedagogo etc. Cada um desses especialistas, em decorrência de sua formação e das situações com que se defronta na sua história social e profissional, desenvolve sensibilidade e capacitação teórico-metodológica para identificar nexos e relações presentes nas expressões da questão social com as quais trabalham e distintas competências e habilidades para desempenhar as ações propostas. Portanto, o trabalho coletivo não impõe a diluição de competências e atribuições profissionais. Ao contrário, exige maior clareza no trato das mesmas e o cultivo da identidade profissional, como condição de potenciar o trabalho conjunto. A atuação em equipe requer que o assistente social mantenha o compromisso ético e o respeito às prescrições da lei de regulamentação da profissão, ainda que eventualmente não desempenhe atribuições privativas tais como previstas no texto da lei. Este, como todo instrumento jurídico, expressa relações históricas, estando sujeito a mutações.

     

     

    http://www.cfess.org.br/arquivos/atribuicoes2012-completo.pdf

     

  • Essa questão é polemica ..!

  • Reescrevendo a frase:

    No trabalho conjunto com outros profissionais, como psicólogos e pedagogos, devem-se registrar nos documentos conjuntos todas as informações sem caráter confidencial coletadas no momento do estudo social.

  • Questão mal elaborada.

  • Alguém com acesso a área do candidato poderia postar a resposta do recurso dessa questão?

  • Eu acho que a banca quis dizer que devem ser registradas dos documentos em conjunto aquelas informações que não têm caráter confidencial.

    Na ordem direta, ficaria: Devem-se registrar nos documentos conjuntos todas as informações coletadas no estudo social, sem caráter confidencial.

    Isto é, aquelas sem caráter confidencial...

    Única explicação que pude entender o gabarito.

  • Endey Freire, a escrita da questão está correta, a virgula em "sem caráter confidencial" está correta, está isolando e enfatizando que a informação a ser compartilhada não é confidencial, ou seja, a questão está escrita corretamente.

    .

  • Acho que não tive duvidas por não ser da área, porque se e um trabalho conjunto não ha de que se falar em confidencial, mas entendo que as pessoas da área devem ter tido dificuldade dado a profundidade dos seus conhecimentos

  • Gabarito: Correto

    Relembrando o texto

    Na cidade de Bela Vista, o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) oferece serviços como o de convivência comunitária, que beneficia oitenta e três crianças e adolescentes, com atividades promovidas no contraturno escolar. A programação é conduzida por uma equipe interprofissional formada por assistente social, psicólogo e pedagogo.

    CONSIDERANDO ESSA SITUAÇÃO HIPOTÉTICA, JULGUE O ITEM QUE SE SEGUE, ACERCA DE ASPECTOS RELACIONADOS À POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL. (compreendi que a banca não generalizou quando falou nos documentos conjunto, que assertiva e de acordo com texto associado)

    No trabalho conjunto com outros profissionais, como psicólogos e pedagogos, devem-se registrar nos documentos conjuntos, sem caráter confidencial, todas as informações coletadas no momento do estudo social.

  • CADE O COMENTÁRIO DO PROFESSOR?

  • A questão está Correta. Pois a questão fala que o que deve ser registrado nos documentos conjuntos são informações de caráter não confidencial.

    " Na elaboração conjunta de documentos que embasam as atividades em equipe interdisciplinar, psicólogos/as e assistentes sociais devem registrar apenas as informações necessárias para o cumprimento dos objetivos do trabalho." Sendo assim, o assistente social não fere o sigilo profissional, tendo em vista que estes podem compartilhar informações relevantes para qualificar o serviço prestado, resguardando o caráter confidencial.

    Fonte: Cartilha Parâmetros para atuação do assistente social na Política de Assistência Social.

  • Gabarito- CERTO

    No início não consegui entender essa questão, depois de ter feito esta algumas vezes começou a fazer sentindo rsrs.., pois bem, antes eu estava com o mesmo pensamento dos colegas, que não estão errados (sobre a ética profissional) porém, a questão fala do serviço em conjunto (psicólogos e pedagogos) e repete duas vezes sobre isso no enunciado, ou seja, é um estudo em conjunto entre estes profissionais, então não tem caráter confidencial entre eles.

  • Resposta CERTA.

    Todo mundo reclama do gabarito, mas ninguém cita qual é o gabarito.

  • Em 02/04/19 às 13:48, você respondeu a opção E. Você errou!

    Em 01/04/19 às 18:44, você respondeu a opção E. Você errou!

    Em 01/04/19 às 11:15, você respondeu a opção E. Você errou!

    Em 20/03/19 às 22:58, você respondeu a opção E. Você errou!

  • Questão de interpretação " sem caráter confidencial", gabarito certo.

  • Você errou! Em 12/04/19 às 09:54, você respondeu a opção E.

    Você errou! Em 02/03/19 às 21:27, você respondeu a opção E.

  • com certeza deve caber recurso

  • "devem-se registrar nos documentos conjuntos, sem caráter confidencial, todas as informações coletadas no momento do estudo social."

     

    O examinador claramente quis nos confundir! A banca tem razão tão somente no ponto que coloca: documento conjunto e sem caráter confidencial. 

     

    Sabe-se que: deve-se preservar o caráter confidencial das informações sob a guarda dos/ as assistentes sociais, registrando-se nos documentos conjuntos aquilo que for necessário para o cumprimento dos objetivos do trabalho. (CFESS).

     

     

    A questão fala em:

    1- documento conjunto

    2- sem caráter confidencial, também não fala que tais documentos ficarão sob a guarda do assistente social, logo, passa automaticamente a não ser sigiloso do ponto de vista dos nossos instrumentais técnicos que ficam sob sigilo profissional do assistente social.

  • RESOLUÇÃO CFESS Nº 557/2009 de 15 de setembro de 2009 Ementa: Dispõe sobre a emissão de pareceres, laudos, opiniões técnicas conjuntos entre o assistente social e outros profissionais. 

  • Em 29/07/19 às 15:36, você respondeu a opção E.

    !

    Em 08/02/19 às 19:40, você respondeu a opção E.

    Puts, abraço galera, daqui uns meses volto pra marcar E novamente

  • O ponto crucial da questão é que todos os registros sem caráter confidencial são feitos no Estudo Social, sendo que no Relatório Social, documento resultante do Estudo Social e menos amplo que este, fica impossível a presença de todos os registros, já que um Relatório Social subsidia a tomada de uma decisão e, na maior parte dos casos, é finalizado com um parecer.

  • Não me atentei a parte " sem caráter confidencial"

  • ESTUDO SOCIAL TEM CARACTER NÃO SIGILOSO

  • O problema esta na palavra TODAS as informações, quando devemos registrar apenas as informações NECESSÁRIAS!

  • "Sem caráter confidencial" pode se referir aos documentos ou às informações.

  • essa questão só pode ter sido anulada. não faz sentido!

  • Essa questão deveria ser repensada, um equivoco dizer que o assistente social deve dar parecer conjunto com outros profissionais em um documento.

  • O assistente social não é um gravador. Devido a sua autonomia profissional, avalia o pode ser registrado em conjunto e o que é necessário ser registrado.

  • art. 3º: O assistente social deve, sempre que possível, integrar equipes multiprofissionais, bem como incentivar e estimular o trabalho interdisciplinar. Todavia, ao atuar em equipes multiprofissionais, o assistente social deve garantir a especificidade da sua área de atuação. Além é claro de respeitar os limites legais, técnicos e normativos das outras profissões, em conformidade com o que estabelece o Código de Ética. Então, a opinião técnica dos AS será colocada separadamente, mas a documentação é conjunta.