Fala pessoal!
Beleza? Professor Jetro Coutinho aqui, para comentar esta questão sobre externalidades e bens públicos.
Vamos para a análise das alternativas!
A) Certa. Definição perfeita de bens públicos. Vale mencionar que o custo marginal zero é decorrência da não rivalidade.
B) Certa. O fato de o setor privado não conseguir excluir quem não pagou do usufruto de um bem público torna este tipo de bem desinteressante para o setor privado. Afinal, por que o setor privado ofertaria um produto que até quem não pagou por ele poderia desfrutá-lo?
C) Errada. De fato, as externalidades negativas fazem com que os custos privados sejam menores que os custos sociais, já que a empresa causadora de externalidade negativa joga o custo para toda a sociedade. Justamente por isso, nós temos o favorecimento de empresas MENOS eficientes.
Uma empresa que socializa seus custos é uma empresa menos eficiente, pois não consegue controlá-los por si só.
D) Certa. Perfeito! As externalidades negativas tem tendência à superoferta (ofertar mais do que o necessário). Já as externalidades positivas tem tendência à suboferta (ofertar menos do que o necessário).
Repare que ambas as externalidades não chegam ao que é necessário: uma vai além e a outra fica aquém. Por isso, ambas são ineficientes.
E) Certa. Esta é a conhecida Tragédia dos Comuns.
Gabarito do Professor: Letra C.