SóProvas


ID
2898778
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de São Bernardo do Campo - SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Tem causado forte polêmica nos Estados Unidos a recente determinação de “tolerância zero” aos imigrantes ilegais na fronteira com o México. As críticas à administração de Donald Trump foram geradas pelo fato de que crianças são separadas de seus pais ou tutores que tentam entrar ilegalmente no país.

(G1, 20.06.18. Disponível em: <https://goo.gl/7uPeiC>: . Adaptado)


A separação descrita na notícia deve-se

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: C

    "O que diz a política?

    A política estabelece que todo adulto que for pego atravessando a fronteira ilegalmente deve ser criminalmente processado. Se for capturado, o indivíduo é levado a um centro federal de detenção de imigrantes até que se apresente a um juiz.

    A política não fala em “separação”, porém isso acaba sendo inevitável na prática, já que as crianças não podem ser mantidas nesses centros"

    Fonte: G1. Por que os EUA estão separando crianças de seus pais na fronteira? 20/06/2018

    https://g1.globo.com/mundo/noticia/entenda-a-politica-de-separacao-de-criancas-imigrantes-que-causa-polemica-nos-eua.ghtml

  • ATUALIZAÇÃO: No dia 20 de junho, Trump  para evitar a separação das famílias. Com a nova ordem, as famílias imigrantes que entrarem ilegalmente nos EUA serão detidas juntas. No dia 21 o presidente  americano a reunir as famílias que foram separadas.

  • Em tese as crianças não são detidas, mas o que ocorre é que as crianças não podem retornar ao seu país de origem/domicílio sem os seus responsáveis porque são menores de idade. Logo na prática o que acontece é que, após serem separadas de seus pais, elas são realocadas para campos (espécies de prisões), onde ficam ‘detidas’ como se fossem animais. Vale ressaltar que isso vai completamente contra as diretrizes da ACNUR, por exemplo a “4.1 A detenção é uma medida excepcional e só pode ser justificada por uma finalidade legítima” e a “4.2 Somente se pode recorrer a detenção quando se determina que é necessária, razoável em todas as circunstâncias e proporcional em relação a uma finalidade legítima.”