SóProvas


ID
2873716
Banca
FUNDATEC
Órgão
SULGÁS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Com base no Título III – Da Organização do Estado, da Constituição Federal, analise as seguintes assertivas e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.


( ) A organização político-administrativa da República Federativa do Brasil compreende a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios.

( ) Dentre os bens dos Estados Federados está o mar territorial e os recursos minerais, inclusive os do subsolo.

( ) Os Estados se organizam e se regem pelas Constituições e leis que adotarem, observados os princípios da Constituição Federal.

( ) O Município rege-se por Lei Orgânica, votada e aprovada pelos membros da Câmara Municipal, atendidos os princípios e preceitos estabelecidos na Constituição Federal e na Constituição do respectivo Estado.


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Alternativas
Comentários
  • alternativa 1: (V) - Art. 18. A organização político-administrativa da República Federativa do Brasil compreende a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, todos autônomos, nos termos desta Constituição.

    alternativa 2 (F) - Art.20. Os bens citados pertencem à União.VI - o mar territorial; IX - os recursos minerais, inclusive os do subsolo;

    alternativa 3 (V) - Art. 25. Os Estados organizam-se e regem-se pelas Constituições e leis que adotarem, observados os princípios desta Constituição.

    alternativa 4 (V) - Art. 29. O Município reger-se-á por lei orgânica, votada em dois turnos, com o interstício mínimo de dez dias, e aprovada por dois terços dos membros da Câmara Municipal, que a promulgará, atendidos os princípios estabelecidos nesta Constituição, na Constituição do respectivo Estado 

  • Município e DF = lei orgânica

    Estado = lei estadual

    União = lei federal

  • Art. 20 São bens da União:

    VI - O mar territorial

    IX - Os recursos minerais, inclusive os do subsolo.

     

     

  • foda é errar a questão confundindo o ESTADO como um todo :(

  • Alternativa B

  • a última assertiva poderia ter sido mais bem elaborada.

  • GABARITO: B

    I - VERDADEIRO: Art. 18. A organização político-administrativa da República Federativa do Brasil compreende a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, todos autônomos, nos termos desta Constituição.

    II - FALSO: Art. 20. São bens da União: VI - o mar territorial; IX - os recursos minerais, inclusive os do subsolo;

    III - VERDADEIRO: Art. 25. Os Estados organizam-se e regem-se pelas Constituições e leis que adotarem, observados os princípios desta Constituição.

    IV - VERDADEIRO: Art. 29. O Município reger-se-á por lei orgânica, votada em dois turnos, com o interstício mínimo de dez dias, e aprovada por dois terços dos membros da Câmara Municipal, que a promulgará, atendidos os princípios estabelecidos nesta Constituição, na Constituição do respectivo Estado.

  • A questão exige conhecimento sobre organização do Estado e pede ao candidato que julgue os itens abaixo. Vejamos:

    (V) A organização político-administrativa da República Federativa do Brasil compreende a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios.

    Verdadeiro, nos termos do art. 18, caput, CF: Art. 18. A organização político-administrativa da República Federativa do Brasil compreende a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, todos autônomos, nos termos desta Constituição.

    (F) Dentre os bens dos Estados Federados está o mar territorial e os recursos minerais, inclusive os do subsolo.

    Falso. Não são bens dos Estados Federados, mas, sim, da União, nos termos do art. 20, VI e IX, CF: Art. 20. São bens da União: VI - o mar territorial; IX - os recursos minerais, inclusive os do subsolo;

    (V) Os Estados se organizam e se regem pelas Constituições e leis que adotarem, observados os princípios da Constituição Federal.

    Verdadeiro, nos termos do art. 25, caput, CF: Art. 25. Os Estados organizam-se e regem-se pelas Constituições e leis que adotarem, observados os princípios desta Constituição.

    (V) O Município rege-se por Lei Orgânica, votada e aprovada pelos membros da Câmara Municipal, atendidos os princípios e preceitos estabelecidos na Constituição Federal e na Constituição do respectivo Estado.

    Verdadeiro, nos termos do art. 29, caput, CF: Art. 29. O Município reger-se-á por lei orgânica, votada em dois turnos, com o interstício mínimo de dez dias, e aprovada por dois terços dos membros da Câmara Municipal, que a promulgará, atendidos os princípios estabelecidos nesta Constituição, na Constituição do respectivo Estado.

    Portanto, V, F, V e V.

    Gabarito: B

  • GABARITO: B

    I - VERDADEIRO: Art. 18. A organização político-administrativa da República Federativa do Brasil compreende a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, todos autônomos, nos termos desta Constituição.

    II - FALSO: Art. 20. São bens da União: VI - o mar territorial; IX - os recursos minerais, inclusive os do subsolo;

    III - VERDADEIRO: Art. 25. Os Estados organizam-se e regem-se pelas Constituições e leis que adotarem, observados os princípios desta Constituição.

    IV - VERDADEIRO: Art. 29. O Município reger-se-á por lei orgânica, votada em dois turnos, com o interstício mínimo de dez dias, e aprovada por dois terços dos membros da Câmara Municipal, que a promulgará, atendidos os princípios estabelecidos nesta Constituição, na Constituição do respectivo Estado.

  • letra B) é bem da UNIAO

  • A primeira assertiva está correta. O art. 18, “caput”, da CF, determina que a organização políticoadministrativa da República Federativa do Brasil compreende a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, todos autônomos.

    A segunda assertiva está errada. O mar territorial e os recursos minerais, inclusive os do subsolo, são bens da União (art. 20, CF).

    A terceira assertiva está correta. É o que determina o art. 25 da CF/88.

    A quarta assertiva está correta. Segundo o art. 29 da Carta Magna, o Município reger-se-á por lei orgânica, votada em dois turnos, com o interstício mínimo de dez dias, e aprovada por dois terços dos membros da Câmara Municipal, que a promulgará, atendidos os princípios estabelecidos na Constituição Federal e na Constituição do respectivo Estado.

    GAB B.