SóProvas


ID
2874412
Banca
FUNCAB
Órgão
PC-ES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Fofoca: uma obra sem autor

            O próprio som da palavra fofoca dá a ela um certo ar de frivolidade. Fofoca, mexerico, coisa sem importância. Difamação é crime, mas fofoca é só uma brincadeira. O que seria da vida sem um bom diz-que-me-diz-que, não?

            Não. Dispenso fofocas e fofoqueiros. Quando alguém se aproxima de mim, segura no meu braço e olha para o lado antes de começar a falar, já sei que vem aí uma lama que não me diz respeito. [...]

.............................................................................................................................................................................

            A fofoca nasce da boca de quem? Ninguém sabe. Ouviu-se falar. É uma afirmação sem fonte, uma suspeita sem indício, uma leviandade órfã de pai e mãe. Quem fabrica uma fofoca quer ter a sensação de poder. Poder o quê? Poder divulgar algo seu, ver seu "trabalho" passado adiante, provocando reações, mobilizando pessoas. Quem dera o criador da fofoca pudesse contribuir para a sociedade com um quadro, um projeto de arquitetura, um plano educacional, mas sem talento para tanto, ele gera boatos. 

            Quem faz intrigas sobre a vida alheia quer ter algo de sua autoria, uma obra que se alastre e cresça, que se torne pública e que seja muito comentada. Algo que lhe dê continuidade. É por isso que fofocar é uma tentação. Porque nos dá, por poucos minutos, a sensação de ser portador de uma informação valiosa que está sendo gentilmente dividida com os outros. Na verdade, está-se exercitando uma pequena maldade, não prevista no Código Penal. Fofocas podem provocar lesões emocionais. Por mais inocente ou absurda, sempre deixa um rastro de desconfiança. Onde há fumaça há fogo, acreditam todos, o que transforma toda fofoca numa verdade em potencial. Não há fofoca que compense. Se for mesmo verdade, é uma bala perdida. Se for mentira, é um tiro pelas costas. 

(MEDEIROS, Martha. Almas gêmeas. L&PM Editores: Porto Alegre, 1999, p.127.) 

Como ficaria o verbo da frase “Dispenso fofocas e fofoqueiros.”, flexionado na voz passiva sintética?

Alternativas
Comentários
  • Ocorre voz passiva quando o verbo indica uma ação sofrida ou desfrutada pelo sujeito.Ocorre a chamada voz passiva sintética,cuja marca principal é a presença do pronome apassivador SE; não há agente da passiva

    explícito nessa voz, em 99,99% dos casos!


    Voz Passiva Sintética (ou Pronominal): sua marca principal é o verbo transitivo direto (VTD) ou transitivo direto e indireto (VTDI) acompanhado do pronome apassivador se; o sujeito sempre vem explícito, e o verbo concorda com ele em número e pessoa.



    – Apresentaram-se os resultados da pesquisa.

    – Apresentaram-se os resultados da pesquisa aos clientes.

  • GABARITO: A

  • Passagem da voz ativa com o sujeito determinado (EU) para a voz passiva SINTÉTICA?!? kkkkk

    Imenso absurdo. Questão errada ao quadrado! Seria como aceitar a seguinte construção:

    "Homens constroem casas" - V. Ativa

    "Homens constroem-se casas" - V. Passiva Sintética

    Repito: ABSURDO!

  • Vamos estudar mais e questionar menos o correto, galerinha!

  • Gabarito: A

    Sintética: Verbo na terceira pessoa, seguido do pronome apassivador "se".

  • Matheus, acho que misturaste os conceitos.

    Voz passiva analítica: é expressa por uma locução verbal formada pelo:

     Verbo ser + particípio passado do verbo principal.

    O gato foi retirado da árvore pelo bombeiro.

    é o que se sugere na B

    ► Voz passiva sintética ou pronominal: é formada pelo acréscimo do pronome pessoal se, na função de partícula apassivadora, a uma forma verbal na 3ª pessoa.

  • NESTE CASO O VERBO DISPENSAR PRECISA SOFRER FLEXAO DE NUMERO POIS ALEM DE SER VTD PRECISA CONCORDAR COM FOFOCA E FOFOQUEIROS, FICANDO DISPENSAM-SE

  • de Bsb para PMSC!!

  • PMSC só vem

  • oooohouuu PMSC essa vaga e minha

  • Gabarito: A. Na voz passiva sintética sempre vai "esconder" quem praticou a ação. É como se fosse uma voz passiva "menor". VERBO+ SE+ SUJEITO PACIENTE.

  • GABARITO LETRA A

    NA FORMA SINTETICA, USA-SE SE( PARTICULA APASSIVADORA)

  • Voz Passiva Sintética= SE(partícula apassivadora)