SóProvas


ID
2874805
Banca
IDECAN
Órgão
UFPB
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Considerando a Teoria Epistemológica Genética de Piaget (1998), analise as afirmativas a seguir.


I. O resultado das sucessivas assimilações e acomodações é chamado por Piaget de equilibração (conceito central da sua teoria construtivista do conhecimento).

II. Para Piaget, o conhecimento sempre é imposto pelo meio ao sujeito, como um reflexo das propriedades do ambiente (empirismo), e estaria inteiramente pré-formado no sujeito, apenas aguardando a maturação (apriorismo).

III. Tal modelo teórico explica o desenvolvimento da inteligência, tendo como conteúdo básico a ação do sujeito que interage com os objetos, construindo, a partir dessas ações, formas e/ou estruturas de inteligência que lhe permitem, cada vez mais, adaptar-se ao mundo em que vive.

IV. Conforme surgem solicitações do meio, as estruturas da inteligência vão se construindo e, a partir de novas solicitações, o sujeito tem a possibilidade de reorganizá-las, vivenciando constantes mecanismos de acomodação de novos objetos a esquemas já existentes e mecanismos de ampliação do conhecimento denominados assimilação.


Estão corretas as afirmativas 

Alternativas
Comentários
  • IV. Conforme surgem solicitações do meio,/errado/ as estruturas da inteligência vão se construindo e, a partir de novas solicitações, o sujeito tem a possibilidade de reorganizá-las, vivenciando constantes mecanismos de acomodação de novos objetos a esquemas já existentes e mecanismos de ampliação do conhecimento denominados assimilação.

  • Gabarito: B

    II - Piaget é construtivista

    IV - conceitos de acomodação e assimilação invertidos.

    Assimilar: Incorporar objeto a esquemas mentais já existentes.

    Acomodar: Transformar o conhecimento existente para se adequar ao novo.

  • Piaget faz objeção à teoria empirista que "tende a considerar a experiência como algo que se impõe por si mesmo, como se fosse impressa diretamente no organismo sem que uma atividade do sujeito fosse necessária à sua constituição." (Becker, 1998, p.12 ) Mas Piaget concorda com o empirismo no fato de afirmar que o conhecimento vem da experiência. "Sem o contato com o mundo externo não há como produzir conhecimento".

     

    Dentro do apriorismo surge a teoria da forma ou da Gestalt: o conhecimento se produz porque existe no ser humano uma capacidade interna inata que predispõe o sujeito ao conhecimento; há uma super valorização da percepção como função básica para o conhecimento da realidade. Piaget concorda com a teoria de Gestalt em relação a totalidade, o conceito de esquema de Piaget que pode ser comparado a uma "forma" ou gestalt; mas, como gênese são opostos, pois o esquema de Piaget é construído e a estrutura da gestalt é dada. Gestalt é um esquema que não tem história porque não leva em conta a experiência anterior. Outro ponto de concordância tem relação com as raízes bioleogicas: as raízes do intelecto não estão numa "faculdade" qualquer, mas na organização biológica. A pedagogia apriorista é não-diretiva, difícil de se viabilizar, portanto não é fácil de detectar sua presença na prática da sala de aula. O professor é um auxiliar do aluno, um facilitador. O aluno já é um saber que ele precisa, apenas, trazer à consciência, organizar, ou ainda, rechear de conteúdo. O professor deve intervir o mínimo possível.

    _______________________________________________________________________________________________

     

    A adaptação é um equilíbrio entre a assimilação e a acomodação. A acomodação se torna necessária para ajustar os novos dados incorporados aos de esquemas anteriores no processo de assimilação, produzindo a adaptação. Cada esquema é coordenado com os demais e constitui ele próprio uma totalidade formada de partes  diferenciadas. 

     

    b) I e III, apenas.

     

    De nada. Não desistam!